Como o SMS Marketing pode impulsionar o seu negócio?

O SMS Marketing é basicamente o envio de uma mensagem de texto no celular de um prospect ou cliente com o objetivo de gerar venda, melhoria na percepção da marca ou simplesmente fortalecer o relacionamento.

O envio de SMS era tratado até certo tempo como a única forma de Mobile Marketing existente, pois ainda não haviam tantos aplicativos, sites responsivos e outras formas de interação via celular, porém o poder do SMS dentro de uma estratégia de marketing mobile ainda é muito grande.

De acordo com uma pesquisa da ConnectMogul 90% das pessoas abrem as mensagens que recebem em celulares em no máximo 3 minutos. E a mesma pesquisa mostra que o SMS é aberto em média por 97% das pessoas que o recebem. Diante desse cenário é importante considerar ações de SMS Marketing dentro de qualquer estratégia de comunicação atual.

Para que você possa criar ações mais Assertivas, separamos a seguir algumas aplicações do SMS em todo o processo de comunicação com o cliente. Confira!

Aplicações do SMS Marketing

Vender

Um dos usos mais comuns de campanhas de SMS Marketing é a venda direta de um produto ou serviço. Essa venda pode ser realizada tanto em uma loja física quanto virtual. No caso da loja física é importante trabalhar bem a segmentação para que o cliente saiba:

  • Quem enviou a mensagem
  • O motivo do envio
  • Em qual local ele pode realizar a compra
  • Qual é a próxima ação que ele deve tomar

Um ponto a ser levado em consideração em uma campanha de SMS Marketing, é que por padrão, o SMS permite textos entre 160 e 180 caracteres. Dessa forma, a segmentação, atualização e o tratamento adequado dos dados é muito importante na hora de ter um bom direcionamento da campanha. Uma campanha bem direcionada permite uma mensagem mais enxuta e direto ao ponto, com um Call To Action (Chamada para a ação) clara e bem construída.

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Recuperar

Um dos usos inteligentes de campanhas de SMS Marketing é na recuperação de vendas ou clientes. Manter um cliente já conquistado é até 10 vezes mais barato do que tentar conquistar um novo. É nessa hora que um bom relacionamento ganha força e torna a empresa ainda mais competitiva.

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Promoção

A realização de promoções pontuais ou mesmo frequentes é uma ótima forma de acelerar a venda em datas comemorativas ou liberar estoques parados. Além disso, as promoções podem ser utilizadas para:

  • Atualizar base de dados
  • Fortalecer o relacionamento

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Coletar informações

Uma forma pouco utilizada das campanhas de SMS é a atualização ou confirmação de informações cadastrais dos clientes. Esse processo facilita o relacionamento e a comunicação. A atualização pode ser realizada através de diversas técnicas como:

  • Enviar um cupom que dá o desconto de 5% em determinados produtos
  • Enviar uma promoção relâmpago para o cliente que for na loja até uma data X
  • Dizer que tem um desconto exclusivo e pedir para o cliente responder sim para confirmar a sua identidade, e em seguida enviar o desconto
  • Enviar links para uma página na qual o cliente tem acessos aos descontos e usar esse acesso para coletar dados

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O SMS Marketing é uma ferramenta muito poderosa para empresas de todos os portes e segmentos. A realização de disparos para vendas, relacionamento, recuperação de vendas ou atualização de informações são apenas algumas das possibilidades. Mas, para todas essas modalidades, quanto mais rica e segmentada fora a sua base de dados melhor.

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