Um dos principais fatores que minam a sustentabilidade e a longevidade dos negócios é a inadimplência. Contar com um sistema de localização de devedores é apenas um dos recursos que podem ser utilizados.
Por meio de tecnologia acessível e uma visão prática sobre a inadimplência, é possível ampliar as possibilidades e melhorar métricas de negócio, o que inclui a inadimplência!
Entenda como utilizar esse tipo de ferramenta para prever a etapa de cobrança e se defender do índice de inadimplência que derruba resultados e, muitas vezes, leva negócios à falência.
Como funciona um sistema de localização de devedores?
Um bom sistema de localização de devedores funciona geralmente com uma única chave de busca como nome completo, CPF ou CNPJ. A partir disso já é possível obter mais informações sobre um cliente devedor, seja ele Pessoa Física ou Jurídica.
O nível de detalhamento da busca pode ser escolhido conforme a complexidade de cada caso.
Mais do que um grande conglomerado de informações organizadas e armazenadas de acordo com requisitos básicos, um bom sistema de localização de devedores utiliza tecnologia para dispor essas informações de forma inteligente e otimizada, potencializando o nível de análise.
Em outras palavras, as informações podem até mesmo já estar consolidadas em análises mais simplificadas em tela, facilitando a tomada imediata de decisão, como de um score de crédito ou de propensão de pagamento.
Uma das formas de saber a confiabilidade de um sistema de localização de devedores é a sua certificação ISO e adequação à LGPD.
No geral, é importante observar a presença das certificações ISO 9001 para a segurança da informação e também da ISO 27001 e adequação à LGPD. Essas chancelas devem ser renovadas periodicamente e indicam o real compromisso com processos, qualidade, gestão e segurança da informação dos serviços prestados.
Palavra da especialista: “A tecnologia pode facilitar muito o processo de cobrança, mas ela precisa ser acompanhada de bons processos e pessoas capacitadas. A prevenção e o relacionamento contínuo com o cliente são chave para manter a inadimplência sob controle.” Fernanda Costa – especialista em Gestão de Contas a Receber com mais de 17 anos de experiência, possui MBA em Gestão Financeira e desenvolveu o inovador Método Vem Receber. Fonte: Videocast – Gestão de Cobrança: uma ferramenta estratégica.
Quais informações se consegue com um sistema de localização de devedores?
Confira os exemplos de informações disponíveis de acordo com as pesquisas da Plataforma da Assertiva Soluções. Empresa que segue com rigor as boas práticas de mercado e que por isso é capaz de oferecer aos seus clientes soluções com alta tecnologia e maior segurança operacional.
Ao buscar um cliente pelo CPF ou CNPJ você poderá obter as seguintes informações:
- Nome completo;
- Telefones fixos e móveis com maior propensão de contato;
- Nome e telefone de pessoas relacionadas;
- E-mail;
- Débitos;
- Protestos;
- Ações de execução;
- Ações e cheques devolvidos;
- Scoragem de risco de concessão de crédito;
- Renda presumida
- Consultas anteriores realizadas por outras empresas;
- Score de propensão de pagamento de dívidas;
- Telefones mais quentes para contato;
- Contato de pessoas que podem te ajudar a chegar até o devedor;
- Participação em empresas.
- E mais!
Fique atento aos tipos de devedores
Uma vez localizado o cliente e obtido mais informações, com um sistema de localização de devedores, é extremamente importante que você saiba com quem de fato está tentando recuperar a dívida.
O perfil do devedor irá influenciar diretamente na forma como você executará as ações de cobrança, frequência e os meios utilizados.
Conheça a seguir um pouco mais sobre cada um dos perfis:
Devedor crônico
Estar em atraso com os compromissos financeiros é uma constante nesse perfil. Ao final, sempre acaba honrando com as suas dívidas, mas nunca com os pagamentos em dia.
Esse comportamento é muito comum a pessoas com dificuldades em lidar com as suas finanças.
Devedor ocasional
Este devedor costuma ter as suas contas em dia e tem forte compromisso com os seus pagamentos. No entanto, geralmente por esquecimento, acaba atrasando ocasionalmente alguma conta.
Esses atrasos podem ocorrer por conta de problemas financeiros eventuais e até mesmo por esquecimento diante da rotina.
Devedor negligente
O devedor negligente tem total descontrole sobre as suas finanças, mesmo quando já endividado não deixa de contrair novos débitos.
Muito focado nas suas necessidades presentes, dificilmente consegue ter dimensão sobre as suas dívidas e como controlá-las.
Devedor clássico
Também conhecido como mau pagador, o devedor clássico não se preocupa em regularizar os seus débitos. Por essa razão, esse é um dos perfis mais desafiadores na recuperação dos débitos pela falta de intenção de negociar as dívidas.
Quais cuidados tomar após localizar o devedor?
Como mencionado antes, conhecer o tipo de devedor e entender o tempo de duração da dívida deve direcionar as ações a serem executadas. No entanto, existem boas práticas que vão além do conhecimento de mercado e se consolidaram em forma de legislações vigentes, como leis municipais, estaduais e a própria LGPD.
Além das leis de cobrança, aconselha-se sempre a busca de uma cobrança amigável. Isso é, alcançar a recuperação dos valores através de uma negociação sem vias judiciais.
Esse tipo de cobrança possui diversas vantagens e pode ser facilmente aplicada para devedores crônicos e ocasionais. Isso porque mitiga desgastes entre empresa e cliente e favorecem a retomada de relações comerciais.
Outro diferencial é o seu custo mais baixo, pois esse tipo de cobrança pode ser feito muito facilmente através de um sistema de localização de devedores somado a um sistema de cobrança automatizado. Ao encontrar o seu cliente, fica muito mais simples criar uma régua de cobrança, seja ela preventiva ou reativa, a partir do primeiro dia de atraso.
Com esse tipo de ferramenta, as réguas de cobrança são personalizáveis e você pode ajustar o tom da comunicação de acordo com o tempo de atraso da dívida e o perfil da sua carteira de devedores.
Por outro lado, com devedores negligentes e clássicos, talvez seja necessário executar a cobrança a partir de protestos ou até mesmo vias judiciais. Analise cada caso e entenda se o custo desse tipo de estratégia pode realmente valer a pena de acordo com o valor a ser recuperado, pois é muito mais oneroso que uma cobrança amigável.
Outro ponto extremamente importante é realizar as atividades de cobrança sem causar nenhum tipo de exposição ao inadimplente. Por exemplo, tenha muita atenção nos casos em que um contato telefônico é efetivo com um terceiro associado ao devedor.
Em hipótese alguma mencione a existência da dívida com outras pessoas que não sejam o próprio inadimplente.
Vale ressaltar também que respeito e cordialidade são as chaves para uma cobrança amigável, na qual você busca recuperar mais que a dívida, recupera também o cliente!
Percebeu o quanto contar com a tecnologia de um sistema de localização de devedores apropriado pode transformar a sua forma de fazer cobrança? Utilize as informações e seu esforço operacional de forma estratégica e inteligente.
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