Já ouviu falar de validação cadastral? Apesar do nome parecer complicado, validação cadastral é um processo que já faz parte das nossas vidas.
Quem utiliza a internet, principalmente para operações financeiras, já se deparou com a necessidade de confirmar sua identidade antes de acessar produtos e serviços.
Até mesmo usando o celular, somos constantemente convidados a digitar senhas ou registrar a digital. Esse processo não é uma mera burocracia, mas um instrumento que garante sua segurança.
Para as empresas, a validação cadastral é ainda mais importante. Afinal, clientes e funcionários estão sujeitos à fraude de identidade, o que torna as organizações vulneráveis.
À medida que o mundo se torna mais virtual, as empresas precisam se atentar a esta realidade, a fim de proteger a operação. Vamos entender mais sobre esse assunto?
O que é validação cadastral?
Basicamente, a validação cadastral é a verificação dos dados e da integridade do cliente, ou seja, é a confirmação de que a pessoa por trás das informações enviadas é realmente quem ela diz ser.
De modo geral, a captação dos dados pessoais é realizada no ato de uma contratação, uma compra ou acordo comercial. É aquele momento no qual a empresa solicita os documentos do cliente e preenche uma ficha de cadastro.
Esse processo de captação precisa ser verificado constantemente, já que os dados dos clientes podem se modificar. A validação das informações permite contato frequente com o cliente para tirar dúvidas, resolver problemas, para oferecer novos serviços, mas também como medida de segurança.
Por meio destas informações estabelece-se com mais facilidade uma comunicação com as pessoas envolvidas, e se tem uma base para a qual recorrer quando há necessidade de validar informações pessoais.
Ao longo da parceria e/ou do período de contratação e entrega dos serviços, a recomendação é que a validação seja um processo corriqueiro. Afinal, ele dá a garantia de que os dados são realmente confiáveis e, consequentemente, a operação realizada também será.
Por que a validação cadastral é importante?
Quanto mais a tecnologia avança e se torna habitual na vida das pessoas, mais ficamos sujeitos a fraudes e ao risco de vazamento de dados durante a realização de compras ou apenas com o uso regular de redes sociais.
A cada dia, fica mais fácil conseguir informações pela internet, o que, de modo algum, é ruim. Mas, infelizmente, nos deixa à mercê de tentativas fraudulentas.
Pensando pelo lado das empresas, o risco de crimes virtuais pode causar outros problemas a curto e longo prazo. As instituições bancárias, por exemplo, perdem confiabilidade e têm seu valor de mercado reduzido.
Na atualidade, é muito comum os bancos oferecerem versões virtuais de seus cartões e permitirem a movimentação financeira pela internet. Isso traz comodidade para os usuários, mas torna seus dados mais vulneráveis.
Quanto menor a confiabilidade de uma marca, menor o seu valor para o mercado. Essa falta de compliance, isto é, de conformidade com normas e padrões que o mercado enxerga como confiáveis, pode colocar a organização numa posição ruim.
Além disso, não podemos nos esquecer do risco de obter prejuízos financeiros com multas e/ou processos judiciais.
O uso de tecnologia na validação cadastral. Qual a importância?
Infelizmente, a maior parte das pessoas se incomoda com o processo de validação dos dados cadastrais. Você, provavelmente, deve se lembrar de estar em uma loja e o/a vendedor/a confirmar seu número de telefone, e-mail ou endereço.
O método tradicional de validação cadastral também inclui acesso ao site da Receita Federal para conferência da validade do documento do cliente. É, portanto, um processo que demanda tempo do cliente e da equipe.
Outro aspecto que torna a validação cadastral manual ineficiente é o fato de que informações importantes podem se perder ou serem registradas incorretamente. E sim, isso faz com que você perca informações estratégicas para o negócio.
Para evitar isso, atualmente, existem recursos tecnológicos para garantir que o processo seja mais tranquilo para o cliente e muito mais efetivo para as empresas. Sendo, inclusive, realizados com maior frequência.
Estamos falando de provedores e sistemas antifraudes que avaliam os dados e revelam se existem riscos nas informações existentes. Com isso, você garante que está lidando com dados confiáveis e mantém seu banco sempre atualizado.
Como evitar fraudes com informações cadastrais?
Os dados, assim como tudo ao nosso redor, estão sempre mudando. As pessoas podem mudar de casa, de cidade, de emprego, de número de telefone, de e-mail. Tudo isso em curto espaço de tempo.
Por isso, as empresas devem cuidar minuciosamente dos dados. E quanto maior a empresa, maior a necessidade de captar, armazenar e processá-los com todo o cuidado.
Periodicamente, o sistema de cadastro do usuário deve solicitar a confirmação dos dados do cliente.
Se preciso, ofereça algum tipo de recompensa pela validação cadastral. Pode ser o envio de material rico ou acesso a alguma área do site com conteúdo que lhe interesse.
Fique atento, também, aos crimes virtuais que costumam acontecer para criar sistemas de verificação eficientes e instruir sua base sobre as formas de se protegerem contra fraudes e golpes.
Aproveite ‘a deixa’ e ofereça treinamento para a sua equipe estar sempre preparada para lidar com esses inconvenientes. Inclusive sobre o que podem fazer para ajudar o cliente, caso a situação já tenha acontecido.
Como você pode perceber, a validação cadastral é de extrema importância para o seu negócio e pode ser fortalecida por meio de tecnologia e da automatização de processos. Toda empresa tem muito a ganhar com um processo eficiente e seguro.
Por meio de um sistema cadastral efetivo, você vai ter maior tranquilidade contra a possibilidade de fraudes, maior agilidade para verificar a identidade de um usuário de seus serviços e economia de tempo para a equipe, que vai se concentrar ainda mais na satisfação do cliente.
Quer saber mais sobre segurança contra crimes virtuais e melhorar o sistema de validação cadastral do seu negócio? Acesse nosso texto “7 maneiras de melhorar a área de fraude cadastral da sua empresa”.