A estratégia do SMS Marketing é utilizada por muitas empresas a fim de realizar campanhas promocionais, atualizações e comunicados por meio de mensagens de texto pelo celular.
Já falamos em outro artigo desse blog sobre as diversas vantagens das campanhas de SMS Marketing e sobre como utilizá-las para fidelizar clientes. Mas para que as ações sejam realmente eficientes e convertam em negócios é preciso tomar alguns cuidados, como utilizar a linguagem adequada, avaliar a frequência de envio e definir os horários dos disparos.
Por isso, desta vez separamos 8 dicas para ajudar a sua empresa a melhorar as campanhas de SMS Marketing. Confira!
1. Descubra o perfil do público e ajuste a linguagem
Quanto mais informações a sua empresa reunir sobre o perfil do cliente, mais direcionada e assertiva será a abordagem de comunicação – e consequentemente maior será o impacto nas vendas.
Se a estratégia for atingir jovens, por exemplo, a linguagem deverá ser mais informal e antenada, utilizando gírias e assuntos da atualidade para promover identificação e oferecer soluções específicas aos problemas desse público.
Já para clientes corporativos (B2B), deve-se priorizar uma abordagem formal e profissional, com textos curtos e objetivos.
2. Planejamento e Segmentação
Defina os objetivos que sua empresa deseja alcançar com a ferramenta e elabore diferentes estratégias para chegar lá. Se a ideia for aumentar as vendas, por exemplo, envie SMS com promoções, cupons de desconto e divulgação de novos produtos e serviços.
Já para estreitar o relacionamento, faça contato com o cliente em cada etapa do funil de vendas agradecendo pela fidelidade à sua marca.
Pode-se enviar mensagens agradecendo pelo cadastro realizado na internet ou contendo informações sobre o status da compra (pagamento, envio do produto, etc) e do contato com o SAC, entre outros.
3. Comunicação Personalizada
Para melhorar a experiência do cliente e estimular o interesse e a confiança pela sua marca, é importante fazer com que cada destinatário se sinta especial e exclusivo.
Afinal, o interesse é muito maior quando a mensagem parece ter sido escrita diretamente para uma pessoa do que quando aparenta ser um spam.
Por isso, invista em tratamento personalizado: insira o nome da pessoa na mensagem, utilize uma linguagem próxima e ofereça ajuda ou suporte.
4. Frequência na medida certa
Um motivo que costuma atrapalhar o sucesso das campanhas é a frequência errada de envios. Se for pouca, o cliente ou prospect pode ser abordado pelo concorrente.
No entanto, ao receber muitas mensagens, os destinatários sentem-se invadidos e a ação gera aversão, afetando negativamente a imagem da empresa.
Para evitar problemas, estabeleça um cronograma de conteúdo e de frequência de disparos. E se o seu tipo de negócio permitir, faça enquetes ou busque pelo feedback dos consumidores para saber como avaliam a comunicação.
O retorno do usuário é muito importante para ajustar a interação entre empresa e cliente.
5. Disparos somente em horário comercial
Mesmo com a frequência adequada, nenhum consumidor gosta de ser acordado durante a madrugada ou nos finais de semana com SMS promocional.
Por isso, deve-se evitar os horários de descanso e limitar os envios ao período comercial (8h às 19h), quando as pessoas estão mais abertas a contatos. Jamais programe envios após às 21h e antes das 7h.
6. Revisão ortográfica
Tenha muita atenção quanto à grafia dos textos, pois erros de digitação pegam mal para a imagem da empresa e transmitem falta de profissionalismo e desleixo.
Com exceção dos casos pensados para criar aproximação com o público, como utilizar “vc” ao invés de “você” e outras gírias da internet, a revisão ortográfica deve ser formal, e antes de aprovar um disparo, confira cada palavra, acento e a pontuação utilizada.
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7. Identifique-se
Um erro comum e que deve ser evitado ao máximo é esquecer de identificar-se. Quando o destinatário recebe e abre uma mensagem, ele precisa saber de forma rápida e clara quem está enviando.
8. Descadastramento
De acordo com orientação da Anatel, toda mensagem de SMS Marketing deve oferecer ao usuário a possibilidade de descadastramento (opt-out). Essa prática é fundamental para criar relacionamentos duradouros, pois o objetivo de qualquer ação de SMS é conquistar e fidelizar o cliente, e não irritá-lo.
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