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Citação por Whatsapp conheça as regras para cobrar um devedor pelo app

Citação por Whatsapp: conheça as regras para cobrar um devedor pelo app

Flávio Alfonso Jr. por Flávio Alfonso Jr.
05/10/2022
in Cobrança

Resoluções recentes oriundas da Justiça Brasileira trouxeram boas notícias para empresas que são credoras: citação por Whatsapp, algo bastante almejado por todos para agilizar processos de cobrança, já pode ser uma realidade.

Os motivos para comemoração são muitos, principalmente por parte das organizações, que sofrem com a burocracia para conseguir encontrar o cliente inadimplente e citá-lo no processo.

Para quem está chegando agora no assunto: muita calma, que explicaremos tudo! Falaremos sobre citação de devedores, Whatsapp, relacionamento e outros temas afins. Vamos juntos?

  • O que é citação de um devedor? 
  • A importância de se manter um relacionamento com o cliente pelo whatsapp
  • Quais as regras legais para fazer a citação pelo whatsapp?
  • Como ter dados atualizados de identificação do devedor para citação por whatsapp
  • Tenha mais resultados com as técnicas de cobrança amigável 

O que é citação de um devedor? 

A citação ocorre quando, em um processo judicial, alguma das partes é convocada a participar do processo, seja como interessada, executada ou réu. É na citação que essa parte tem ciência do que está acontecendo e que deve agir de acordo com o que prega a justiça processual.

Em outros termos, a parte citada (que pode ser pessoa física ou jurídica) está inequivocamente ciente do processo que corre e do qual poderá sofrer consequências de natureza diversa, a depender do processo.

E essa é uma questão muito importante, pois até então, para a Justiça, não se poderia considerar a comunicação por Whatsapp uma citação formal. Seria o caso apenas de encontrar um endereço válido, o que demanda muito tempo de pesquisa e gasto de recursos.

A importância de se manter um relacionamento com o cliente pelo whatsapp

Vale aqui evocarmos um adendo muito importante sobre a utilização do Whatsapp por empresas para entrar em contato com seus clientes e consumidores em potencial.

O Whatsapp hoje é a principal plataforma de comunicação instantânea do Brasil e do mundo. Não é fácil encontrar alguém que não tenha Whatsapp. 

Nesse contexto, é fundamental que sua empresa tenha o Whatsapp como ferramenta de comunicação não apenas para efetuar cobranças e citações de devedores, mas também para criar e manter um relacionamento com o cliente.

Aqui podemos incluir estratégias de Whatsapp como atendimento em tempo real, pós-venda, prospecção de novos clientes, criação de comunidades, divulgação de conteúdo exclusivo — os exemplos são muitos!

Quais as regras legais para fazer a citação pelo whatsapp?

O STJ (Supremo Tribunal de Justiça) já autoriza a citação por meio de mensagem no Whatsapp, desde que cumpridos alguns requisitos — os quais veremos logo mais adiante.

Os princípios norteadores dessa determinação são aqueles que discorrem sobre a “celeridade e economia processual”, premissas mais do que necessárias quando diante de um sistema judiciário lento e caro como o nosso.

Além disso, o CPC (Código de Processo Civil), por meio de seu artigo 246, já fornece as bases para a utilização do Whatsapp para citação em processos: “A citação será feita preferencialmente por meio eletrônico, no prazo de até 2 (dois) dias úteis, contado da decisão que a determinar (…)”

Entretanto, conforme já adiantamos, para que a citação de devedor pelo Whatsapp ocorra, é preciso que alguns requisitos sejam cumpridos, a saber: comprovação da identidade por meio de foto, do número do telefone, e por escrito.

Tais requisitos são necessários para que sejam preservados os princípios do contraditório e do devido processo legal, que são as bases do sistema de justiça nacional.

https://youtu.be/WTFbWOAepzs?si=I9fa-_WJNbwv8QQQ

Como ter dados atualizados de identificação do devedor para citação por whatsapp

Diante de tudo isso, temos que concordar com algo: com um cadastro bem feito e sempre atualizado, dificilmente uma empresa terá problemas em comunicar um cliente, encontrar seu endereço ou mesmo citá-lo — seja pelo Whatsapp ou por quaisquer outros meios.

Nesse quesito, existe uma grande aliada: a tecnologia. Hoje, temos disponíveis no mercado sistemas que ajudam a fazer a gestão da informação de forma bastante eficiente.

Essa gestão estruturada da informação, por meio de sistemas integrados, ajuda a garantir que todos os seus clientes estejam com os dados atualizados, bem como na localização de informações importantes.

Dados atualizados é sinônimo de mais sucesso na recuperação de crédito, o que fatalmente leva a resultados melhores da empresa, permitindo um fluxo de caixa saudável, bem como investimentos na própria organização.

Tenha mais resultados com as técnicas de cobrança amigável 

De qualquer forma, o momento da cobrança é sempre permeado de dificuldades, principalmente porque a comunicação vai invariavelmente pender para o lado negativo da questão — o de que o cliente não pagou, está devendo e precisa acertar.

Mas não precisa ser sempre assim. Existem técnicas de cobrança que podem ser aplicadas, sem que tanta negatividade seja verbalizada, podendo até mesmo deixar o cliente à vontade para contar um pouco mais de si e abrir um canal importante de negociação.

Ou seja: é possível realizar cobrança de um cliente devedor e ainda assim conseguir estabelecer e manter um bom relacionamento com ele, que gera frutos futuros.

Para entender um pouco mais, convidamos o leitor a conhecer 4 atitudes para uma cobrança humanizada. Aproveite bem!

E, para você que tem interesse em saber ainda mais sobre como fazer cobrança de clientes inadimplentes, temos um guia completo sobre como fazer cobrança. 

Agora que você já está 100% atualizado sobre cobrança e citação via Whatsapp, que tal contar essa novidade jurídica para os seus amigos que também são gestores?

Ah, não se esqueça de mandar o link para esse artigo!

Flávio Alfonso Jr.

Flávio Alfonso Jr.

Flavio Alfonso é um jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo para áreas de gestão de negócios. Ele escreve sobre finanças empresariais, crédito, cobrança, processos cadastrais e gestão de dados em geral. Flavio também é mestre em linguística, especialista em marketing digital e jornalista.

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