Tudo o que você precisa saber para vender mais empréstimo consignado

saiba tudo sobre o empréstimo consignado

O empréstimo consignado ou crédito consignado ganhou muitos adeptos nos últimos anos em nosso país. Mas você já parou para pensar o que provocou o crescimento dessa linha de crédito? Essa e outras dúvidas vamos responder nesse artigo sobre empréstimo consignado.

Um dos principais motivos para a alta considerável de 16% dos pedidos de empréstimo consignado por parte de aposentados e pensionistas nos cinco primeiros meses de 2018, isso comparado ao ano anterior, é a tal da crise econômica.

Ou seja, o Brasil deixou de crescer economicamente falando e ficou estagnado, o que motivou uma alta taxa de desemprego no país.

E com o desemprego, alguns trabalhadores perderam parte de suas rendas e com isso acabaram recorrendo ao empréstimo consignado. Em alguns casos esses trabalhadores até recorreram aos familiares (que estão nesses perfis: aposentados, pensionistas ou servidores públicos) para conseguirem com êxito essa linha de crédito.

Por que o empréstimo consignado é a primeira opção?

Por ser uma linha de crédito com as taxas de juros mais baixas do mercado, aposentados e pensionistas não pensam duas vezes e acabam optando por este tipo de empréstimo. Uma vez que não dá para comparar, por exemplo, com as altas taxas de juros de empréstimo tradicionais.

Então não deixe de ler o restante do artigo para entender melhor o perfil desses consumidores, além de acompanhar dicas práticas de ferramentas para reduzir custos de aquisição de novos clientes. Vamos lá!

Quem pode pedir empréstimo consignado?

Não são todos os trabalhadores que podem solicitar essa linha de crédito. Veja abaixo os perfis que têm direito ao empréstimo consignado.

tudo sobre empréstimo consignado

Recentemente o governo liberou esta linha de crédito para trabalhadores com FGTS ativo, por isso hoje temos cinco “públicos” que estão aptos a contratarem o empréstimo consignado.

O que é empréstimo consignado?

Empréstimo consignado é um tipo de empréstimo pessoal que é descontado diretamente na folha de pagamento do funcionário (trabalhadores com FGTS ativo, servidores públicos) ou no benefício do INSS (aposentados ou pensionistas).

Outra coisa importante: a data para abatimento da dívida não é negociável, já que as parcelas são descontadas diretamente no dia que cai o salário do trabalhador.

Por fim, um ponto que precisa deixar bem claro ao oferecer empréstimo consignado: o contratante não pode comprometer mais do que 30% do salário bruto. Caso a operadora financeira descumpra essa medida, a mesma poderá ser processada. Fique atento a isso, é muito importante.

Empréstimo consignado para Negativados

Aposentados e pensionistas que estão negativados buscam no empréstimo consignado a possibilidade de quitar de uma só vez a dívida anterior, ou até mesmo as dívidas anteriores.

E essa dívida pode ser de financiamento de um novo carro, parcelas da mensalidade da Universidade do filho, enfim, o empréstimo consignado para os negativados se tornou um importante aliado para melhorar o score desse grupo de pessoas, que estão tentando liquidar as dívidas.

Para entender melhor o cenário dos negativados, acompanhe nosso material aqui.

Você sabe quanto tempo leva para ser aprovado um empréstimo consignado?

Uma vez que o contratante solicitou o empréstimo, é fato que ele está precisando com certa urgência do dinheiro, seja para quitar dívidas, ou até mesmo comprar alimentos para casa.

Por isso que você, enquanto operador da Instituição Financeira, precisa deixar claro para o cliente quanto tempo leva para ser aprovado um empréstimo consignado.

Segundo o Dataprev, o prazo de liberação do consignado INSS, para aposentados e pensionistas, leva, em média, 72 horas. Para trabalhadores de empresas conveniadas, de FGTS ativo e Servidores Públicos o prazo para liberação do dinheiro costuma ser o mesmo.

Lembrando que para a liberação do crédito é exigido documentos para análise. Confira quais são aqui.

Use a Tecnologia a seu favor

Para deixar a equipe de vendedores de empréstimo consignado mais qualificada, uma boa dica é usar a tecnologia a favor de sua empresa.

Desta forma, o CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) vai te ajudar a entender melhor o comportamento de seu usuário, fortalecendo assim as relações com eles. Mas não é só isso.

Sabemos que o mercado de venda de empréstimo consignado não é para todos, por isso conhecer a fundo o seu futuro cliente fará toda a diferença. Mas como fazer isso?

Mais uma vez, usando a tecnologia a seu favor.

Outra estratégia que pode fazer a diferença no seu negócio: atualizar a base de informações cadastrais com frequência. E você pode fazer isso com uma ferramenta muito eficaz quando se trata de higienização e enriquecimento de dados.

O Base Certa é uma tecnologia que pode agir como um buscador de informações que sua empresa já tem, ou também apresentar informações diferentes.

Com isso, sua empresa ganha tempo para vender mais.

VEJA o vídeo e fique por dentro de dicas extras, e também das últimas novidades sobre Empréstimo Consignado.

Como utilizar SMS para impulsionar as vendas de empréstimo consignado

Buscar alternativas para impulsionar as vendas de empréstimo consignado pode ser uma saída para sua empresa faturar mais. Então que tal utilizar SMS para alcançar seu público-alvo de forma rápida e com custo baixo?

SMS é uma ferramenta de comunicação poderosa e que tem uma taxa de abertura que pode chegar a 98%.

Agora que sua empresa tem o público-alvo, o próximo passo é montar algumas campanhas de marketing;

Tipos de Campanhas de Marketing para SMS.

  • Promoção
  • Cupom de desconto
  • Lançamentos de produto.

Depois de definir suas campanhas, o ideal é ficar atento a algumas boas práticas para não fazer feio diante do seu prospect ou do seu cliente.

Venda o peixe, mas não enrole seu cliente; evite erros de ortografia

160. Esse é o máximo de caracteres permitidos no campo de mensagem de SMS. Por isso, nunca é demais ficar um tempo planejando a forma de como sua empresa vai se comunicar com o público-alvo. E como você leu não pode ter textão, tem que ser um texto leve, curto e direto. E principalmente fique atento aos erros de ortografia.

Considere incluir opção opt-out

Assim como no e-mail, o SMS também tem a possibilidade de deixar a opção para o consumidor não receber mais mensagens da sua empresa. Isso é direito de todo usuário.

Independente qual é o objetivo da campanha: se é aquela apenas de relacionamento, ou se é para informar que você acabou de gastar com cartão de crédito.

Inclua a opção opt-out.

Prepare sua equipe para ser a melhor

A qualificação da equipe é um ponto que precisa estar presente na estratégia de sua empresa. Assim seu funcionário ficará mais preparado para executar as tarefas do dia a dia, além de deixá-lo ainda mais motivado.

Confira os exemplos de como qualificar sua equipe;

Antes da ação

Imagine que o operador financeiro é um atleta de futebol. E antes de ‘’entrar em campo’’, ou seja, antes de oferecer os serviços da empresa, ele precisa se preparar para tal.

E assim como jogador de futebol precisa treinar para fazer melhor seu jogo, este operador necessita, digamos, de um ‘treino’ para concluir seu trabalho da melhor maneira possível.

  • Curso Preparatório “Treino”

Além de preparar melhor o funcionário, este investimento fará com que o operador trabalhe ainda mais motivado. Pois é nesse período de estudo que suas dúvidas são tiradas de forma mais tranquila. Sem a pressão do dia a dia. E como estamos vivendo em uma era digital, você pode comprar um curso on-line, evitando que os funcionários se desloquem da empresa para realizar o curso.

  • Alinhe o discurso da equipe 

O script de vendas para empréstimo consignado será muito útil para deixar todos da equipe falando a mesma língua, evitando desta forma ruídos na comunicação com o futuro cliente.

Saiba mais sobre as métricas de SMS

Além de possuir uma alta taxa de abertura de 98%, o SMS também possui vantagens que você não encontra tão facilmente em outros meios de comunicação; veja!

  • Custos menores do que os canais tradicionais;
  • Tempo médio para leitura de apenas 90 segundos;
  • Alto ROI (taxa de conversão);
  • Alcance mais focado e assertivo que os demais canais (TV, rádio e internet)

Esteja de acordo com as normas jurídicas

A instituição financeira que conceder empréstimo consignado acima do limite de 35% da renda do contribuinte está sujeita a receber processo. Isso porque os consumidores estão cobertos pela Lei Federal nº 10.820 de 17 de dezembro de 2003, que regulamentou essa medida para evitar abusos deste nível.

Em 2015, o Governo Federal sancionou uma nova lei que permitiu aumentar o limite de crédito consignado em mais 5%, totalizando agora um novo limite de 35% da renda do consumidor. Porém, segundo a lei, os 5% a mais só poderá ser usado para pagar as despesas com cartão de crédito.

Desta forma, nunca é demais alertar que os bancos não podem passar deste teto de comprometimento de renda.

Gostou? Vamos colocar tudo isso em prática agora?

Agora que você entendeu como está o cenário de empréstimo consignado aqui no Brasil, que tal colocar todas essas ideias em prática?

Se ainda rolar alguma dúvida, comente o post que nossa equipe irá responder suas questões sobre empréstimo consignado.

4 dicas para acelerar as vendas de empréstimo consignado
6 comentários
  1. Boa noite! Amei a explicação! Estou entrando agora nesse ramo. Tem algum curso que posso fazer nessa área do empréstimo consignado?

    1. Olá, Solange! Tudo bem?

      Gostaria de entender melhor o seu cenário. No caso, você já tem a base de contatos ou vai criar uma totalmente do zero?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar