No dinâmico e intenso mundo dos negócios, as decisões tomadas são extremamente importantes para os resultados positivos ou negativos das empresas. Por isso, ter em mãos informações detalhadas e confiáveis é indispensável para a tomada de decisões conscientes, momento em que a due diligence ganha espaço como uma prática responsável de solucionar os problemas diários dos negócios.
Neste artigo, falaremos sobre o conceito de due diligence e a sua importância para os negócios, explorando inclusive quais são as diferenças entre compliance e due diligence, quais os métodos mais eficazes para aplicar tais procedimentos e garantir um processo investigativo seguro.
O que é due diligence e qual a sua importância?
Em linhas gerais, due diligence é um processo investigativo profundo realizado pelas empresas antes da tomada de decisões estratégicas, como mudanças comerciais, de marca ou de posicionamento no mercado que impactarão significativamente sua operação.
O objetivo da due diligence é se certificar que as informações que estão respaldando a decisão são confiáveis e percorrem todos os aspectos que eventualmente poderão ser impactados, como, por exemplo, o âmbito financeiro, reputacional, jurídico, operacional.
Implementar procedimentos de investigação prévia é altamente recomendado para as empresas que desejam minimizar os riscos relacionados às transações empresariais, já que o intuito da due diligence é justamente fazer uma análise minuciosa dos problemas potenciais que as mudanças poderão acarretar, reduzindo os riscos legais e financeiros, garantindo que as decisões tomadas se apoiam em dados consolidados.
Além disso, processos de avaliação de risco são valorizados pelo mercado, especialmente pelas grandes corporações que preferem estabelecer relacionamentos comerciais com empresas que se preocupam com os aspectos de segurança e continuidade dos seus negócios.
Qual a diferença entre due diligence e compliance?
Apesar de participarem do mesmo “universo”, isto é, do propósito de conferência, segurança e gestão de negócios, o compliance e a due diligence são matérias diferentes que, em conjunto, tornam os negócios extremamente saudáveis do ponto de vista de tomadas de decisões coerentes e seguras.
A due diligence concentra esforços em análises prévias de informações para, então, basear e confirmar uma transação querida pela empresa. Já o compliance assegura que a empresa cumpre as legislações e regulamentações que incidem sobre os seus negócios, garantindo que ela esteja em conformidade com as normas que de alguma forma lhe impactam.
Isso significa que a due diligence, na realidade, é uma ferramenta mais ampla que o compliance de garantia de conformidade legal, financeira, reputacional e avaliação de riscos para empresa.
Quais são os principais tipos de due diligence?
Por se tratar de um processo bastante complexo e abrangente, existem diversos tipos de due diligence que, a depender da necessidade, focam em análises mais específicas de uma empresa. Os principais processos de due diligence são:
- Due diligence financeira: este tipo de análise visa verificar a saúde financeira da empresa, analisando dados contábeis, balanços, fluxos de caixa e números de inadimplência e endividamento.
- Due diligence jurídica: as investigações sobre os aspectos jurídicos da empresa são essenciais para a verificação de possíveis riscos e problemas da operação, incluindo a avaliação de processos em andamento, contratos com clientes e fornecedores, conformidade regulatória e até cenários de propriedade intelectual.
- Due diligence operacional: as verificações relacionadas aos processos operacionais e de eficiência na gestão de riscos é imprescindível para a empresa ter fôlego para continuar seus negócios, mesmo com eventuais decisões equivocadas.
- Due diligence técnica: os aspectos técnicos envolvem os ativos tecnológicos da empresa, inclusive relacionados à manutenção de fornecedores, softwares e de patentes da empresa.
- Due diligence reputacional: avaliar os aspectos de marca, imagem e reputação da empresa são essenciais para garantir que as questões éticas e sociais estão asseguradas pela empresa.
Como fazer a due diligence na minha empresa?
O processo de auditoria prévia envolve diversas etapas que precisam ser respeitadas para o objetivo final ser alcançado. Dentre essas etapas, destacamos:
Planejamento estratégico
O primeiro passo da investigação prévia é a fase de planejamento, momento em que serão definidos os objetivos da investigação, com a elaboração de um plano detalhado de apuração.
Coleta de informações e documentos
Com um bom plano definido, é hora de reunir os dados que serão usados na investigação, incluindo todos os documentos, registros legais, contratos e relatórios financeiros e operacionais que serão utilizados para embasar a análise.
Análise e avaliação
Uma das partes mais importantes da investigação prévia é o exame minucioso das informações coletadas, quando serão identificados os potenciais riscos e impactos das decisões empresariais.
Relatório final e plano de ação
O levantamento de todas essas informações resultarão em um relatório que vai documentar e formalizar os resultados da investigação prévia, destacando os riscos, as recomendações e o plano de ação para a tomada de decisão.
Quais as ferramentas utilizadas na due diligence?
Até aqui é evidente que o processo de due diligence exige esforços de todos os agentes da empresa que estão envolvidos neste procedimento para que se torne o menos complexo possível e que de fato seja eficaz.
Mas existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas visando facilitar este processo, como, por exemplo:
- Softwares de análise financeira: atualmente existem serviços, como no caso dos ERP’s, que concentram e facilitam a análise de demonstrativos financeiros e indicadores econômicos, exibindo relatórios completos do mapa geral e detalhado da situação financeira da empresa.
- Plataformas de validação cadastral: uma das conferências cruciais de um processo de due diligence e a confiança nos dados apresentados pelos setores, como, por exemplo, saber a veracidade e confiabilidade do número de clientes desta empresa, além de avaliar a validade dos contatos e informações destes clientes, se certificando de não se tratarem de números ou dados fraudulentos. Assim, realizar validação cadastral dos clientes e de seus dados são pré-requisitos para assegurar uma vida financeira saudável e previsível para a empresa.
- Soluções de prevenção à fraude: imagina ter em sua empresa fornecedores e clientes “fantasmas” ou fraudulentos? O prejuízo financeiro que isso gerará para a empresa pode inclusive colocar em cheque a continuidade da empresa. Por isso, ferramentas de checagem de identidade das pessoas com quem a empresa se relaciona é essencial para evitar qualquer tipo de fraude.
- Ferramenta de análise de riscos: softwares que auxiliam na avaliação e identificação de riscos e consideram diferentes áreas da empresa são importantes para acelerar o processo investigativo.
Neste artigo, falamos sobre as tendências mais recentes adotadas pelas empresas para garantir a continuidade saudável de seus negócios, implementando o processo de due diligence como uma forma de tomar decisões mais assertivas e conscientes.
Por isso, a implementação cuidadosa desse processo é essencial para obter sucesso na investigação prévia dos números da empresa, adotando especialmente medidas de verificação e confirmação da identidade de seus clientes e fornecedores. Conheça o Assertiva Autentica e implemente em sua empresa a solução mais robusta de mercado para prevenção de fraudes.