Comunicação assertiva no atendimento ao cliente: como utilizar?

Comunicação assertiva no atendimento ao cliente: como utilizar?

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Utilizar uma comunicação assertiva no atendimento ao cliente é dizer tudo aquilo que precisa ser dito, de maneira clara, objetiva e transparente. Neste modelo, a mensagem deve ser transmitida de uma forma que não soe agressiva ou invasiva para o consumidor.

Esse estilo atua como um facilitador da comunicação empresarial, um dos caminhos para o sucesso. Ele precisa estar presente tanto nas interações com o público como na relação entre colaboradores e líderes, fomentando uma cultura e ambiente pautado no respeito e na coerência.

A comunicação assertiva pode fomentar o crescimento da sua empresa e você provavelmente já sabe disso. Agora, como retirar esse conceito da teoria para funcionar concretamente na sua empresa? Essa é a nossa missão neste artigo!

O que é a comunicação assertiva?

A comunicação assertiva pode ser definida como o conjunto de técnicas necessárias para manter um diálogo coerente e eficaz com o outro

Ela serve para alinhar a mensagem da empresa com seus clientes, colaboradores e fornecedores, garantindo unidade de processos, mensagens e rotinas. Com esses três mecanismos em ordem, o sistema é retroalimentado, garantindo um diálogo que informa e gera uma comunicação equilibrada, não agressiva. 

Dentre os principais recursos necessários para uma comunicação assertiva, sem brecha para ruídos e conversas ambíguas, destacamos:

Peter Drucker em seus estudos da primeira metade do século XX já afirmava que 60% de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia na comunicação. E mesmo tanto tempo depois dessa afirmação percebemos que esse ainda é um ponto vulnerável em várias empresas.

O foco nas questões práticas é até compreensível, dada a dinâmica acelerada e as dificuldades naturais do universo empresarial. 

Contudo, é importante perceber que a conquista de uma comunicação assertiva no trabalho está ligada ao pensamento estratégico e às melhorias de longo prazo, necessárias para a manutenção de qualquer negócio.

Quando bem utilizada, a comunicação assertiva no atendimento ao cliente promove equilíbrio e justiça nas negociações, de modo que as soluções geradas sejam sempre benéficas, vantajosas e respeitosas para o emissor e receptor da mensagem.

Quais competências facilitam a comunicação assertiva?

A conquista de uma comunicação assertiva na empresa está pautada na postura e disposição de seus colaboradores. É claro que muito pode ser conquistado com boas políticas e treinamento para a construção de um ambiente organizacional saudável. 

Contudo, algumas competências pessoais podem fazer a diferença ao adotar esse modelo de comunicação. Veja algumas delas:

Esses são 6 pilares comportamentais para ficar atento ao contratar um colaborador. Também podem ser os princípios básicos para disseminar a comunicação assertiva no seu atendimento ao cliente e demais setores de trabalho.

Quais os benefícios do modelo no contato com o cliente?

A ausência da comunicação assertiva no ambiente de trabalho pode ser facilmente identificada. Os problemas de diálogo geralmente resultam em reuniões longas e improdutivas, baixa interação entre colaboradores ou feedbacks imprecisos e agressivos dos gestores.

Em relação ao contato com o cliente os problemas de comunicação podem gerar frustração e insatisfação do público, por sentirem que a empresa não está aberta para resolver ou compreender suas necessidades.

Quem utiliza a comunicação assertiva no atendimento ao cliente consegue gerar a sensação de confiança. Esse sentimento de segurança é automaticamente revertido para a marca, agregando valor às suas soluções e produtos.

O consumidor percebe que a empresa está realmente disposta a ouvi-lo, auxiliá-lo, pois a comunicação assertiva busca uma solução amigável e vantajosa para os dois lados. Transmitindo esses valores de respeito e transparência fica mais fácil fidelizar, assim como conquistar novos clientes para a carteira.

Portanto, quem adota práticas assertivas na comunicação com os clientes — principalmente no pós-venda — também vende mais, uma vez que humaniza o atendimento e traz o consumidor para perto. O investimento em comunicação, tanto no ambiente interno quanto no externo, é também uma injeção no desenvolvimento e perpetuação do negócio.

Como aplicar a comunicação assertiva no atendimento ao cliente?

Agora que tratamos do conceito e suas vantagens, chegou o momento de compartilhar nossas dicas de comunicação assertiva. São questões pontuais que você pode adotar na sua operação e na relação dos seus colaboradores com o público. Confira a seguir.

Invista em treinamento com foco na comunicação assertiva

Lembra que mencionamos que a conquista de uma comunicação direta e empática ocorre da junção de competências naturais, mas também de treinamento?

É nessa etapa que entra a responsabilidade do gestor em realçar qualidades e potenciais de sua equipe, por meio de treinamentos que eduquem e disseminem boas práticas na comunicação.

Além de instruir sobre o que é e ressaltar a importância da comunicação assertiva no atendimento ao cliente, ofereça também técnicas de negociação e de intermediação saudáveis, de rapport, bem como os princípios de uma comunicação de excelência.

Ofereça dados embasados, claros e consistentes

Uma das experiências mais frustrantes no dia a dia do consumidor é sair de um atendimento sem solucionar sua dúvida ou problema. 

Isso ocorre quando o atendente não possui acesso aos dados necessários ou não domina os processos da empresa, de modo a não repassar informações adequadas para o consumidor.

Uma boa solução é criar um fluxo de atendimento dividido por níveis. Essa segmentação facilita a coleta de informações, oferece clareza para o operador e torna o atendimento mais rápido.

Personalize a conversa

Uma pesquisa realizada em 2017 pela Microsoft apontou que 72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e acessem conversas anteriores ao fazer um novo contato com a empresa.

O cliente moderno anseia por um atendimento mais próximo e humanizado. Seu operador deve conciliar os dados com suas habilidades pessoais de saber ouvir, reconhecer as particularidades de cada cliente e demonstrar interesse genuíno em oferecer uma solução.

Utilize os canais mais adequados

A questão do timing na comunicação assertiva não tem a ver somente com a hora certa da abordagem, mas também com o local ideal para fazer contato. O acerto começa na escolha dos canais de comunicação.

Estude o ambiente mais indicado para cada tipo de público. Enquanto alguns se sentem confortáveis com o contato telefônico tradicional, outros se sentirão mais acolhidos e respeitados em meios mais diretos e dinâmicos, como o e-mail ou o SMS

É importante oferecer diferentes formas de contato, mantendo-as abertas para o retorno do público. As pesquisas de satisfação, disponibilizadas ao final de cada atendimento, são uma boa pedida para avaliar a aceitação do público com estes canais.

Estabelecer uma boa relação com o consumidor é primordial para garantir a sobrevivência da empresa, ainda mais nos cenários atuais, que se mostram competitivos e desafiadores.

Utilizar a comunicação assertiva no atendimento ao cliente é um excelente caminho para construir esse alicerce. Utilize essas dicas de forma prática, medindo resultados a partir do feedback dos consumidores e aplicando melhorias, se necessário.

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