Saiba como vender mais empréstimo consignado para negativados

Se você acompanha os artigos do blog, certamente já leu sobre como vender mais empréstimo consignado, certo? Nesse novo post, você vai entender como vender mais empréstimo consignado, mas para os negativados. Vamos lá!

Os negativados (considerando, claro, os públicos-alvos que têm direito ao crédito consignado: aposentados, pensionistas, funcionários de empresas conveniadas, profissionais com FGTS ativo ou servidores públicos), como o próprio nome sugere, são consumidores que já possuem dívidas e, em sua grande maioria, buscam um empréstimo para justamente quitar débitos anteriores. E essas dívidas podem ser de carro, residência, faculdade.

O empréstimo consignado é a linha de crédito com as melhores taxas de juros do mercado. No entanto, é importante ressaltar que as taxas de juros para pessoas negativadas podem ser maiores do que anunciadas para quem está com nome limpo.

Essa variação – mais baixa ou mais alta – das taxas de juros vai depender muito de cada instituição financeira ou o banco que liberou o empréstimo consignado.

Cenário Econômico

Antes de mergulharmos de cabeça nas dicas práticas de como vender mais empréstimo consignado para negativados, precisamos compreender melhor como está o cenário econômico brasileiro.

O Brasil passou por uma grave recessão nos últimos anos que acabou prejudicando o crescimento do país. Desta forma, muitos aposentados, pensionistas e servidores públicos acabaram se endividando e não conseguiram bancar essas dívidas. Ou seja, essas pessoas se tornaram inadimplentes.

Porém, com a definição de um novo presidente para 2019, o mercado financeiro se animou e já está inclusive projetando um Brasil bem melhor para os próximos anos.

E como isso pode impactar você? Com a economia indo bem, os bancos e as instituições financeiras no geral terão mais crédito para conceder.

Outro ponto: as dívidas, principalmente de aposentados e servidores estão aumentando bastante.

De 2017 pra cá o número de pedidos de empréstimo consignado aumentou consideravelmente

Quais as vantagens ao contratar essa linha de crédito?

A primeira delas é: aposentados, servidores ou pensionistas consideram adquirir este tipo de empréstimo, mesmo com restrição no nome, para quitar toda a dívida contraída anteriormente. Sendo assim, eles eliminam uma e, às vezes, várias dívidas de uma só vez e ficam com apenas uma conta para se preocuparem.

Além disso, existe outro argumento que pode convencer o negativado a contratar os serviços da sua empresa: uma vez que o consumidor contratou o serviço de empréstimo consignado e cumpriu com o acordo pagando todas as parcelas corretamente, sem atraso, ele mostra não só para o credor, como para todo o mercado que pode arcar com suas dívidas e se tornar um bom pagador no futuro.

Desta forma, a pontuação no Score (Não sabe o que é score? clique aqui e saiba mais) deve subir um pouquinho.

Como esse recurso geralmente é usado para emergências, o prazo para a liberação do dinheiro é bem rápido. Cerca de 24 horas.

Veja outras vantagens;

  • Taxa de juros mais baixas (importante ressaltar que os juros podem ser maiores comparado com quem tem nome limpo);
  • Disponibilizar o crédito para negativados
  • Não precisa de fiador ou avalista;
  • Parcelas mensais com valores fixos;
  • Dinheiro será descontado diretamente em folha ou no benefício do negativado

Empréstimo consignado On-line

Há também a possibilidade de adquirir um empréstimo consignado para negativados on-line. Ou seja, o endividado não precisa pegar filas em bancos ou instituições financeiras para solicitar o crédito.

A conclusão da solicitação de empréstimo consignado on-line não costuma demorar muito, às vezes é questão de alguns minutos até concretizar o pedido, mas para isso ocorrer de forma tranquila o negativado precisa atender os requisitos impostos pela credora.

Também é importante ressaltar que a margem de empréstimo (ou margem consignável – é aquele valor limite que pode ser descontado do benefício ou salário do indivíduo) pode determinar se é possível ou não concluir a liberação de um novo crédito. Fique atento e pronto para explicar isso ao consumidor.

Exemplos de dívidas mais comuns dos negativados

  • Dívida com Financiamento de Veículo

O carro é um dos bens mais financiados no país. Porém, como em muitos casos as parcelas são altas, elas acabam se tornando o grande vilão das famílias que não conseguem arcar com a dívida.

E é bem comum os negativados com dívidas de veículos buscarem no empréstimo consignado o valor total para a quitação do financiamento.

  • Dívida com Cartão de Crédito

O cartão de crédito é a maior causa de endividamento da família brasileira. Hoje são cerca de 77% das famílias com parcelas atrasadas do cartão de crédito.

E um dos motivos para essa elevada taxa de dívidas com cartão é a maneira como o cidadão paga: muitos brasileiros acabam bancando apenas o mínimo da fatura e não o valor total. Com isto, aquela pequena dívida se torna uma bola de neve gigante, sendo mais difícil de administrar.

Com isto, o empréstimo consignado acaba sendo a solução para quitar parte dessa dívida, ou até mesmo 100% dela.

  • Dívida com Cheque Especial

O cheque especial é o limite de crédito liberado automaticamente na conta do cliente. O ideal é que o crédito seja usado apenas para emergências, mas a grande parcela dos usuários que possuem cheque especial não fazem isso. Desta forma, eles acabam adquirindo uma nova dívida.

  • Dívida com Financiamentos de Imóveis

O grande sonho dos brasileiros é a casa própria. Mas para alguns brasileiros esse sonho acaba se tornando um grande pesadelo quando não conseguem pagar as parcelas do financiamento.

Para quitar essas parcelas vencidas, os consumidores recorrem ao empréstimo consignado, e nunca é demais lembrar: é um dever do operador financeiro informar ao consumidor que o valor emprestado pela credora não pode ultrapassar os 30% de sua renda. Atente-se a isso.

O que achou das nossas dicas?

Está pronto para dar um passo adiante e vender mais empréstimo? Se rolou alguma dúvida sobre o tema, mande sua pergunta nos comentários que nossa equipe irá responder em breve.

Deixe uma resposta