Quando se fala em sistema de disparo de SMS, talvez você dê aquela pequena torcida no rosto pensando: “será que o SMS ainda funciona”?
É só abrir os últimos registros da sua caixa de mensagens, se o boleto está para vencer, se uma encomenda chegou até a sua casa ou se você precisou fazer uma validação de segurança no seu dispositivo, lá está o SMS.
E mais: se essas mensagens foram entregues e lidas, o SMS cumpriu o seu objetivo!
Saiba como aproveitar o potencial e economizar ao máximo com um sistema de disparo de SMS para a sua empresa.
O que faz um sistema de disparo de SMS?
Um sistema de disparo de SMS é uma ferramenta que viabiliza os envios de mensagens de texto. Com esse tipo de recurso, você pode utilizar um leque de funcionalidades para realizar disparos de SMS em massa.
Como veremos a seguir, os recursos de mensagem via SMS podem ser utilizados para uma gama muito variada de utilidades. Nesse sentido, é fundamental contar com um sistema eficiente para realizar os envios, otimizar os disparos de acordo com cada objetivo e, sobretudo, acompanhar os resultados.
Um bom sistema de disparo de SMS é capaz de compilar em um só local desde o encurtador de links até o acompanhamento de respostas e resultados das campanhas de SMS.
Quais as vantagens do sistema de SMS em massa?
As vantagens de um sistema de sms em massa servem aos diferentes objetivos de comunicação e mercados. Se você ainda se pergunta porque apostar as suas fichas em sistema de envio de SMS, confira as principais vantagens a seguir:
Acessibilidade
A acessibilidade se enquadra em umas das mais importantes vantagens do SMS em massa por ser um recurso que abrange praticamente qualquer tipo de aparelho celular.
Seja qual for a tecnologia do sistema operacional ou fator sócio demográfico, o SMS é uma verdadeira ponte que encurta distâncias entre empresas e clientes.
Não importa onde o seu cliente esteja e, independentemente do sinal de internet, a sua mensagem chega do fato onde seu cliente está.
Além disso, por diversos fatores, outros aplicativos de mensagens como WhatsApp ou redes sociais são facilmente desinstalados, ou desconsiderados por recortes de idade, por exemplo.
Por outro lado, o SMS é sempre presente e, por isso, possui esse potencial de alcance!
Baixo custo
Ao passo que os investimentos em mídias digitais aumentam, o tempo e atenção das pessoas estão cada vez mais concorridos e caros!
As formas de comunicação massiva como as campanhas realizadas via meios digitais ou da mídia offline impactam não só um alto volume de pessoas, mas também geram um maior custo.
Na contramão, o SMS ainda é um dos canais favoritos de profissionais de diversas áreas. O SMS Marketing, por exemplo, traz grandes oportunidades de gerar novos negócios e despertar interesse da sua audiência.
Ou seja, alta efetividade, alto alcance e a custos muito menores se comparado aos demais canais!
Alta entrega
O mercado de mensageria estima uma taxa de abertura superior a 90% para campanhas de SMS. Isso quer dizer que além dos custos, este é um canal que gera alta efetividade.
Com o envio de SMS em massa, a sua mensagem tem altas chances de ser realmente “ouvida” pelo seu cliente.
A entrega ocorre quase que de forma imediata, encurtando distâncias e proporcionando oportunidades de abordar o seu cliente em micro-momentos como, por exemplo, em ações combinadas com geolocalização.
Já pensou enviar um aviso ao seu cliente enquanto ele passa próximo do seu estabelecimento, convidando-o para conhecer novidades? Com o SMS isso é possível!
Quando utilizar um sistema de disparo de SMS
Você pode utilizar um sistema de disparo de SMS em diversas etapas da jornada do seu cliente, fomentando ações promocionais, de relacionamento ou até mesmo como uma forma de acrescentar segurança e agilidade a outros processos.
Conheça mais detalhadamente as oportunidades dentro do seu ciclo de negócios:
Campanhas comerciais
O SMS Marketing é uma das formas mais vantajosas que profissionais das áreas de negócios encontram para melhorar os resultados.
Via sms é possível ativar novos produtos, comunicar promoções, oferecer descontos progressivos, ativar ações sazonais, convidar clientes para testar novidades e, inclusive, para promover ações de cross-sell e up-sell para a sua base de clientes.
Lembrete de vencimento de boletos
O envio de SMS também é capaz de trazer mais agilidade e economia na recuperação de clientes devedores. Afinal, com os custos mais baixos que outros tipos de canais de acionamento, ele se torna uma ferramenta-chave no momento de realizar cobranças.
Um exemplo bem prático é se compararmos o custo de acionamento de clientes via ligação. Na telefonia o processo exige o esforço operacional, a hora de trabalho de uma pessoa operadora e ainda o custo da ligação.
Agora multiplique esse custo pela quantidade de clientes presentes em sua carteira para cobrança. Sem considerar que, em alguns casos, pode ser necessário utilizar outros meios para a cobrança até a sua recuperação.
Com um sistema de SMS em massa você pode agendar os envios, mitigando o esforço operacional e a custos muito menores!
Envio de pesquisas
As pesquisas de satisfação ficam ainda mais dinâmicas e têm a oportunidade de obter resultados ainda mais realistas a partir do disparo em massa de SMS.
Isso porque é possível configurar o disparo de SMS com pesquisas a cada vez que um cliente realiza uma compra ou consome um serviço. Além disso, também pode agendar de acordo com o aniversário de contrato, por exemplo.
Com isso, você consegue se comunicar com o seu cliente e ouvi-lo em momentos estratégicos, aproveitando isso para fortalecer o seu negócio e se destacar em relação à concorrência.
Notificações em geral
Enviar alertas, mensagens com dicas e de segurança estão entre as opções de notificações que podem ser enviadas.
Além disso, considere também utilizar para fins que fortaleçam a confiança do seu cliente em você e o ajude a organizar melhor a rotina. Nesses casos, uma boa pedida é realizar confirmações sobre agendamentos, renovação de planos e pagamentos realizados.
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Diferenciais do sistema de SMS em massa da Assertiva
Falamos muito sobre economia e uso estratégico do SMS, pois o canal por si só já gera muitas oportunidades para quem sabe utilizá-lo bem.
O melhor disso é que o Assertiva SMS é uma solução que é capaz de elevar ainda mais o potencial a partir de recursos e funcionalidades que são um grande destaque no mercado de mensageria no Brasil.
Para se destacar frente a sua concorrência é importante investir em ferramentas capazes de trazer essa diferenciação nos mais diversos pontos da sua régua de relacionamento. Saiba como utilizar os grandes diferenciais do sistema de disparo de SMS em massa da Assertiva Soluções:
Gestão das campanhas
A verdade é que sem acompanhar os resultados e tomar atitudes com base em informação, estamos fadados a continuar cometendo os mesmos erros. Por isso, o painel para gestão de campanhas de SMS é um dos destaques sobre o SMS.
Com informações de fácil leitura e interpretação, você pode acompanhar as taxas de abertura, envio, as respostas geradas com a sua campanha e também ter acesso a informações como os melhores dias e horários para enviar SMS.
Envio apenas para WhatsApp ativo
O SMS pode ser muito utilizado também para direcionar o cliente para uma conversa ou negociação em outro canal de comunicação mais síncrono, entre eles o WhatsApp.
Por isso, a Assertiva Soluções criou uma funcionalidade que permite que o disparo só seja efetuado para números com registro de conta ativa no WhatsApp, minimizando perdas nesse tipo de campanha na qual a intenção é direcionar o cliente para outro canal.
Envio apenas para histórico positivo
Essa é uma novidade que traz muito mais economia para os clientes e tem um dos maiores diferenciais no mercado. Assimé possível enviar suas campanhas apenas para números de alta confiabilidade.
Em outras palavras, os números são analisados de acordo com o seu histórico positivo de retorno, isso é se é um número válido e ativo.
Dessa forma, o cliente pode obter uma porcentagem em créditos em relação aos números da sua campanha que não se enquadram nessa categoria. O valor pode ser utilizado nas próximas campanhas, o que gera uma visão de alta economia em médio e longo prazo.
Se você ainda não utiliza SMS em massa para se comunicar com clientes e parceiros, já viu o que pode estar faltando para elevar o potencial de novos negócios da sua empresa.
Mas se você quiser começar a fazer algo realmente diferente dos seus concorrentes e sair na frente, você precisa contar com algo também diferente de tudo que já conhece. Fale com um de nossos consultores e conheça agora o Assertiva SMS.