Quem lida com cobranças deve conhecer muito bem os conceitos de higienização e enriquecimento de dados, afinal, eles dizem respeito a estratégias que ajudam a recuperar mais dívidas.

Para alcançar bons retornos, uma assessoria de cobrança precisa ser eficiente ao localizar pessoas e negociar pendências financeiras. Como você sabe, isso só pode ser alcançado com uma boa base de dados — que deve ser sempre rica e atualizada.

Neste artigo, você entenderá melhor o que é a higienização e enriquecimento de dados e terá acesso a dicas para colocar esses processos em prática na sua empresa. Confira!

O que é enriquecimento de dados?

De maneira resumida, o enriquecimento de dados é uma estratégia utilizada por empresas com o objetivo de trazer novos dados e qualificar as informações disponíveis sobre clientes, leads ou fornecedores.

Seu negócio tem todas as informações de que precisa para realizar vendas, cobranças e negociações? Apesar de ser essencial para o funcionamento empresarial, muitas organizações não têm um banco de dados realmente completo e atualizado.

É comum dispor apenas do CPF ou do CNPJ de um cliente, o que nem sempre é suficiente. Se a sua empresa está passando por isso e, constantemente, precisa realizar pesquisas para obter mais informações, então você deve investir no enriquecimento de dados cadastrais, também chamado de enriquecimento da base de dados.

Como a operação é realizada?

Em geral, essa operação é feita em massa — enriquecendo centenas de documentos ao mesmo tempo. Ela permite ao gestor definir o formato em que será entregue o arquivo com os documentos e aquele que receberá as informações de contato da empresa ou da pessoa pesquisada.

Além disso, é possível enviar alguns números de telefones e receber de volta até dez contatos diferentes ou, ainda, telefones da mãe, filhos, pessoas que moram no mesmo endereço ou conhecidos.

Vale a pena destacar que o formato de entrega da pesquisa é pensado para ser compatível com o CRM utilizado pela empresa. Dessa forma, os contatos com inadimplentes e consumidores, bem como a importação das informações para ferramentas de envio de e-mail marketing ou SMS, tornam-se mais rápidos e simples.

O que é higienização da base de dados cadastrais?

O processo de higienização de bases de informações cadastrais é fundamental para manter dados corretos sobre clientes, fornecedores ou leads. Também é essencial para melhorar o sucesso de campanhas de vendas, relacionamentos ou ações de cobrança.

Na prática, ele se aplica a empresas que já têm informações em seu banco de dados, mas elas estão desatualizadas, incorretas ou duplicadas. Para isso, são realizadas diversas tarefas, como:

  • exclusão de registros duplos, como dados de nome, endereço e telefone;
  • padronização de informações, como tipo de logradouro e CEP;
  • validação de endereços e telefones;
  • notificação sobre endereços incompletos, faltando bairro e número, por exemplo;
  • eliminação de espaços em branco e acentuações;
  • normalização do cadastro, corrigindo caixa alta e caixa baixa;
  • identificação de telefones com DDDs incorretos e prefixos antigos;
  • identificação do tipo de pessoa (física ou jurídica).

Perceba que, como o próprio nome sugere, é feita uma verdadeira higienização no banco de dados da empresa. Essa limpeza simplifica as pesquisas e o trabalho dos colaboradores, tornando o cotidiano corporativo mais produtivo e eficiente.

Lembrando que quem utiliza um sistema automatizado de enriquecimento ou higienização, como o Base Certa, também consegue homologar um layout de entrada e um de saída de dados.

Em outras palavras, as informações são padronizadas e classificadas sem qualquer dificuldade ou interferência humana. Para fazer a higienização, basta inserir o arquivo — que pode ser nos formatos CSV ou TXT (gerado no Microsoft Excel ou no CRM da sua empresa) — e aguardar alguns segundos pelo processamento.

Qual a importância desses processos?

Os dados são o novo petróleo. Essa é uma frase que vem sendo repetida em diversos segmentos empresariais e resume muito bem o momento pelo qual o mercado e a própria sociedade estão passando.

As informações sobre os clientes nunca foram tão relevantes como atualmente. Desde dados pessoais e financeiros até preferências de compras, tudo é útil e pode garantir um crescimento saudável e duradouro às empresas.

Nesse contexto, quando falamos em higienização e enriquecimento de dados, logo se percebe que eles servem para ajudar o negócio a ter em mãos sempre a melhor e mais atualizada informação sobre o seu público. Isso gera alguns grandes benefícios, como:

  • facilita a análise de crédito;
  • ajuda no processo de cobrança;
  • previne fraudes;
  • mantém o banco de dados atualizado;
  • melhora o relacionamento com o cliente;
  • fornece insights que ajudam a ampliar as vendas da empresa;
  • melhora as condições de trabalho para os funcionários;
  • aumenta a produtividade e otimiza o tempo da equipe.

Portanto, em um mercado cada vez mais globalizado e concorrido, apostar em higienização e no enriquecimento dos registros empresariais é uma decisão estratégica, capaz de colocar o negócio em uma posição de destaque perante seus concorrentes.

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Como fazer a higienização e o enriquecimento de dados em sua empresa?

Agora que você entendeu o quanto o tratamento de dados pode ser importante para seu negócio, é provável que tenha se interessado e queira aplicá-lo em seu cotidiano. A boa notícia é que essa não é uma tarefa complexa e nós o ajudaremos. Acompanhe dicas que farão toda a diferença!

Faça da tecnologia a sua maior aliada

A primeira dica não poderia ser outra. Afinal, a tecnologia é a grande aliada do universo empresarial e exerce um papel muito importante na higienização e no enriquecimento de dados.

Existem processos que podem ser lentos e pouco eficientes quando executados manualmente, mas algumas ferramentas podem transformá-los, trazendo mais praticidade, segurança e agilidade ao trabalho de seus colaboradores.

Por isso, invista na aquisição de sistemas que automatizem essas tarefas, realizando pesquisas e encontrando informações mais precisas e atualizadas sobre seus clientes. Tenha certeza de que esse simples passo pode minimizar riscos e elevar a produtividade da empresa.

Promova limpezas constantes em seu banco de dados

Você tem o hábito de limpar a casa com frequência? É provável que sim. Afinal, com o tempo, a sujeira começa a se tornar insustentável, gerando até prejuízos à sua saúde e bem-estar, não é mesmo?

No caso da base de dados da empresa, a premissa é a mesma. É fundamental que você adote um cronograma de limpeza e realize esse procedimento com certa frequência. Fazendo isso, você garantirá informações precisas, atualizadas e úteis.

Substitua os dados

Encontrou um dado que não é mais útil? Então ele deve ser descartado e excluído. Apesar de ser uma ideia simples, muitas empresas mantêm informações erradas e desatualizadas em seus cadastros por muitos anos. Isso só prejudica o trabalho dos colaboradores, fazendo com que percam tempo tentando contato por um meio inadequado.

Dessa forma, se você ligou para um número de telefone e foi informado de que ele não pertence mais ao cliente, não demore para substituí-lo por um número real e capaz de assegurar o contato com a pessoa certa.

Monitore os dados registrados

Não basta fazer uma limpeza periódica no banco de dados da empresa, é interessante que você monitore as informações disponíveis. Ou seja, fique atento às mudanças e às falhas que indiquem defasagem e erros.

O monitoramento é uma estratégia fundamental para o contato rápido e eficaz com o consumidor e pode ser decisivo para a recuperação de uma dívida. Afinal, descobrir que não é possível localizar um devedor pode ser um grande problema, não é mesmo?

Aproveite bem as oportunidades de atualizar as informações

Você terá muitas oportunidades para atualizar as informações disponíveis sobre seus clientes, por isso aproveite-as ao máximo!

Sabe aquela visita para uma nova compra ou o e-mail marketing para informar sobre uma promoção? Esses momentos também podem servir para coletar novos dados para a sua base.

Sempre que possível, cheque se os seus registros estão corretos e estimule o cliente a atualizar e inserir novos dados. Você pode, por exemplo, dar incentivos, como um desconto ou uma oferta exclusiva para quem participar.

Insira formulários de cadastros no site e na loja física

Os formulários de cadastro são ferramentas interessantes para quem precisa ampliar e higienizar a base de dados. Eles devem ser inseridos em locais estratégicos, tanto no site da empresa quanto na loja física.

Vale destacar que você pode enfrentar uma certa resistência do cliente em preenchê-los espontaneamente. Por isso, peça apenas o essencial, como nome completo e e-mail. Depois, aposte em ferramentas de pesquisa automatizadas, como o Localize, para completar os dados.

Aposte nas redes sociais para construir um bom relacionamento

Você sabia que 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais e que 58% já pesquisou algum produto ou serviço pela internet? Esses números comprovam que o recurso deve ser incorporado às estratégias de seu negócio e, claro, pode ser útil para enriquecer e higienizar sua base de dados.

As redes sociais se transformaram em uma excelente oportunidade para que as empresas estabeleçam um bom relacionamento com seus clientes e consigam ter acesso a informações estratégicas. Por isso, sua empresa deve aproveitar esse potencial.

Já pensou em promover sorteios em que o requisito de participação seja o simples preenchimento de um pequeno e breve cadastro de e-mail e dados pessoais? Essa estratégia permite um alcance maior de pessoas e também pode ser usada para que os dados sejam atualizados. Lembre-se de que um negócio não sobrevive sem o contato com o consumidor e, claro, sem o acesso a dados que tornem suas decisões mais seguras.

Viu só como a higienização e o enriquecimento de dados podem contribuir para o crescimento de sua empresa?

Diante da grande relevância das informações sobre os clientes, é fundamental que os gestores apostem em estratégias que permitam que os registros sejam sempre úteis e atualizados. Sem dúvidas, esses processos estão entre os mais eficazes. Por isso, não perca tempo e comece a colocar em prática tudo o que aprendeu!

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Conforme mencionado no post, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa na hora de higienizar e enriquecer sua base de dados. Tem interesse no assunto? Clique aqui para entrar em contato com a Assertiva e conheça as soluções que oferecemos!

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