Gestão de carteira de clientes: como detectar riscos e oportunidades ao seu negócio?

O sucesso empresarial é fruto de diversas variáveis, como produto inovador, qualidade no atendimento, marketing inteligente e gestão de carteira de clientes. Sim! Não basta ter uma lista enorme de clientes, é preciso acompanhar de perto tudo o que acontece com eles.

Em um mercado repleto de inadimplentes, nem sempre é fácil estruturar uma base de consumidores fiéis e que honram seus compromissos. Daí a necessidade de ficar atento aos riscos e oportunidades que sua carteira reserva.

Neste post, você entenderá que a tecnologia é sua aliada no processo de monitoramento de clientes, tornando esse gerenciamento muito mais eficaz e seguro. Quer aprender como fazer isso? Basta continuar a leitura!

Carteira de clientes: tudo o que ela pode trazer ao seu negócio

O cliente é o motivo pelo qual seu negócio trabalha. Conquistá-lo e fidelizá-lo é essencial para o seu sucesso. Afinal, sem consumidores, a empresa deixa de existir.

A carteira de clientes é, portanto, seu instrumento de trabalho. Gestores e empresários de sucesso sabem que o ritmo da produção, a rentabilidade e sua credibilidade no mercado dependem diretamente desse elemento.

Mas você tem o hábito de monitorar e aprofundar seus conhecimentos sobre aqueles que compram de sua empresa? Toda carteira de clientes esconde boas e más notícias e estar atento a isso é o que garante a sua sobrevivência.

Ao mesmo tempo em que existem clientes com excelente potencial de compra, há um número de pessoas que podem gerar transtornos à empresa. A identificação e o monitoramento desses indivíduos conduzem ao sucesso.

Em outras palavras, seja qual for o seu porte ou segmento de atuação, é fundamental ter visibilidade e controle sobre sua clientela. Uma gestão inteligente e eficiente traz tranquilidade e ajuda a operar de acordo com o seu planejamento estratégico.

A importância de detectar riscos na carteira de clientes

Riscos existem, mas é possível trabalhar para que eles sejam identificados e devidamente neutralizados em sua empresa.

Não é nenhuma novidade para você que a concessão de crédito pode esconder armadilhas. Como se esquivar delas? A resposta está em uma atuação estratégica e pautada em dados. O acesso à informação é sua maior arma contra a inadimplência.

Vender a prazo exige uma análise de crédito segura e completa. Fazer isso com base em “achismos” não é uma boa estratégia; o melhor é sempre observar outros fatores, como:

  • relacionamento com o mercado;
  • existência de outras dívidas em aberto;
  • negativações e protestos;
  • situação fiscal de clientes empresariais;
  • processos de recuperação judicial e falência em andamento.

Mais oportunidades de negócio: a vantagem de monitorar a carteira de clientes

Qual organização não gosta de identificar e aproveitar boas oportunidades de negócio, não é mesmo? Afinal, essas capacidades garantem bons lucros e uma posição de destaque no mercado.

A boa notícia é que tudo não passa de análises e observações. Quem conhece seus clientes e o setor em que atua tem mais chances de fechar bons negócios e crescer com segurança e planejamento.

Naturalmente, para que isso seja possível, é preciso monitorar sua carteira de clientes e estar atento a tudo o que acontece com eles.

Alterações repentinas no modo de comprar, negativações e protestos são indicadores de riscos. No entanto, algumas oportunidades podem ser identificadas, especialmente quando se observa o crescimento de um cliente empresarial ou o aumento de compras e do score de crédito de um consumidor.

Antecipando um cliente inativo: as melhores estratégias à sua disposição

Você identificou que seu negócio tem muitos clientes inativos? Essa é uma situação que merece um pouco mais de sua atenção, pois é necessário entender os motivos que fazem com que uma pessoa deixe de comprar.

Conquistar um novo consumidor é mais caro e demorado do que reconquistar e manter um bom relacionamento com os antigos. Mas, atenção: nem todo cliente inativo merece seus esforços!

Na verdade, o ideal é que você avalie o perfil, oportunidades e riscos e, somente depois, comece a implementar estratégias para recuperar o bom cliente. Outra ideia interessante é antecipar o cliente inativo.

Acompanhe de perto a sua carteira e não deixe que essa tarefa fique apenas nas mãos de seus vendedores. Fique atento à diminuição de compras e faça com que o cliente fidelizado compre mais.

Lembre-se que o relacionamento é a chave para que essa parceria seja saudável e duradoura. Por isso, aproveite as oportunidades para entrar em contato, como o aniversário do cliente, uma data comemorativa e campanhas promocionais na empresa.

Tecnologia e gestão de carteira de clientes: uma combinação que rende bons frutos

Gerenciar uma empresa exige muitas habilidades e conhecimentos. O consumidor mudou e isso contribuiu para que o mercado evoluísse e modificasse seu modo de agir e pensar.

A tecnologia, atualmente, é considerada uma grande aliada do universo empresarial. Independentemente do setor, é possível contar com recursos que simplificam, agilizam e ampliam a segurança das transações.

Quando falamos em gestão de carteira de clientes não há como deixar de lado o uso de boas ferramentas. Isso porque, elas garantem que ações importantes sejam executadas em menos tempo e de maneira mais assertiva, como:

  • acompanhamento em tempo real do número de vendas;
  • monitoramento da performance dos vendedores;
  • identificação do risco de inadimplência de cada cliente;
  • higienização e enriquecimento da base de dados;
  • pesquisas automatizadas em bancos de dados externos;
  • identificação rápida de pendências no nome do cliente;
  • manutenção de um relacionamento saudável com o público.

Perceba que o investimento em uma solução vai contribuir para o monitoramento da carteira de clientes. Com esse recurso em funcionamento, é muito mais fácil e seguro identificar riscos e oportunidades e manter-se longe da inadimplência.

A gestão de carteira de clientes é um procedimento de grande importância para as empresas. Conforme visto, monitorar a situação de cada consumidor pode livrá-lo de grandes transtornos ou permitir que seu negócio aproveite boas oportunidades.

Como gestor, é seu papel tomar decisões acertadas e garantir que sua equipe tenha condições de fazer o mesmo. Para isso, conte com o auxílio da tecnologia e faça investimentos inteligentes. Lembre-se de que a automatização de consultas e pesquisas simplifica e garante melhores resultados a esse processo.

Comece a detectar oportunidades e riscos em sua carteira de clientes!

Agora que você já compreendeu a importância de acompanhar de perto e fazer uma gestão de carteira de clientes, é hora de conhecer melhor o Detecta.

Esse software da Assertiva foi desenvolvido especialmente para empresas que precisam manter em dia consultas de inadimplência, crédito, situação fiscal e muito mais. Clique aqui e saiba mais!

Deixe uma resposta