Não é porque seu negócio é digital que significa ser mais fácil de gerir. E provavelmente você tenha que explicar isso pra muita gente que não é da área. Acertamos? Por aqui, sabemos bem que para negócios digitais crescerem é preciso as duas mãos coladas na estratégia, um olho no cliente e o outro na inovação. 

Mas também sabemos que a internet tem sim suas facilidades e é pra isso que estamos aqui hoje, para desvendá-las. Neste texto, você vai conferir dicas imperdíveis pra quem quer dar aquela impulsionada no negócio digital e também algumas ferramentas que vão ajudar a gestão desse crescimento. Afinal, de nada adianta aumentar suas vendas sem realmente entender de onde vem essa melhora.

Vamos lá?

Seu negócio digital aproveita todas as vantagens da internet?

Existem diversas vantagens em se trabalhar na e pela internet. E é aproveitando ao máximo essas oportunidades que os negócios digitais prosperam. A verdade é que mais do que aumentar as vendas, é possível gerar (e manter) a relevância da sua marca no seu mercado de consumidores.

Dentre todas as vantagens, destacamos as 4 principais que você não pode perder a chance de aproveitar. Olha só:

1. Grande alcance

Muito se fala do alcance geográfico que a internet proporciona. É claro, afinal uma loja que vendaria seus produtos apenas em São Paulo pode atender também consumidores na Bahia. 

Mas o supertrunfo mesmo é a abrangência de público que você consegue atingir com a internet. Isso abre portas para alcançar diferentes tipos de cliente, os quais você não conseguiria atrair apenas com uma loja física em determinado ponto da cidade.

2. Diminuição de custos

Os negócios digitais têm custos um pouco mais reduzidos porque não precisam gastar com instalações físicas e alto número de funcionários. Além disso, o investimento desse tipo de negócio é geralmente em ferramentas facilitadoras de organização, venda e divulgação. 

Isso varia muito, mas com um bom planejamento e de olho no lifetime value do seu cliente, é possível equilibrar as contas.

3. Poder da comunicação digital

É inevitável, estamos todos conectados. De acordo com a última edição da pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), 70% da população brasileira utiliza a internet. Inclusive, a mesma pesquisa mostra que até mesmo a zona rural do país está conectada.

Ou seja, seu empreendimento deve usar e explorar todo o poder da comunicação digital. É por meio desse canal que sua startup conseguirá oferecer valor e conhecimento ao consumidor, e também fortalecer o vínculo com ele. Falamos mais sobre isso no próximo tópico “como fazer meu negócio digital crescer”.

4. Otimização do tempo

Outra vantagem é a possibilidade de uso de diferentes ferramentas específicas para empreendimentos na internet e que podem ajudar muito. Elas são desenvolvidas para atender e alavancar esse tipo de negócio, simplificando, otimizando tempo e aumentado a produtividade da empresa.

Como fazer meu negócio digital crescer?

Além de aproveitar ao máximo as vantagens que a internet proporciona aos negócios digitais, veja algumas dicas que temos para fazer seu empreendimento crescer:

  • Não pule a etapa de planejamento

É essencial começar uma startup bem estruturada. Por isso, tenha definido sua persona, seus objetivos e suas metas. Tudo isso te guiará na hora de pensar em pontos importantes como a apresentação do seu site (foco na experiência do cliente) e a criação de conteúdo de valor.

  • Domine as redes sociais

Não, as redes sociais não são só um cartão de visita para o seu negócio. Apesar de essa ser uma grande vantagem, esses canais fazem sua marca chegar mais longe e aumentam o desejo de compra. Além disso, é um ponto de contato rápido e prático que permite a via de mão dupla de conversa entre empresa e cliente.

  • Tenha o Marketing Digital como base

Pode ter certeza que estratégias de Marketing Digital bem definidas e implementadas vão impulsionar negócios como statups e fintechs. A ideia é atrair e relacionar-se com sua audiência através de ações online, conduzindo os consumidores ao momento da compra do seu produto.

Uma das maneiras que isso pode ser feito é com a entrega de textos, vídeos e materiais online úteis, que mostrem sua credibilidade no assunto. Essa é a chave para a atração e a fidelização de clientes! 

  • Automatize seu marketing

Saiba que automatizar processos de marketing significa utilizar ferramentas que te ajudem em uma divulgação mais assertiva e na gestão das suas estratégias. Ao contrário do que muitos pensam, a automação serve para entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa, na hora certa. Ou seja, é sim personalizado!

Confira no próximo tópico dicas desse tipo de ferramenta que ajudam negócios digitais a alavancarem vendas.

  • Monitore resultados e aplique melhorias

No primeiro item, sugerimos que você traçasse metas. Neste último, é hora de monitorar os resultados e fazer comparações. 

Seus objetivos foram atingidos? O que ficou faltando? Em que parte do processo poderia haver melhorias? Acompanhe de perto para saber onde você pode tentar não só melhorar, mas também inovar.

7 ferramentas para impulsionar negócios digitais

Ferramentas para negócios digitais são cada vez mais desenvolvidas e aperfeiçoadas para ajudar esse tipo de empresa. Quais você já utiliza por aí?

Dê uma olhada em 7 delas bem importantes para a rotina do seu empreendimento:

  • SimilarWeb – ferramenta ideal para entender seu mercado e acompanhar o desempenho dos seus concorrentes. Com esse tipo de informação é possível ter insights para seu empreendimento e tomar decisões mais assertivas em relação às estratégias de marketing de negócios digitais.
  • Trello – bem útil para a organização e priorização de projetos, além da demanda de tarefas e seus respectivos responsáveis.
  • Canva – esse é um editor online bem prático e instintivo (arrasta-e-solta) para a produção gráfica de materiais de marketing, como posts de mídias sociais, infográficos, panfletos, etc. Apesar de existirem diferentes planos, o uso gratuito da plataforma é bem abrangente.
  • RD Station – ferramenta de gerenciamento e automação de marketing digital. Indicado para empresas que querem aumentar resultados em vendas caminhando junto com o relacionamento com os consumidores.
  • Base Certa – esse recurso funciona como enriquecedor da sua base de dados. Além dessas informações serem utilizadas na hora de traçar estratégias, também podem servir como validadoras. Isso evitaria um tipo de fraude, por exemplo.
  • HelloSign – a assinatura de todas as partes no fechamento de um novo negócio é essencial para ter mais segurança e respaldo. Esse aplicativo permite que seu cliente assine de maneira online os documentos necessários.
  • Google Analytics – essencial para acompanhar os acessos do seu site, das suas redes sociais e dos materiais que sua empresa disponibiliza. Serve para entender os movimentos do seu consumidor e analisar métricas importantes.

Pronto para o seu negócio digital ser o unicórnio do ano?

Se você gostou desse texto que acabou de ler, pode se interessar por este aqui também. Nele falamos sobre como as fintechs podem otimizar os processos de análise de crédito com algumas dicas e ferramentas. Confere lá!

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