Monte um time de vendas vitorioso para o crédito consignado

O que você considera como um time de vendas vitorioso? Provavelmente, veio à sua mente vendedores inteligentes, com boa capacidade de comunicação e capazes de convencer o cliente a adquirir o produto de maneira rápida e eficiente.

Essas são características importantes para qualquer equipe. Porém, quando o objetivo é vender crédito consignado, é preciso ir além e investir em todas as fases do processo, desde o recrutamento ao treinamento.

Quer aprender a montar um time de vendas de alta performance? Aproveite bem as dicas a seguir!

Processo seletivo personalizado para encontrar o vendedor ideal

Vendedores são todos iguais, certo? Errado! Assim como os produtos são diferentes, o profissional ideal para cada tipo de venda não é o mesmo.

Isso significa que o processo seletivo para uma equipe de vendas de empréstimo consignado deve ser personalizado e levar em consideração as habilidades e conhecimentos essenciais para o alcance de bons resultados.

Se o seu negócio vende carros, por exemplo, será interessante contar com uma equipe que entenda do assunto e acompanhe as novidades desse universo. Caso venda roupas de alta-costura, um colaborador que goste de moda fará toda a diferença.

Dessa maneira, você precisa definir com atenção o que se espera de um vendedor de crédito consignado. Para isso, é claro, as características do produto devem ser levadas em consideração.

Resumindo, o processo seletivo é o primeiro passo para montar uma equipe de sucesso. É fundamental investir no recrutamento e seleção de talentos, pois isso reduz o tempo e a dedicação necessários para treinar e moldar seu time dos sonhos.

Habilidades para um time de vendas de empréstimo consignado

Partindo da premissa de que a seleção de funcionários deve ser adequada às características do crédito consignado, é importante relembrar as principais particularidades desse produto:

  • público-alvo composto, em sua maioria, por aposentados, pensionistas e funcionários públicos;
  • desconto da parcela direto na folha de pagamento;
  • taxas de juros mais atrativas;
  • facilidades para a contratação por negativados.

Diante disso, deve-se recrutar e selecionar profissionais que entendam como funciona esse tipo de crédito e, claro, tenham algumas habilidades essenciais. Confira!

Bom relacionamento interpessoal

Vendedores trabalham diretamente com o público e, portanto, devem ter um bom relacionamento interpessoal. Esses profissionais não podem ser introspectivos e tímidos e devem saber se expressar corretamente.

A venda de empréstimos exige ainda mais essa habilidade, já que o produto é, na verdade, dinheiro. Saber explorar os benefícios dessa contratação e apresentar todas as informações de maneira clara e objetiva deixa o cliente mais tranquilo.

Capacidade de empatia

O crédito consignado pode ser oferecido a pessoas negativadas sem expor a empresa ao risco da inadimplência. Porém, para que a venda seja concluída, é fundamental que o profissional seja empático.

Colocar-se no lugar do cliente que está na lista de maus pagadores e não consegue obter crédito no mercado é o primeiro passo para conquistar sua confiança. Em geral, as pessoas se sentem mais acolhidas quando são atendidas de maneira cordial e compreensiva, e isso fortalece o vínculo com a marca.

Vender é uma arte, e o bom vendedor sabe que é preciso estar próximo sem ser inconveniente. Por isso, não deixe de analisar se os profissionais selecionados conseguem entender as diferentes situações pelas quais o consumidor pode passar.

Conhecimentos técnicos

Os conhecimentos técnicos também são fundamentais para o processo de vendas. Por esse motivo, é sempre indicado que a avaliação de currículo selecione candidatos com domínio em informática e em matemática básica.

Se o indivíduo trabalhará com a venda de empréstimos, é importante entender conceitos e operações básicas, como juros, multiplicação e divisão. Da mesma forma, saber lidar com programas de computador faz toda a diferença para os resultados alcançados.

Vale ressaltar que você não está em busca de especialistas na área, mas é imprescindível que sua equipe domine esses aspectos, pois trabalhará diariamente com eles.

Persistência em busca de suas metas

Trabalhar com metas é uma excelente estratégia para equipes de vendas de consignado. Afinal, o grupo deve trazer resultados e demonstrar toda a sua importância para o crescimento empresarial.

Um bom profissional deve ser persistente e se esforçar para alcançar os objetivos, tanto os pessoais quanto os coletivos. Por isso, avalie esse traço de personalidade e invista nesses colaboradores.

Organização e responsabilidade

Obviamente, não há como montar um time de vendas de sucesso sem contar com profissionais responsáveis e organizados. Essas são características básicas e, por isso, não podem ser ignoradas ao recrutar sua equipe.

Treinamento de equipe e aperfeiçoamento constante dos vendedores

Para finalizar este post, precisamos destacar o papel do treinamento de equipe para a conquista de profissionais eficientes e prontos para vender mais empréstimo consignado.

Mesmo com toda a atenção e dedicação na fase de seleção, nenhum vendedor é 100% perfeito. No entanto, todos podem ser qualificados para desempenhar sua função cada dia melhor.

O mercado evolui, as técnicas de vendas mudam e novas tecnologias são incorporadas ao setor. Sendo assim, o gestor deve trabalhar com cronogramas e investir no aperfeiçoamento constante de seu grupo.

O que queremos destacar é que montar um time de vendas campeão também depende de você!

Não basta montar o perfil ideal de funcionário e procurá-lo durante o processo seletivo. Após a contratação, ele deve manter-se atualizado e bem informado sobre o produto que está oferecendo aos clientes.

Seu papel é promover treinamentos que podem ajudá-lo a vender com mais facilidade e agilidade, como o uso de canais alternativos (como o SMS) e de ferramentas automatizadas, o panorama do mercado de crédito consignado e o funcionamento das taxas de juros.

Agora que você conferiu todas essas dicas, é capaz de montar um grupo campeão?

Vender empréstimos consignados pode parecer uma tarefa complexa, mas a verdade é que esse segmento está em alta e reserva grandes oportunidades para quem decide investir. Mas, atenção! Somente com um time de vendas de alta performance seu negócio poderá aproveitar esse cenário favorável. Por isso, não perca mais tempo e coloque em prática tudo o que aprendeu.

Conheça os segredos para vender mais empréstimo consignado!

Montar uma equipe de sucesso é apenas o primeiro passo para conquistar bons resultados. Clique aqui e confira agora mesmo o guia completo da Assertiva sobre como vender mais empréstimo consignado!

Deixe uma resposta