A mobilidade das conexões com a internet já uma realidade e os smartphones são parte do nosso dia a dia mas, apesar disso, uma ferramenta criada há muito tempo, o SMS, ainda é um dos grandes propulsores do marketing mobile. Conheça a seguir um pouco mais sobre o SMS Marketing 🙂
Nenhum outro canal de marketing mobile tem o poder de alcançar as pessoas de forma tão direta e instantânea quanto o SMS marketing. O fato de ser possível enviar uma mensagem de forma ativa e acessar o usuário a qualquer momento faz dessa ferramenta uma grande aliada dos profissionais que desejam vender através do uso de SMS.
Uma boa estratégia de SMS Marketing é pautada sobre alguns pilares, mas dentre eles é preciso destacar o público alvo, o tipo de mensagem e a análise dos resultados.
3 dicas para vender com SMS marketing
Conheça o seu produto e o seu público
Independente de qual seja a sua estratégia de marketing você precisa conhecer o seu produto e o seu público alvo. Você precisa ter em mente perguntas como:
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- Em qual local e situação essa pessoa vai estar quando ler a mensagem?
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- Vai ser possível comprar o meu produto imediatamente?
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- Meu produto pode ser comprado em qualquer dia e horário? Vou estar disponível para atender?
- Qual tipo de call to action vai chamar mais atenção? Ou seja, qual é a dor do meu público?
Essas são algumas das perguntas que ajudam na hora de determinar qual vai ser o texto da mensagem, qual é o melhor horário para disparar, qual é a call to action ideal e até mesmo para onde levar essa pessoa.
Crie uma mensagem impactante
Tão importante quanto conhecer o seu público é construir mensagens de impacto. Uma boa mensagem para uma ação de SMS Marketing precisa começar com duas perguntas fundamentais:
Qual é o objetivo da mensagem – O objetivo da mensagem pode ser despertar interesse e receber um sim, pegar mais informações da pessoa para continuar a conversa, realizar uma venda direta, levar a pessoa até determinado local.
Esse objetivo precisa estar muito claro na hora de criar a mensagem, pois é com base nele que vai ser possível saber quais são os recursos extras necessários para realizar a campanha. Por exemplo, pode ser necessária a criação de uma landing page, de uma mensagem de resposta, a preparação do time de vendas para receber esse contato ou pessoa, etc.
Em que local esse objetivo vai ser cumprido – Tão importante quanto o objetivo da mensagem é saber qual é o último ponto de contato. Ou seja, em qual local esse objetivo vai ser cumprido.
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- Se você pretende apenas receber uma resposta SIM para depois entrar em contato, o objetivo pode ser cumprido imediatamente no celular.
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- Se você pretende levar a pessoa para uma página de cadastro, o objetivo só é cumprido se ela se cadastrar.
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- Se o objetivo é uma venda direta online vai ser necessário levar a pessoa até a página de compra e o objetivo só é cumprido se ela comprar.
- Caso o objetivo da mensagem de SMS seja levar a pessoa até um local físico a pessoa vai precisar se deslocar até o local para que o objetivo seja cumprido.
Conhecer o seu produto, o seu público e criar uma mensagem impactante são dois dos pontos mais importantes a serem observados na hora de tentar realizar vendas por meio de SMS Marketing. O objetivo de quase todos os negócios é uma venda, mas existem diversos tipos de venda e mais de um caminho para que ela se concretize.
Já vimos na Assertiva casos de clientes que tinham o desejo de enviar pessoas para um local físico com a mensagem, mas não deixou uma forma da pessoa saber qual era o endereço do local. Outro que pretendia receber um SIM como resposta para depois entrar em contato, mas não pediu que a pessoa respondesse a mensagem.
Tenha sempre em mente qual é o seu produto, o seu público, o objetivo e como esse objetivo vai ser cumprido. Dessa forma as suas campanhas de SMS Marketing vão ser muito mais efetivas.
Saiba mais sobre SMS: entenda o conceito e conheça as melhores práticas.
Analise os relatórios e resultados
Além de trabalhar bem o seu público e a mensagem é de fundamental importância realizar uma boa análise dos relatórios e dos resultados para descobrir o que funciona melhor para o seu público. Essa análise pode envolver coisas como:
- O horário do envio da mensagem
- O tipo de mensagem
- O segmento/público para o qual ela foi enviada
- A Call to Action
- A página de destino – quando a mensagem contiver links
Essa análise torna possível escolher entre as melhores mensagens, melhores horários, melhores call to action e as melhores páginas de destino para cada público alvo. Através dela é possível impactar em muito o resultado final de uma campanha de SMS Marketing. Vender com o uso de SMS Marketing é relativamente simples para quem utiliza um conjunto de boas práticas, estratégias e testes constantes.
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