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O disparo de SMS em massa é uma das estratégias mais eficazes que uma empresa pode encontrar para realizar suas campanhas de venda, cobrança, divulgações e até estreitar o relacionamento com o consumidor.

Além da entrega rápida, é uma maneira econômica de chegar até a palma da mão do seu futuro cliente. Por isso, mesmo com as novas formas de contato que surgiram nos últimos anos, como as redes sociais e o WhatsApp, o SMS terá vida longa.

Existem diferentes tipos de mensagens e cada uma delas possui as suas características: SMS curto, SMS longo, com conteúdo normal, flash ou carta.

Mas você sabe qual desses modelos é o mais eficaz para o seu caso? Quais as vantagens e desvantagens que eles apresentam? A intenção deste artigo é responder todas essas perguntas para você: continue com a gente!

Como o SMS pode ajudar a sua empresa?

Independentemente de qual for o objetivo, é cada vez mais comum ver empresas que fazem uso da tecnologia para facilitar as suas operações do dia a dia.

O SMS em massa, além de ser uma ferramenta bastante flexível e democrática, pode ajudar o empreendimento em muitos aspectos, desde a realização de pesquisas de mercado até o procedimento de recuperação de crédito. Isso porque um sistema que realiza esse disparo permite manter um contato direto, barato e eficiente com a sua base.

Apesar de não substituir 100% as visitas presenciais ou as ligações por telefone, pode ser de grande ajuda para trazer resultados às ações com mais prioridade. Por exemplo, com um bom levantamento e análise de dados dos seus clientes, é possível identificar perfis e criar campanhas voltadas para cada um deles.

Além da comunicação com os consumidores, grandes empresas que contam com o método de SMS podem utilizá-lo também para o contato com os próprios colaboradores. Avisos de ações internas, recados importantes e interação com os funcionários são algumas das possibilidades.

Dentre os principais tipos de SMS, podemos citar:

  • Short code (SMS curto): número do remetente com 5 ou 6 dígitos, entrega praticamente imediata, com qualidade e segurança;
  • Long code (SMS longo): número do remetente com 11 dígitos, bem parecido com o de um celular comum, e entrega não instantânea.

No que diz respeito ao conteúdo, existem:

  • Normal: SMS comum, com textos de até 160 caracteres e que podem ser respondidas pelo destinatário ao remetente;
  • Flash: independentemente da atividade do celular no momento, a mensagem será recebida como um pop-up na tela e não poderá ser respondida. Os textos também podem ter até 160 caracteres e, para que ele desapareça da tela, o destinatário deve selecionar “ok” ou “cancelar”;
  • Carta: o principal diferencial desse modelo é o tamanho da mensagem, que pode ter até 1024 caracteres, permite o envio de comunicados mais completos e pode ser respondida pelo destinatário.

Saiba mais! SMS: entenda o conceito e conheça as melhores práticas do mercado.

SMS curto x SMS longo: qual a diferença?

Devido à quantidade de linhas móveis existentes hoje no Brasil – 233,3 milhões, segundo a Anatel –, uma campanha de SMS bem executada pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. Mas como escolher o melhor tipo de disparo?

Para isso, é preciso entender as diferenças e, principalmente, as vantagens e desvantagens dos modelos de SMS curto e longo. Veja a tabela que preparamos abaixo e entenda melhor como cada um deles funciona:

Tabela comparativa: SMS curto x SMS longo

Quanto à escolha do tamanho do conteúdo, isso depende muito de qual é o seu objetivo com essa ação. Por exemplo, se for uma mensagem destinada à cobrança de uma parcela em atraso, o modelo carta pode ser muito útil, uma vez que nele é possível incluir o número do boleto a ser pago.

Para uma pesquisa de mercado, o modelo de SMS normal é suficiente por não ser muito longa e, ao mesmo tempo, permitir a resposta do destinatário. Já o SMS flash pode ser ideal para notificar o cliente sobre uma super promoção que vai acontecer na sua loja.

Quais são as grandes vantagens do SMS curto?

Foi possível notar no tópico anterior que, quando comparados, o modelo de SMS short code pode trazer mais resultados do que o long code. Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar melhor aqui quais são as principais vantagens de optar pelo modelo curto de SMS.

#01: Envio mais rápido

O envio do SMS short code é bem mais ágil e a entrega ao destinatário acontece quase que imediatamente. Isso acontece porque o seu tempo de transferência é mais rápido quando comparado ao long code.

#02: Maior percentual de entrega

Como já dissemos acima, a taxa de entrega do SMS curto é muito significativa, chegando a praticamente 100%. Isso garante que a sua campanha gere muito mais resultados e atinja o objetivo determinado por você.

#03: Mais credibilidade e confiabilidade

Infelizmente, são comuns os golpes realizados via ligação ou mensagem de texto provenientes de linhas móveis desconhecidas. Por isso, quando o número do remetente do SMS é semelhante ao de um celular normal (11 dígitos), é comum que gere certa desconfiança no destinatário.

Por que o SMS longo está morrendo?

As vantagens de optar por um plano de SMS em massa no modelo short code são muitas e, justamente por isso, o SMS de número longo está morrendo. Várias empresas já o deixaram de lado e contratam pacotes mais eficientes, uma vez que a relação custo-benefício não funciona tão bem.

Por permitir os diferentes formatos de conteúdo – normal, flash e carta -, o SMS curto pode atender a todas as suas necessidades de campanha, sejam elas de cobrança, de marketing, vendas, entre outras.

Acerte na campanha de SMS e gere mais resultados!

E então, gostou do artigo e tem interesse em testar a ferramenta? Clique aqui e saiba como as campanhas de SMS podem te ajudar a gerar mais resultados!

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2 comentários
  1. Boa noite.
    Obrigado por partilhar conhecimento.
    Sabe explicar como é possível dois ou mais emissores terem o mesmo short code? Não deveria cada um ter o seu? Os números não são individuais?
    De antemão, obrigado.

    1. Olá, Edilson. Tudo bem?

      Depende dos parâmetros de configuração do LA. Normalmente ele é compartilhado em 2 níveis: transacional e de marketing. O LA compartilhado pode ser utilizado por mais de um remetente, ou seja, duas ou mais empresas poderão utilizar um mesmo número. Se for de seu interesse, você pode requerer um LA dedicado. É só entrar em contato através dos nossos canais de atendimento e um consultor do time comercial da Assertiva poderá te ajudar com valores e especificações!

      Espero ter ajudado. Até a próxima!

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