A concessão de crédito deve ser precedida de uma análise minuciosa do perfil da empresa que solicita. A consulta de CNPJ, por exemplo, é fundamental. Por meio dela, sua empresa evita não só a inadimplência, como reduz os riscos de problemas com agentes públicos.

O DataSebrae, braço estatístico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em sua série histórica de pesquisa sobre inadimplência das empresas, traz dados preocupantes. Entre 2014 e 2016, empresas de pequeno, médio e grande porte tiveram altas taxas de inadimplência.

Além disso, a pesquisa mostrou que 8% das pequenas e médias empresas que tomaram crédito estavam com débitos em aberto há, pelo menos, 90 dias.

Clique aqui e baixe agora o nosso combo de conteúdos sobre como fazer uma política de crédito!

Diante disso, é melhor saber como avaliar a reputação de uma pessoa jurídica antes de fechar negócio, não acha? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e conheça também as vantagens desse processo para você e seus clientes.

Como fazer a consulta de CNPJ?

Para fazer a consulta de CNPJ, é muito importante que você tenha acesso a um banco de dados abrangente o bastante para garantir resultados consistentes e atualizados. Nesse sentido, é fundamental contar com soluções desenvolvidas para viabilizar o acesso a múltiplos perfis, a partir do número do CNPJ, ou mesmo do CPF.

Assim como na Receita Federal, uma consulta que prioriza a análise de risco de crédito seguiria um caminho parecido. Com o número em mãos, você só precisaria pesquisá-lo em um banco de dados atualizado para obter resultados de forma imediata.

Outro tipo de consulta que você pode fazer para reduzir os riscos é a de sócios, processos e operações financeiras. Esses dados também podem ser acessados por CPF ou CNPJ, desde que sua solução tenha um banco de dados amplo o suficiente.

Quais as vantagens para sua empresa?

A consulta de CNPJ é um procedimento indispensável para quem quer ter segurança em suas vendas a crédito. Quando se trata de empresas negociando com outras empresas, os valores são proporcionalmente elevados, se compararmos aos negócios com clientes do tipo pessoa física. Nesse sentido, vale destacar algumas vantagens adicionais. A seguir, saiba mais sobre elas!

Queda da inadimplência

O controle da inadimplência tem relação direta com as suas políticas de concessão de crédito e os critérios que sua empresa adota antes de vender a prazo.

Toda análise prévia de perfil serve para orientar você sobre possíveis riscos em vender para um potencial devedor, inclusive empresas. Dessa forma, quanto mais “afiado” você estiver na hora de detectar um mau pagador, menor será a proporção de clientes que não honram seus compromissos em sua carteira.

Menor probabilidade de fraude

Da mesma forma que há golpes aplicados sobre pessoas comuns de diversos perfis sociais, com as empresas acontece algo parecido. Entre as fraudes mais conhecidas, destacam-se as empresas de fachada, que costumam acobertar negócios ilegais ou aplicar golpes.

Isso reforça a necessidade de proteger o seu negócio de pessoas mal intencionadas, que podem se aproximar sem levantar suspeitas. Essa proteção começa quando você verifica junto aos órgãos de controle se o CNPJ informado realmente pertence a uma organização séria.

Ambiente comercial mais transparente

Na esfera do direito público, tudo que fazemos pode ter alguma repercussão para a coletividade. É o que acontece quando ajuizamos uma causa e sua sentença se transforma em jurisprudência — em outras palavras, serve de base para que causas similares sejam decididas pelos mesmos critérios.

Mais ou menos nessa linha, sempre que sua empresa adota critérios sólidos para conceder crédito estará, de forma indireta, servindo como exemplo para as outras. A consulta de CNPJ, portanto, é um daqueles procedimentos padrão, que garantem um ambiente de negócios menos exposto aos fraudadores e, em consequência, mais seguro e transparente.

Viabilizar bons clientes

Se a concessão de crédito segue procedimentos reconhecidos, inflexíveis e chancelados por órgãos oficiais, naturalmente os maus pagadores vão se afastar. No final, cumpre-se o objetivo maior da análise de crédito, que é garantir a continuidade dessa forma de transação comercial. Fica então assegurado o direito, mas somente a quem, de fato, possa honrar seus compromissos.

Outro aspecto importante é que até mesmo pessoas físicas devem ser avaliadas por seus respectivos CNPJs. Categorias especiais de empresas, como a de Microempreendedor Individual (MEI), contam com algumas condições especiais de crédito.

Essa abertura pode dar margem a empresários com histórico de mau pagador como pessoa física, que utilizam sua condição de empresa para obter crédito ao qual não fariam jus.

Quais os possíveis problemas gerados junto ao fisco?

Não bastasse os riscos da inadimplência, fazer negócios com empresas sem antes consultar o CNPJ pode gerar problemas com a própria Receita Federal.

É o que acontece, por exemplo, quando você emite uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para um CNPJ de uma empresa que não está mais ativa. Nesse caso, o documento será inválido, o que significa perda de tempo e prejuízo, já que a transação torna-se impraticável.

A propósito, empresas cuja consulta revele um CNPJ baixado são fortes candidatas a devedoras, principalmente se a sua situação cadastral for “baixada por inaptidão”, conforme determina a Lei Nº 11.941/09. Tratam-se das empresas que tiveram seus registros cancelados por dívidas, ou seja, seu próprio fechamento já pode indicar propensão à inadimplência.

Caso você já tenha valores a receber de empresas suspensas, com restrições judiciais ou outros problemas junto aos órgãos públicos, o mais indicado é buscar apoio profissional.

Quer controlar a inadimplência? Nós podemos ajudar!

Se você quer retomar os rumos do seu negócio, precisa de soluções sob medida, não acha? Já pensou em ter acesso até mesmo a dados fora do mapa, ou seja, de empresas que você perdeu o contato? Isso já é possível, com o auxílio de ferramentas desenvolvidas para essa finalidade.

Por meio delas, você pode fazer consulta de CNPJ ou CPF ampliando suas possibilidades de análise de crédito e de localização de devedores.

Se é esse o seu caso, ou mesmo se você quiser tirar alguma dúvida, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa a manter a inadimplência sob controle!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar