Quem atua com concessão de crédito B2B enfrenta diversas particularidades em relação aos modelos de crédito direcionados à pessoa física. Entre os fatores que podem nortear melhor uma tomada de decisão está um olhar mais estratégico sobre o faturamento presumido.
Saiba como encontrar essa informação sobre um CNPJ, porque esse tipo de consulta é importante e como combiná-la com outros dados essenciais para uma concessão de crédito para pessoa jurídica de forma segura.
O que é faturamento presumido e como é utilizado na análise de crédito?
O faturamento presumido é uma modelagem estatística que combina dados cadastrais, sociodemográficos e até mesmo do grupo de sócios da empresa para estimar o faturamento bruto anual de um negócio.
Esse modelo segmenta as empresas de acordo com uma pontuação que varia geralmente de 1 a 1000. Com isso, as empresas podem ser enquadradas em alguma das faixas e a partir disso é possível obter uma visão bastante aproximada do faturamento bruto anual de um CNPJ.
Isso é extremamente importante em um processo de análise de crédito, principalmente em um cenário como o do Brasil. Aqui, temos como maioria entre os tipos de empresas pequenos e médios negócios, com isso nem todos disponibilizam de forma adequada e acessível os seus balanços financeiros.
Com o faturamento presumido, obtemos uma leitura do potencial que um CNPJ tem de arcar com as suas dívidas. Em outras palavras, você pode estimar a porcentagem do faturamento comprometida caso a empresa recebesse a concessão do crédito e com isso determinar os riscos sobre essa operação.
Importante dizer também que isso não se refere somente à decisão de conceder ou não um valor a uma empresa. O faturamento presumido também é um recurso a ser avaliado na liberação de uma taxa de juros personalizável de acordo com esses riscos.
Como funciona a análise de crédito com base no faturamento presumido
A análise de crédito com base no faturamento presumido funciona em três etapas básicas: a coleta de dados cadastrais, a análise do perfil de risco e avaliação do desempenho financeiro para calcular a capacidade de pagamento de uma empresa.
Na coleta de dados cadastrais, obtêm-se as informações necessárias para realizar uma busca mais abrangente sobre a empresa. Aqui você pode identificar informações sobre os sócios, consultas anteriores realizadas sobre a empresa, registros de débitos, etc.
Com essas informações em mãos já é possível visualizar o cliente dentro de algum dos perfis de risco determinados por sua política de crédito. Caso sua empresa ainda não tenha uma política de crédito clara, saiba como estruturar uma neste link. Com isso, você pode ter uma parametrização mais clara dos riscos que sua empresa está disposta a correr e como pretende minimizá-los.
Nesse sentido, é importante ter uma “fotografia” sobre como está o histórico financeiro daquele cliente. Para isso, o ideal é ter em mãos o faturamento presumido e, de preferência, algum informe de rendimentos mais recente da empresa tomadora de crédito.
Olhando para essas informações, já é possível ter um histórico de faturamento do seu cliente e perceber a coerência e constância do seu desempenho financeiro ao longo do tempo, resultando em uma estimativa da capacidade do CNPJ para honrar com os compromissos creditícios.
Outra dica adicional, é analisar também a renda presumida relacionada aos sócios da empresa. Isso pode ser extremamente importante em cenários extremos de recuperação judicial em que ocorre a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica e o patrimônio dos sócios pode ser considerado também para recuperação do crédito.
Vantagens da utilização do faturamento presumido na análise de crédito
Para a análise de crédito, existem diversas informações de mercado que podem ser aplicadas de um nível macro ao micro em relação a detalhamento, mas que exigem algumas projeções e cálculos de índices que podem desacelerar as suas vendas e contratos com clientes.
Por isso, vamos detalhar mais algumas vantagens em ancorar a sua análise de crédito com base na faturamento presumido
Simplificação do cálculo da capacidade de pagamento do cliente
Analisar critérios muito específicos podem exigir um nível de especialização maior da sua equipe. Dificultando, inclusive, a consolidação da sua mesa de análise. Por isso, em alguns casos, a melhor alternativa é contar com métodos mais simplificados como a análise com base no faturamento presumido para guiar a sua operação.
Agilidade na avaliação de crédito
Considerando o faturamento presumido como critério principal de análise de crédito, você ganha muito mais agilidade e eficiência. Afinal, o faturamento presumido pode te dar uma visão bastante importante e bom grau de confiança sobre a saúde financeira daquela empresa e do seu comportamento ao longo do tempo, sem precisar se debruçar em um nível detalhado de outras variáveis.
Possibilidade de atender empresas que não possuem demonstrativos financeiros completos
Seja por falta de documentação, organização ou de orientação profissional adequada, muitas empresas não conseguem apresentar consistentemente as suas demonstrações financeiras.
Ainda assim, é possível oferecer oportunidades creditícias para esse tipo de perfil graças ao faturamento presumido.
Validar informações e otimizar esforços de verificação
Caso você disponha de documentação adicional do cliente, o faturamento presumido pode ser utilizado para confirmar a consistência das informações dos demonstrativos financeiros oferecidos.
Além disso, fazer análise sob essa ótica, reduz a necessidade de maiores esforços de verificação de informações financeiras.
Cobrança direcionada
Até agora falamos muito sobre os aspectos positivos do uso do faturamento presumido na análise de crédito, mas essa informação pode ser extremamente estratégica também para o processo de recuperação.
Com isso, você pode dividir sua carreira em grupos, priorizar ações de cobrança com ofertas diferenciadas de negociação e entender o poder de pagamento do débito.
Reativar negócios com clientes inativos
Seja por inadimplência ou por cancelamento espontâneo, é interessante passar a sua base de clientes por ciclos de análises quanto a “fotografia” do seu quadro financeiro.
Assim como na cobrança, você tem alguns insumos para oferecer condições de preços, planos e entre outras formas de retomar relacionamento com os seus clientes.
Como saber o faturamento presumido pelo CNPJ
Para saber o faturamento presumido de uma empresa, você pode contar com soluções de birôs de crédito que retornam a partir de uma busca pelo CNPJ, como o Assertiva Crédito Mix.
O mais interessante dessa solução, especificamente, é que o detalhamento da consulta pode ser realizado sob demanda.
Por exemplo, com a consulta-base, a modalidade mais acessível, você pode saber alerta de óbito; faturamento presumido; participações dos sócios em empresas e Score PF e PJ.
Caso exista a necessidade de uma busca mais completa, você pode encontrar ainda: registro de débitos, cheques, protestos e consultas anteriores sobre aquele CNPJ.
Como escolher entre o faturamento presumido e outras modalidades de avaliação de crédito
A decisão sobre como escolher entre faturamento presumido e outras fontes de informação para análise de crédito deve ser balizada de acordo com alguns fatores a serem pesados, pensando também na sua operação.
Análise do perfil e da realidade financeira da empresa
Ao fazer uma checagem cadastral e uma análise do histórico de desempenho, você pode encontrar algumas inconsistências e alguns sinais de alerta. Por isso, às vezes será necessário ir mais a fundo e prestar mais atenção à estrutura societária, histórico de sócios atuais e antigos, situação de possíveis filiais, situação junto aos órgãos competentes, pedidos de falência e mais.
Risco envolvido
Aqui, quando se fala em risco, pensamos no equilíbrio entre o valor oferecido (seja em capital, produtos ou serviços) e na sua provisão de perda diante do perfil do cliente identificado.
Ao elevar o nível de complexidade da operação e do seu risco, é importante combinar outras formas de análise como observar processos judiciais, dívidas em protesto e até o próprio score de crédito.
Política de crédito
Como qualquer tipo de investimento, cada transação de concessão de crédito caracteriza um “apetite de risco”. Ou seja, o quanto a sua empresa está disposta a se arriscar com determinada operação.
Ela norteará se a sua análise pode ser mais ágil e simplificada, com base no faturamento presumido, por exemplo, ou se será preciso acrescentar variáveis para elevar o nível de segurança da operação.
Dessa forma, é importante lembrar que quanto maior o nível de análise, maior a necessidade de conhecimento da equipe e maior será o tempo de análise.
[forminator_form id=”15153″]
Qual a diferença entre Lucro Presumido e Simples Nacional?
A diferença entre lucro presumido e simples nacional está entre alguns aspectos que ditam regimes diferentes de tributação. Pela semelhança dos termos, lucro presumido é bastante confundido com faturamento presumido.
Por isso, proponho esclarecermos as diferenças entre esses três termos:
Faturamento presumido: é um modelo de predição que utiliza dados demográficos em conjunto com outras informações disponíveis sobre a empresa para estimar o quanto um CNPJ tem de faturamento bruto anual.
Como dito anteriormente, lucro presumido e simples nacional se tratam de modalidades de regimes tributários. Vamos compará-las resumidamente a seguir:
Faturamento | Impeditivos | Contribuição ao INSS | |
Simples Nacional | 4,8 milhões/ano | Quadro societário, apresentar atividades impeditivas específicas do regime. | Contribuição por receita bruta (recolhida na DAS) |
Lucro presumido | 78 milhões/ano | Alguns CNAEs de bancos e seguradoras. | Contribuição patronal de até 20% em folha por funcionário |
Conclusão
Portanto, percebemos que o uso do faturamento presumido para análise de crédito traz os mais diversos benefícios como otimizar estratégias de cobrança direcionada, ganhar agilidade e segurança na mesa de análise de crédito, além de permitir ampliação a sua operação, uma vez que não há necessidade de concentração de atividades em poucos agentes devido ao grau de especialização de análises em outros níveis.
No entanto, é importante ressaltar que a realização de uma avaliação mais detalhada e ancorada também em outros aspectos deve ser considerada conforme os riscos envolvidos, política de crédito e até mesmo o histórico de mercado.
Seja qual for o nível de complexidade desejado ou o formato da sua análise de crédito, o Assertiva Crédito Mix é a ferramenta ideal e mais completa em todos os aspectos. Com a maior base de dados do Brasil, você conta também com uma Plataforma integrada de soluções para análise de crédito e comunicação com clientes.