Por que utilizar o SMS curto?

O disparo de SMS em massa é uma das estratégias mais eficazes que uma empresa pode encontrar para realizar suas campanhas de venda, cobrança, divulgações e até estreitar o relacionamento com o consumidor.

Além da entrega rápida, é uma maneira econômica de chegar até a palma da mão do seu futuro cliente. Por isso, mesmo com as novas formas de contato que surgiram nos últimos anos, como as redes sociais e o WhatsApp, o SMS terá vida longa.

Existem diferentes tipos de mensagens e cada uma delas possui as suas características: SMS curto, SMS longo, com conteúdo normal, flash ou carta. Mas você sabe qual desses modelos é o mais eficaz para o seu caso? Quais as vantagens e desvantagens que eles apresentam? A intenção deste artigo é responder todas essas perguntas para você: continue com a gente!

Como o SMS pode ajudar a sua empresa?

Independentemente de qual for o objetivo, é cada vez mais comum ver empresas que fazem uso da tecnologia para facilitar as suas operações do dia a dia.

O SMS em massa, além de ser uma ferramenta bastante flexível e democrática, pode ajudar o empreendimento em muitos aspectos, desde a realização de pesquisas de mercado até o procedimento de recuperação de crédito. Isso porque um sistema que realiza esse disparo, como o da Assertiva, por exemplo, permite manter um contato direto, barato e eficiente com a sua base.

Apesar de não substituir 100% as visitas presenciais ou as ligações por telefone, pode ser de grande ajuda para trazer resultados às ações com mais prioridade. Por exemplo, com um bom levantamento e análise de dados dos seus clientes, é possível identificar perfis e criar campanhas voltadas para cada um deles.

Além da comunicação com os consumidores, grandes empresas que contam com o método de SMS, podem utilizá-lo também para o contato com os próprios colaboradores. Avisos de ações internas, recados importantes e interação com os funcionários são algumas das possibilidades.

Dentre os principais tipos de SMS, podemos citar:

  •         Short code (SMS curto): número do remetente com 5 ou 6 dígitos, entrega praticamente imediata, com qualidade e segurança;
  •         Long code (SMS longo): número do remetente com 11 dígitos, bem parecido com o de um celular comum, e entrega não instantânea.

No que diz respeito ao conteúdo, existem:

  •         Normal: SMS comum, com textos de até 160 caracteres e que podem ser respondidas pelo destinatário ao remetente;
  •         Flash: independentemente da atividade do celular no momento, a mensagem será recebida como um pop-up na tela e não poderá ser respondida. Os textos também podem ter até 160 caracteres e, para que ele desapareça da tela, o destinatário deve selecionar “ok” ou “cancelar”;
  •         Carta: o principal diferencial desse modelo é o tamanho da mensagem, que pode ter até 1024 caracteres, permite o envio de comunicados mais completos e pode ser respondida pelo destinatário.

Saiba mais! SMS: entenda o conceito e conheça as melhores práticas do mercado.

SMS curto x SMS longo: qual a diferença?

Devido à quantidade de linhas móveis existentes hoje no Brasil – 233,3 milhões, segundo a Anatel –, uma campanha de SMS bem executada pode trazer ótimos resultados para o seu negócio. Mas como escolher o melhor tipo de disparo?

Para isso, é preciso entender as diferenças e, principalmente, as vantagens e desvantagens dos modelos de SMS curto e longo. Veja a tabela que preparamos abaixo e entenda melhor como cada um deles funciona:

Tabela comparativa: SMS curto x SMS longo

Quanto à escolha do tamanho do conteúdo, isso depende muito de qual é o seu objetivo com essa ação. Por exemplo, se for uma mensagem destinada à cobrança de uma parcela em atraso, o modelo carta pode ser muito útil, uma vez que nele é possível incluir o número do boleto a ser pago.

Para uma pesquisa de mercado, o modelo de SMS normal é suficiente por não ser muito longa e, ao mesmo tempo, permitir a resposta do destinatário. Já o SMS flash pode ser ideal para notificar o cliente sobre uma super promoção que vai acontecer na sua loja.

Quais são as grandes vantagens do SMS curto?

Foi possível notar no tópico anterior que, quando comparados, o modelo de SMS short code pode trazer mais resultados do que o long code. Para te ajudar a entender melhor, vamos explicar melhor aqui quais são as principais vantagens de optar pelo modelo curto de SMS.

#01: Envio mais rápido

O envio do SMS short code é bem mais ágil e a entrega ao destinatário acontece quase que imediatamente. Isso acontece porque o seu tempo de transferência é mais rápido quando comparado ao long code.

#02: Maior percentual de entrega

Como já dissemos acima, a taxa de entrega do SMS curto é muito significativa, chegando a praticamente 100%. Isso garante que a sua campanha gere muito mais resultados e atinja o objetivo determinado por você.

#03: Mais credibilidade e confiabilidade

Infelizmente, são comuns os golpes realizados via ligação ou mensagem de texto provenientes de linhas móveis desconhecidas. Por isso, quando o número do remetente do SMS é semelhante ao de um celular normal (11 dígitos), é comum que gere certa desconfiança no destinatário.

Por que o SMS longo está morrendo?

As vantagens de optar por um plano de SMS em massa no modelo short code são muitas e, justamente por isso, o SMS de número longo está morrendo. Várias empresas já o deixaram de lado e contratam pacotes mais eficientes, uma vez que a relação custo-benefício não funciona tão bem.

Por permitir os diferentes formatos de conteúdo – normal, flash e carta -, o SMS curto pode atender a todas as suas necessidades de campanha, sejam elas de cobrança, de marketing, vendas, entre outras.

Acerte na campanha de SMS e gere mais resultados!

E então, gostou do artigo e tem interesse em testar a ferramenta? Clique aqui e saiba como as campanhas de SMS podem te ajudar a gerar mais resultados!

Deixe uma resposta