Saiba agora mesmo como prospectar clientes

Todos os processos que envolvem a conquista de um consumidor devem estar entre as prioridades de uma empresa, já que sem ele não há venda e, sem vendas, o negócio não obtém a receita necessária para operar.

Saber como prospectar clientes é vital para o mundo empresarial, mas nem todos os gestores sabem fazer isso corretamente. Diante de técnicas e de análise de dados, muitos se perdem e acabam enfrentando problemas.

Neste post, você entenderá melhor a importância desse processo e conhecerá os melhores métodos para se alcançar esse objetivo. Quer aprender? Continue com a leitura!

Por que sua empresa deve investir em prospecção de clientes?

A razão da existência de uma empresa é o cliente, certo? Então não é difícil concluir que as estratégias que visam atrair e engajar o público estão entre as mais relevantes para o sucesso de um negócio.

Aliás, é exatamente na prospecção que o processo de conquista de clientela se inicia. Se isso não for executado da maneira correta, todo o trabalho e esforço da equipe de marketing podem ser desperdiçados.

Observe que, por ser o primeiro contato com o consumidor, é preciso ter em mente a velha máxima de que “a primeira impressão é a que fica”. Ele já conhece a marca e já até forneceu algumas informações, mas essa abordagem pode definir os rumos dessa relação.

Por que e como atrair o cliente certo?

Sua empresa tem o hábito de pegar uma lista de clientes e fazer o contato sem qualquer análise prévia? Saiba que está fazendo uma prospecção ineficiente!

Prospectar exige análises, e isso significa que não basta sair ligando para todos os clientes. Além de ineficiente e caro, essa estratégia não contribui para que os vendedores fechem bons negócios. É preciso mirar na pessoa certa.

A abordagem só deve ser realizada após a qualificação de leads. Caso contrário, sua equipe de vendas pode perder tempo com pessoas que não têm o real potencial de se tornarem clientes — o que é um desperdício de tempo e dinheiro.

Porém, como fazer isso? A primeira dica deste post tem o objetivo de ajudá-lo a mirar na pessoa certa, e se baseia em uma boa análise de dados. Quando a empresa aprende a trabalhar com informações reais e atualizadas, ela amplia suas chances de atrair e engajar o cliente ideal.

Como prospectar clientes com eficiência?

Você já entendeu que a prospecção de clientes é fundamental para a sobrevivência de um negócio e que essa atividade não deve ser direcionada a qualquer pessoa. Agora, é hora de aprender como prospectar clientes com eficiência.

Esse é um desafio para muitas empresas, mas é mais fácil do que parece. Na verdade, seguindo as boas práticas que serão apresentadas, os resultados alcançados serão animadores. Confira!

Entenda o perfil de seu cliente ideal

O primeiro passo para prospectar com eficiência é entender o perfil de seu cliente ideal. Afinal, ainda que muitas pessoas forneçam dados ao negócio, nem todos têm poder de compra suficiente ou podem se beneficiar com o seu produto ou serviço.

Montar esse perfil o ajudará a encontrar o lead certo, o que reduz o tempo da negociação e o custo de aquisição do cliente (CAC).

Use os dados de forma inteligente

Os dados são um dos bens mais valiosos de uma empresa contemporânea. É cada vez mais difícil operar e alcançar bons resultados sem o apoio de informações e análises estratégicas.

Quem deseja prospectar clientes deve ter em mente que a coleta e o uso dos dados de maneira inteligente fará toda a diferença. Além de facilitar a identificação do lead ideal, eles simplificam o contato e garantem que o atendente consiga tomar decisões adequadas.

Aposte em ferramentas de prospecção

A tecnologia é outro elemento indispensável para a prospecção de clientes. Existem diversos canais úteis para entrar em contato com um consumidor, como o e-mail, WhatsApp e SMS, e a tarefa pode ser ainda mais eficiente com ajuda de uma boa ferramenta.

O disparo automático e em massa de mensagens para os leads já qualificados é uma excelente estratégia. Além de simplificar o processo, o recurso garante uma alta taxa de recebimento e abertura, o que atrai e gera resultados reais.

Utilize o telefone em suas estratégias

O telefone é, também, uma ferramenta interessante para prospectar clientes. No entanto, é preciso ter cuidado e planejar muito bem esse contato.

O ideal é que a conversa seja leve e flua com naturalidade. Textos decorados e engessados não geram empatia e podem deixar o interlocutor desconfortável. Entretanto, isso não significa que o uso de gírias e o excesso de informalidade estejam liberados, já que isso não transmite profissionalismo e credibilidade.

Tenha o próximo passo sempre planejado

A prospecção é a primeira interação entre a empresa e o cliente. No entanto, o planejamento precisa pensar além disso e prever os próximos passos, já que esse relacionamento está apenas começando.

Assim, depois de atrai-lo e convencê-lo, é hora de mantê-lo por perto. E como fazer isso? Antes de encerrar a conversa, certifique-se de que o próximo contato esteja marcado. Lembrando que isso pode ser feito com um lembrete via e-mail ou SMS de que você retornará o contato em breve.

Outra dica é não agendar o próximo passo para uma data muito distante, pois isso afeta o engajamento. O ideal é que o intervalo seja menor, mas caso não seja possível, lembre-se de enviar lembretes.

Aprendeu como prospectar clientes? As dicas deste artigo são de grande importância para o crescimento empresarial e, sem dúvidas, o contato com o cliente certo é uma das maiores estratégias a serem aplicadas por seu negócio.

Quando a empresa conhece o seu lead ideal e trabalha para conseguir conquistá-lo, os resultados alcançados são muito mais expressivos. Afinal, não há perda de tempo e dinheiro com contatos que não têm um bom potencial de produzirem receita.

Entenda o que é o CAC e como medi-lo!

Como já dissemos, a prospecção de clientes, quando feita da maneira correta, reduz o tempo da negociação e o Custo de Aquisição do Cliente. Para entender o que é o CAC e como medi-lo, assista ao vídeo abaixo:

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