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Aprenda como preencher um recibo comercial na prática

Aprenda como preencher um recibo comercial na prática

Aprenda como preencher um recibo comercial na prática

Marcos Favero por Marcos Favero
09/03/2023
in Vendas

Se você é um empresário, sabe que o recibo de pagamento é um documento fundamental para comprovar as transações financeiras entre comprador e vendedor.

Além de proteger os seus direitos, ele também evita possíveis problemas relacionados a pagamentos não realizados, contestações sobre dívidas e erros de duplicação de valores. 

Por isso, é importante saber como preencher corretamente o recibo comercial. Conhecer o processo de criação de um modelo de recibo de pagamento pode ser crucial para garantir a regularidade e segurança do seu negócio. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

  • Para que serve e quando devo preencher o recibo comercial?
  • Como preencher um recibo comercial?
    • Forma de preenchimento
    • Dados do pagador e do recebedor
    • Preencha com as informações necessárias
    • Emita o recibo em duas vias
    • Recolha as assinaturas 
  • Como facilitar a assinatura e arquivamento do recibo comercial?
  • Por quanto tempo devo armazenar um recibo de pagamento?
  • Conclusão

Para que serve e quando devo preencher o recibo comercial?

O recibo de pagamento consiste em um documento importante que comprova a realização de uma transação financeira entre as duas partes. Ele é válido tanto para fins fiscais como jurídicos e é obrigatório para comprovar pagamentos, sejam eles de aluguéis, de serviços ou produtos vendidos.

Ele é importante para proteger o empresário contra cobranças indevidas, além de profissionalizar o trabalho da área financeira, já que é obrigatório desde 1994. O recibo de pagamento também deve ser emitido quando o pagamento for realizado para uma pessoa física.

Como preencher um recibo comercial?

Você pode optar por adquirir modelos de recibos prontos em papelarias ou elaborá-los facilmente no seu próprio computador.

É simples e fácil preencher os espaços em branco com as informações relevantes. Quer aprender como criar um recibo de forma autônoma? Acompanhe a leitura deste texto!

Forma de preenchimento

Existem diversas maneiras de preencher um recibo comercial. Antes de iniciar, é importante decidir qual será a forma mais adequada para você. Se você é um vendedor online, prestador de serviços a distância ou quer evitar problemas de extravios, preencher e enviar o recibo de pagamento digitalmente será a opção mais eficiente.

No entanto, também é possível preencher modelos pré-confeccionados disponíveis em papelarias ou criar um manualmente em plataformas como Word e Google Docs. A escolha é sua!

Dados do pagador e do recebedor

Para criar um recibo personalizado, além dos dados do recebedor, será necessário incluir informações sobre o pagador. Isso inclui o nome completo, o CPF ou CNPJ e o número de contato. 

No caso do recebedor, os dados constantes devem ser o nome completo, CPF ou CNPJ, endereço (estado e cidade), descrição do serviço ou produto, quantidade e valor.

Preencha com as informações necessárias

Após ter coletado todos os dados necessários, é hora de preencher os campos indicados pelo modelo escolhido ou, se preferir, criar o seu próprio recibo. Para tanto, segue abaixo um modelo que pode ser utilizado como referência:

“Eu, (nome), atesto ter recebido de (nome) a quantia de R$ (valor), referente ao pagamento de (produto ou serviço especificado).

Nome completo: (nome do recebedor)

RG: (informe o número)

CPF: (informe o número)

(local), (data).

(assinatura)

(nome do recebedor)”

Emita o recibo em duas vias

É importante lembrar de emitir sempre duas vias do recibo de pagamento. Além de ser uma forma de evitar conflitos, ter uma via consigo e a outra com seu cliente garante a transparência e a segurança da transação.

Emitir duas vias do recibo é uma prática recomendada para manter registros claros e precisos.

Recolha as assinaturas 

O recibo deve ser assinado pelo destinatário ou pelo recebedor da quantia, já que o principal interessado no documento é a pessoa que efetuou o pagamento dos valores indicados nele.

Para fins de registro, é importante que o recibo seja emitido em duas vias, sendo que uma delas deve ser entregue ao pagador e a outra deve ser mantida pelo recebedor.

Como facilitar a assinatura e arquivamento do recibo comercial?

A utilização de uma assinatura eletrônica pode revolucionar a forma como recibos comerciais são emitidos e arquivados. 

Ao invés de assinar fisicamente o documento, a assinatura eletrônica permite assinar documentos de maneira segura e rápida, sem a necessidade de estar presente fisicamente.

Além disso, a assinatura eletrônica assegura a autenticidade do documento, pois permite verificar a validade da assinatura a qualquer momento.

O Assertiva Assinaturas é uma solução da Assertiva que possibilita justamente isso, uma vez que, com maior segurança e agilidade, permite a realização de assinaturas juridicamente válidas.

Por quanto tempo devo armazenar um recibo de pagamento?

Quantas vezes você já se perguntou por quanto tempo é necessário guardar um recibo? Embora exista uma versão digital, o recibo de pagamento ainda é frequentemente impresso. 

Conforme o Artigo 206 do Código Civil Brasileiro, é recomendável manter todos os comprovantes da sua empresa por pelo menos 5 anos para evitar problemas futuros. Desta forma, você poderá lidar com possíveis cobranças de maneira adequada.

Conclusão

Neste artigo, você pôde conferir tudo sobre o recibo de pagamento. Apresentamos uma definição deste recurso comprobatório de pagamento, mostramos as situações em que é útil, além de exemplificarmos como o preenchimento deve ocorrer.

Por fim, deixamos claro que um sistema de assinatura eletrônica facilita o processo de assinatura e arquivamento do recibo comercial.

Gostou do nosso artigo? Então confira também nosso post sobre a importância da digitalização de documentos.

Marcos Favero

Marcos Favero

Marcos Favero é formado em Comunicação Social e possui mais de 6 anos de experiência na produção de conteúdo para áreas de gestão de negócios. Ele escreve sobre tecnologia, finanças, crédito, cobrança, antifraude e gestão empresarial, fornecendo insights claros e concisos sobre esses tópicos.

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