7 principais dicas para vender empréstimo consignado por telefone

Quer vender empréstimo consignado por telefone, mas não sabe por onde começar? Desde que foi inventada, essa tecnologia se tornou essencial para a vida humana e, claro, passou a ser muito bem aproveitada pelas empresas.

Segundo dados da Anatel, o Brasil conta com mais de 37,4 milhões de linhas fixas e mais de 228,9 milhões de linhas móveis ativas. Com tantos números disponíveis, não há motivos para deixar essa ferramenta de lado em suas estratégias de vendas, não é mesmo?

Continue a leitura e confira as nossas 7 dicas que o ajudarão a vender mais empréstimos consignados por telefone!

O mercado de empréstimo consignado no Brasil

O mercado de empréstimo consignado atravessa uma boa fase no país. A expectativa é de que a queda das taxas de juros, a recuperação econômica e o aumento da concorrência favoreçam ainda mais esse crescimento.

Aliás, esse potencial é justificado pelos números. Informações do Banco Central demonstram que a concessão de empréstimo consignado bateu recordes em 2018 — foram mais de 18,185 bilhões, um aumento de 33,7%.

E o que se espera para os próximos anos? Especialistas da área afirmam que o mercado continuará a crescer. Com o foco em funcionários públicos e aposentados, há muitas oportunidades e as empresas precisam estar atentas e investir em estratégias de captação e convencimento.

As 7 melhores dicas para vender empréstimo consignado por telefone

Agora que você já descobriu que o mercado de empréstimo consignado está em alta, é hora de aprender a aproveitar todo o potencial das vendas por telefone e aumentar os resultados de sua equipe.

Muitas pessoas têm dificuldades para abordar e convencer o cliente a contratar um empréstimo por telefone, mas existem técnicas que fazem toda a diferença. Quer aprender? Confira as melhores dicas!

1. Capacite sua equipe

A primeira dica é capacitar sua equipe de vendas, pois não há como fazer um bom atendimento por telefone sem treinamento.

O contato por esse canal requer atenção e técnica, já que a conversa precisa fluir naturalmente e não ser inconveniente ou pouco atrativa. Vender é uma arte, mas vender empréstimo consignado por telefone exige ainda mais preparo.

2. Escolha o cliente certo

Sair ligando para todos os clientes de sua base de dados não é a melhor estratégia para vender consignado. Por isso, a segunda dica é estudar o perfil do consumidor ideal e filtrar aqueles que merecem sua atenção e dedicação.

Lembre-se de que nem todo mundo está interessado nesse tipo de produto e que os clientes em potencial costumam ser aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Com esses dados em mente, fica mais fácil decidir para quem ligar primeiro.

3. Tenha um bom script em mãos

Nossa terceira dica está relacionada ao planejamento do contato. Afinal, ter um script de vendas vai orientar o colaborador e o ajudará a definir o que falar e como abordar o cliente.

É interessante destacar que a venda por telefone tem suas particularidades. Como o consumidor não conhece e nem está vendo o vendedor, é possível que exista uma certa insegurança, o que só é superado com as estratégias adequadas.

Por esse motivo, tenha um bom script em mãos, definindo com antecedência como deve ser a apresentação do vendedor, da empresa e do produto e, também, como a conversa deve ser conduzida.

4. Apresente o empréstimo adequadamente

É hora de vender o peixe! Mas você sabe como isso deve ser feito? O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito muito interessante, pois trabalha com a facilidade de pagamento e com taxas menores do que o crédito pessoal.

A ideia é reforçar esses benefícios e fazer com que o cliente conheça muito bem o produto que está sendo oferecido. Para isso, é imprescindível que você faça uma apresentação clara, precisa e segura.

Mostre ao consumidor que você conhece o produto e que ele pode trazer muitos benefícios. Nesse caso, é interessante destacar informações básicas, como a forma de contratação, os prazos, as taxas e os limites de crédito.

5. Trabalhe com informações relevantes

A informação é sua grande aliada na hora de vender empréstimo consignado por telefone. Isso mesmo! Quanto mais dados você tem em mãos, mais fácil será conhecer o cliente e convencê-lo a contratar o crédito.

É importante entender que as informações sobre o produto e sobre o cliente são as premissas para conquistar bons resultados. Se você conhece o empréstimo que está vendendo e consegue apresentá-lo com segurança e clareza, conquistará mais vendas.

Do mesmo modo, quando você conhece o perfil de seu cliente, a estratégia de venda se torna mais focada e eficiente. Enfim, tudo isso garantirá que a apresentação faça sentido e gere engajamento.

6. Aposte na tecnologia

Para que a venda por telefone seja um sucesso, é preciso que você utilize boas ferramentas. A tecnologia é mais uma aliada e há inúmeras opções à sua disposição, como:

  • discadores automáticos;
  • softwares de gravação de chamadas;
  • sistemas de atualização cadastral;
  • software de gestão do relacionamento com o cliente.

Em resumo, o uso de plataformas inteligentes pode contribuir de maneira expressiva para o aumento de suas vendas por telefone. Esses recursos simplificam todas as fases do processo, otimizando tempo e dinheiro para a sua equipe.

7. Conduza o cliente para a compra

Por fim, é essencial esclarecer que a jornada de compra é composta por etapas. Um bom vendedor deve estar atento a isso e conduzir o cliente de maneira estratégica nesse caminho até a concretização da venda.

Em primeiro lugar, você deve chamar a atenção do consumidor. Em seguida, despertar o interesse pelo empréstimo consignado e, posteriormente, fazer com que ele deseje contar com esse crédito. Por fim, é hora de partir para a ação e começar a negociar a venda.

Essa é a estruturação básica de uma venda por telefone e pode ajudá-lo a montar um roteiro de sucesso. Pense nisso!

E então, o que achou das dicas apresentadas? Vender empréstimo consignado pode parecer um grande desafio em um primeiro momento. Porém, como ficou demonstrado, o mercado está em alta e o telefone pode ser o grande aliado de sua equipe.

Aproveite tudo o que aprendeu para planejar a melhor maneira de abordar e convencer seus clientes. Lembrando que boas ferramentas são capazes de aumentar a produtividade de seu time de vendas.

Intensifique as vendas de empréstimo consignado!

Quer aprender um pouco mais sobre a venda de empréstimo consignado por telefone ou qualquer outro meio? Então, clique aqui e confira 7 dicas para colocar em prática!

Deixe uma resposta