As campanhas de SMS são recursos que permitem o disparo de informações relevantes para o cliente. O canal possibilita a remessa de avisos, promoções, efetua cobranças e dezenas de outras ações em prospecção, relacionamento e vendas. Versatilidade e alta taxa de conversão são dois pontos fortes da ferramenta.
Apesar de ter um custo baixo e boa aceitação perante o público, o envio do SMS marketing ou comercial exige alguns cuidados e estratégias. Ao utilizar bases próprias de clientes e prospects cada campanha deve ser bem planejada, sob medida para obter o máximo de sucesso.
Acompanhe a seguir algumas dicas de como conquistar melhores resultados com o SMS. Comece desde já a enviar mensagens de forte impacto e retorno para o seu público.
Por que usar campanhas de SMS?
Há várias razões pelas quais as campanhas de SMS são eficazes, vejamos algumas:
- Alcance: com mais de 5 bilhões de pessoas usando celulares em todo o mundo, o SMS oferece um imenso potencial de alcance.
- Taxa de abertura: as mensagens de texto têm uma taxa de abertura impressionante de 98%, o que significa que quase todas as mensagens enviadas são lidas.
- Imediatismo: as mensagens de texto são lidas, em média, em menos de 5 segundos após o recebimento, tornando o SMS uma excelente opção para mensagens urgentes ou tempo-sensíveis.
Para que servem as campanhas de SMS?
As campanhas de SMS podem ser usadas para uma variedade de propósitos em uma empresa, a seguir exploramos alguns exemplos de uso:
- Promoções e ofertas: empresas podem enviar cupons de desconto, ofertas especiais e promoções via SMS.
- Lembretes de compromissos e pagamentos: clínicas médicas, salões de beleza e outros negócios de serviços podem usar o SMS para enviar lembretes de compromissos e pagamentos.
- Notificações de status: comerciantes online podem usar mensagens de texto para atualizar os clientes sobre o status de suas encomendas.
Pesquisas e feedbacks: as empresas podem usar o SMS para solicitar feedback dos clientes ou conduzir pesquisas de satisfação.
Dicas para melhorar o desempenho das campanhas de SMS?
Muitas empresas ainda enfrentam desafios em obter resultados satisfatórios com suas estratégias de mensagens de texto. A seguir, compartilharemos dicas valiosas para melhorar o desempenho das campanhas de SMS, permitindo que a sua empresa se destaque no mercado e garanta o sucesso e engajamento do seu público-alvo.
Fique atento ao horário dos envios
O envio de campanhas massivas de SMS requer atenção aos horários, de forma que não se tornem invasivas e inconvenientes. O padrão mais adotado pelo mercado é o SMS em horário comercial, mas nada impede o envio de uma mensagem especial até, no máximo, às 19h.
Exceções desse tipo precisam ser muito bem planejadas, adequadas ao tipo de campanha, público alvo ou ao estágio do remetente dentro da jornada de compra. Em outras palavras, receber um SMS noturno com um desconto para o produto desejado é bem diferente de ser notificado sobre uma fatura em atraso no mesmo período.
Lembre-se que a cada disparo é a imagem da marca que está em jogo. O consumidor moderno prioriza as empresas que lhe oferecem uma boa experiência — seja para comprar, efetuar pagamentos ou manter relacionamento —, independentemente do canal de comunicação utilizado.
Conheça o público das suas campanhas de SMS
Quem envia a mensagem certa para a pessoa certa tem boas chances de melhorar seus resultados. Isso vale para qualquer canal de comunicação, inclusive o SMS. Disparos para pessoas aleatórias tornam as campanhas mais caras, com baixas taxas de cliques e retorno.
Se você já conhece muito bem seu tipo de público, hábitos e preferências, fica mais fácil saber o melhor horário para enviar o SMS, qual tipo de abordagem fazer e o retorno estimado em relação a cliques, conversões, vendas etc.
Desta forma você mantém o cliente ou lead engajado e evita que suas mensagens sejam ignoradas. Dê ao público os conteúdos e os alertas que se alinhem às suas necessidades e interesses.
Utilize diferentes segmentações
Além de estudar as questões comportamentais, divida sua base de acordo com a região demográfica, faixa etária, poder aquisitivo, histórico de relacionamento na empresa e quantas características forem pertinentes para o seu objetivo de campanha.
Fazendo essa segmentação é bem capaz que você note diferentes respostas de acordo com a faixa etária. É comum perceber que pessoas mais jovens reagem bem às campanhas de SMS que direcionam para links e ações online. Já os mais velhos, de forma geral, preferem realizar ou receber uma ligação telefônica.
Isso faz com que a Call To Action (Chamada para a Ação) seja diferente para cada grupo. Outra estratégia utilizada por alguns dos nossos clientes é dividir os envios conforme dois critérios. Veja:
Texto de mensagem
Divide a campanha em dois ou mais lotes, com mensagens diferentes para cada um. A segmentação dos grupos pode ser aleatória, desde que o disparo seja realizado dentro das mesmas condições de dias e horários. Permite descobrir quais abordagens são mais efetivas.
Horário de envio
Uma segunda forma de segmentação interessante é por horários. Nessa modalidade utiliza-se uma única mensagem e a base é também separada em dois ou mais lotes.
A diferença é que os envios acontecem em horas diferentes do dia. Testa-se em qual horário o público está mais receptivo para receber uma cobrança ou aproveitar uma oferta digital.
Personalize suas campanhas de SMS
Depois de conhecer o público, segmentar e adaptar a estratégia conforme a campanha, o próximo passo é personalizar as mensagens. A medida gera credibilidade e aproxima o cliente à marca.
Clicar ou interagir com conteúdos suspeitos pode comprometer a segurança do usuário. Logo, se a mensagem não vier identificada ao menos com o nome da empresa, a taxa de abertura do SMS será bem baixa.
Além disso, procure fornecer dados específicos do relacionamento, como valores, número de parcelas ou etapa da negociação. Opte por uma ferramenta — como o SMS da Assertiva — que permita esse nível de personalização.
Envie links e direcione para uma ação
Só não esqueça que o SMS é um serviço de envio de mensagens curtas, portanto, objetividade é fundamental. Transmita a mensagem de maneira mais direta, lembrando de reservar alguns caracteres para direcionar o receptor para um próximo passo na sua campanha.
Uma boa maneira de fazer essa chamada para a ação é acrescentar um link no final da mensagem. Aproveite esse recurso para direcionar o cliente para uma oferta, geração do boleto atualizado, preenchimento de pesquisa ou outras ações de SMS.
Teste tudo
A realização de testes é uma das bases da comunicação com foco nos dados. Saber o que está funcionando e o que precisa ser interrompido é o que vai garantir campanhas de SMS cada vez mais eficientes em seu negócio.
Você pode verificar quais listas geram melhores resultados ou criar campanhas direcionadas a quem despertou interesse por uma oferta, ou assunto. Isso permite afunilar ainda mais a estratégia. Reduza os custos com disparos ineficazes e crie campanhas cada vez mais objetivas.
Como medir o sucesso de uma campanha de SMS?
Medir o sucesso de uma campanha de SMS pode ser feito por meio de várias métricas e KPIs (Key Performance Indicators). Isso inclui a taxa de abertura, que é a porcentagem de mensagens que são realmente abertas pelos destinatários. Outra métrica importante é a taxa de resposta, que mostra quantos destinatários responderam à sua mensagem.
Além disso, a taxa de conversão, que é a porcentagem de destinatários que realizaram a ação desejada (como fazer uma compra ou se inscrever para um evento) após receber a mensagem, também é uma medida crucial do sucesso. Por último, mas não menos importante, o retorno sobre o investimento (ROI) pode ajudar a avaliar o valor financeiro que a campanha de SMS trouxe para o seu negócio.
Quais ferramentas posso usar para otimizar campanhas de SMS?
Se você está procurando uma solução eficaz para suas necessidades de marketing via SMS, a Assertiva Soluções pode ser a opção perfeita para você. Eles oferecem um serviço de SMS robusto e confiável, que permite enviar mensagens de texto para seus clientes de maneira rápida e eficiente.
Seja para enviar lembretes, promoções, atualizações ou qualquer outro tipo de comunicação, a Assertiva Soluções tem as ferramentas e a experiência necessárias para tornar sua campanha de SMS um sucesso. Visite a página do Assertiva SMS para saber mais sobre como podemos ajudar a otimizar suas estratégias de SMS.