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5 ferramentas para análise de concorrentes que você precisa conhecer

5 ferramentas para análise de concorrentes que você precisa conhecer

5 ferramentas para análise de concorrentes que você precisa conhecer

Flávio Alfonso Jr. por Flávio Alfonso Jr.
24/06/2021
in Vendas

Um dos quesitos para uma empresa incorporar boas práticas e conquistar mercado é conhecer a fundo quem disputa as mesmas “fatias do bolo”. A melhor maneira de fazer isso de forma eficiente e estratégica é utilizar algumas ferramentas para análise de concorrentes.

Conhecer quem são seus concorrentes é ótimo, mas é essencial que também se entenda por quais caminhos percorrem suas estratégias, como se posicionam as marcas e quão relevante são para o público.

Neste artigo, vamos entender a importância de se analisar a concorrência, conhecer alguns parâmetros-chave dessas análises e, por fim, mostraremos 5 ferramentas para análise de concorrentes que poderão ser especialmente úteis nesse processo.

  • O que extrair das ferramentas para análise de concorrentes?
    • SEO e posicionamento
    • Presença nas redes sociais
    • Universo semântico
    • Políticas de preços
    • Experiência do usuário
  • 5 Ferramentas para análise de concorrentes que você precisa conhecer
    • SimilarWeb
    • SemRush
    • WooRank
    • Família Google
    • Boardfy

O que extrair das ferramentas para análise de concorrentes?

As análises de concorrentes feitas pelas ferramentas que mostraremos adiante (continue lendo!) fazem uma varredura na web e trazem dados que geralmente são agrupados em alguns tipos comuns de parâmetros.

A maioria dessas informações são úteis principalmente para o time de profissionais de marketing, responsáveis pela presença digital e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) da empresa, dentre outras atribuições.

Vamos conhecer alguns desses tipos de dados decorrentes das análises?

SEO e posicionamento

Empresas que pretendem atuar no mercado digital (provavelmente é o seu caso) precisam ter estratégias de SEO no radar.

Assim, saber o que seu concorrente está fazendo neste aspecto ajuda você a trabalhar as palavras certas e escolher os melhores caminhos rumo ao melhor posicionamento no Google.

Presença nas redes sociais

As redes sociais são hoje, para as empresas e marcas, o campo de batalha mais visível e que pode trazer a maior quantidade de insumos sobre o que fazer e que caminhos tomar — e também que caminhos não tomar.

Nesse contexto, é necessário avaliar publicações, interações e como as marcas concorrentes estabelecem a presença nas diferentes plataformas.

Universo semântico

Este é um item muito importante: sobre o que os seus concorrentes estão falando? Que temas abordam e que discussões promovem em suas publicações em blogs, redes sociais e afins?

Geralmente, o universo semântico que uma empresa trabalha na internet é relacionado com o tipo de produto ou serviço que oferece. O detalhe reside nas pequenas variações que chamam a atenção do público.

Dependendo do tipo de resposta (e de informações sobre presença nas redes, como vimos no item anterior), sua empresa pode traçar uma estratégia de conteúdo mais alinhada ou não com o que a concorrência tem abordado.

Políticas de preços

Aspecto que pode ser verificado e analisado tanto no mundo online quanto no offline, a política de preços de uma empresa pode dar algumas pistas sobre como o concorrente faz a composição de seus preços — ou lançar um grande mistério (“como eles conseguem vender nesse preço?”).

Monitorar essa informação permite a você gerir sua própria política de preços com maior segurança, sabendo quando pode — e se pode — conceder desconto ou aumentar a margem.

Experiência do usuário

Quais interfaces o seu concorrente utiliza para vender? Site, aplicativo? Aqui, o fundamental é entender como o desenho dessas plataformas carrega o cliente para a ação e quais elementos são empregados nessa estratégia.

A partir dessas informações de experiência de usuário (ou UX — User Experience), você poderá optar por adotar fluxos condizentes com o público e os tipos de conversões adotados pela sua empresa.

Antes de partirmos para as ferramentas de análise de concorrentes, vale destacar: todas essas informações devem ser trabalhadas em conjunto com dados gerados pelo seu próprio negócio, com vistas a optar pelas melhores estratégias.

5 Ferramentas para análise de concorrentes que você precisa conhecer

SimilarWeb

Esta ferramenta busca e fornece dados de sites de concorrentes, como tráfego orgânico e pago, por localização geográfica e por nicho. 

Também traz informações sobre o comportamento do usuário quando navega pelo site — como, por exemplo, taxa de rejeição, tempo de visita, páginas mais visitadas, dentre outras.

Uma funcionalidade interessante do SimilarWeb é a extração dos dados sobre as fontes de tráfego para o site que partem das redes sociais e de anúncios. Essas são informações estratégicas que podem ser utilizadas em favor de sua empresa.

SemRush

Conhecidíssimo nos círculos de marketing digital e SEO, o SemRush é uma ferramenta poderosa para pesquisa e obtenção de dados de concorrentes. Com ele, você pode comparar as informações da sua empresa com as de seus concorrentes.

A especialidade em SEO da ferramenta não deixa a desejar: é possível obter informações minuciosas sobre palavras-chave, posições de ranqueamento, além de relevância de cada página ou artigo do concorrente.

WooRank

O WooRank é uma ferramenta que, quando inserimos a URL do site a ser analisado, retorna um relatório completo com dados sobre diversos itens comparados com os sites da concorrência, como visitantes, conteúdo indexado pelo Google, SEO (in-site e off-site), análise da página inicial, dentre outros.

Feita a análise, a plataforma confere ao seu site uma nota, sugere pontos de melhoria e uma lista de dicas para aumentar essa nota.

Família Google

O Google oferece um verdadeiro ecossistema de ferramentas, com as mais diversas funcionalidades — provavelmente você já conhece algumas delas!

Bons exemplos para análise de concorrentes são o Google Alerts, que nos avisa de todo conteúdo postado a partir de uma palavra-chave, e o clássico Google Search (a pesquisa comum), na qual podemos pesquisar por termos comuns ao mercado em questão.

O Google também oferece algumas ferramentas mais sofisticadas, como o Google Trends (volume de buscas de palavras-chave em função de tempo e local) e o Keyword Planner (sugestões de palavras-chave com volumes de busca e preço por clique para anúncios no Google Ads).

Boardfy

Falando em preços, o Boardfy é uma das ferramentas mais lembradas quando a intenção é analisar e monitorar os preços praticados pelos concorrentes. 

Poderosa é pouco: a plataforma permite acompanhar, além dos preços da concorrência, quem está vendendo seus produtos na internet e as oscilações dos valores. 

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Flávio Alfonso Jr.

Flávio Alfonso Jr.

Flavio Alfonso é um jornalista com mais de 10 anos de experiência na produção de conteúdo para áreas de gestão de negócios. Ele escreve sobre finanças empresariais, crédito, cobrança, processos cadastrais e gestão de dados em geral. Flavio também é mestre em linguística, especialista em marketing digital e jornalista.

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