O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, se tornou uma das principais formas de compra e venda de produtos e serviços. Com isso, a segurança destas transações passou a ser uma forte preocupação dos comerciantes que desejam reduzir os riscos relacionados às tentativas de fraudes nas compras online.
Por isso, adotar as melhores práticas para reduzir fraudes não é apenas uma medida cautelosa, mas essencial para que o negócio seja sustentável.
Neste texto, exploraremos quais são as melhores práticas de mercado para reduzir fraudes dos comércio online, detalhando o funcionamento dos sistemas antifraudes e as vantagens da implantação deste processo, além das estratégias mais eficazes para validar a identidade de seus clientes, protegendo as transações e garantindo a satisfação do consumidor final.
O que é um sistema antifraude para e-commerce e como ele funciona?
Um sistema antifraude para e-commerce é uma ferramenta, cujas tecnologias inseridas visam detectar, prevenir e mitigar atividades fraudulentas nas compras em lojas online. Este tipo de tecnologia utiliza algoritmos e inteligência artificial para analisar detalhadamente as características das tentativas de transações que em tempo real possam identificar padrões suspeitos.
Mas é importante saber que um sistema antifraude depende de vários fatores e etapas para obter uma conclusão sobre a transação. O primeiro fator importante é a coleta de dados sobre a transação realizada e também sobre o cliente, além de detalhes relacionados ao pagamento e ao seu comportamento de navegação.
Com essa massa de dados, o sistema antifraude realizará comparações com os padrões de fraudes já conhecidos pela própria ferramenta, tentando identificar anomalias que indicarão a probabilidade de fraude e sugerirá uma revisão manual ou a rejeição automática da compra.
Você sabia que um sistema anti fraude pode integrar diversas tecnologias, como verificação de identidade, análise de IP e até transações fraudulentas já conhecidas na internet com os dados de cartão de crédito? Esta é uma camada adicional de segurança que protege não somente o comerciante, mas também os consumidores que eventualmente podem ter sido fraudados.
Quais as vantagens do antifraude para o e-commerce?
A implementação de um sistema antifraude é a solução para muitas dores de cabeça relacionados às compras falsas, estornos de pagamentos por falta de reconhecimento do comprador e com isso, altíssimos prejuízos financeiros que prejudicam a sustentabilidade do negócio. Assim, as principais vantagens são:
- Redução de perdas financeiras: as fraudes causam significativas perdas financeiras aos e-commerces. Por isso, evitar o sucesso de compras fraudulentas com um sistema que justamente impede ou limita consideravelmente este tipo de conduta, antes de mesmo serem processadas, as chances de perda diminui drasticamente.
- Eficiência operacional: os sistemas antifraude automatizam o processo de detecção e prevenção de fraudes e por isso, as ações e intervenções manuais são reduzidas, permitindo uma equipe enxuta e que foque em processos ainda mais estratégicos.
- Aumento de confiança com cliente final: realizar compras em loja online que se preocupam com a segurança de suas transações torna o cliente muito mais fiel e com grandes chances de repetir as compras.
- Conformidade com as regulamentações do setor: o setor de e-commerce já possui regulamentação em muitos países e as principais exigências estão relacionadas à proteção dos consumidores. No Brasil, o Projeto de Lei 4179/202 ainda em tramitação, tem como principal objetivo regulamentar a medida de segurança de reconhecimento facial dos consumidores que desejam realizar transações em plataforma de comércio online. Assim, a sua empresa estará em conformidade com este projeto de lei, se investir em tecnologias deste tipo.
- Proteção reputacional: as fraudes não prejudicam apenas os aspectos financeiros, mas também afetam intensamente a reputação da marca. Um sistema antifraude eficaz evitará que as fraudes prejudiquem a confiança do consumidor e protegerá a sua marca.
Quais são os tipos de fraude mais comuns no e-commerce?
Fraudadores de e-commerce são consideravelmente criativos e por isso, existem algumas formas de aplicação da fraude, como, por exemplo:
- Fraude com cartão de crédito: este é o tipo mais comum de fraude onde os criminosos usam as informações de cartão de crédito furtados para fazer compras, resultando em estornos de compra e consequentemente, perdas financeiras.
- Fraude de identificação: utilizar identidades falsas ou furtadas é uma maneira comum de fraude para criação de consultas falsas, ou alteração de informações em contas legítimas.
- Fraude para recebimento de reembolso indevido: nestes casos, o comprador informa que não recebeu o produto ou o serviço, apesar de ter recebido, para solicitar um reembolso indevido.
- Fraude de devolução: a devolução de produtos roubados ou danificados, ou a devolução de produtos comprados com dados fraudulentos são uma maneira para o fraudador receber reembolsos indevidos.
Como evitar fraudes em um e-commerce?
Para evitar ou reduzir significativamente os índices de fraude e os danos causados, a empresa deverá combinar algumas medidas que unirão tecnologia, processos estruturados e a adoção de boas práticas.
A validação de identidade com o Assertiva Autentica é uma etapa crucial se o intuito é prevenir as fraudes de identificação. Com essa solução, a veracidade da identificação do cliente ocorrerá em tempo real, combinando a análise dos dados biométricos, análise de documentos e a confirmação de dados pessoais.
Além disso, a confirmação cadastral com o Assertiva Localize verificará a precisão dos dados cadastrais informados pelo cliente no momento da compra, o que reduzirá as fraudes ocasionadas pela utilização de informações falsas ou desatualizadas, garantindo que os dados do cliente sejam válidos e legítimos.
O monitoramento contínuo e análise das transações realizadas no e-commerce poderá ajudar a identificar padrões de comportamento e tendências de comportamento fraudulento, o que permitirá que as lojas online adotem estratégias proativas de prevenção de fraudes.
Como escolher um antifraude para e-commerce?
Escolher o sistema antifraude que mais se adequa às necessidades da empresa pode ser uma tarefa desafiadora, mas alguns critérios são essenciais para contribuir com a decisão:
- O sistema deve conseguir lidar com alto volume de transações, com a possibilidade de escalabilidade conforme o crescimento de seu negócio;
- As inteligências utilizadas na ferramenta devem conseguir detectar os diferentes comportamentos fraudulentos, se atentar especialmente às fraudes de identificação e às informações de cadastro;
- Avalie a reputação deste fornecedor no mercado e analise o custo benefício, lembre-se de que este investimento economizará perdas financeiras muito significativas, além de mitigar o prejuízo do consumidor de seu e-commerce.
Ficou evidente que a implementação de um sistema antifraude é essencial para a evolução de um e-commerce e proteção das compras realizadas em lojas online. Assim, adotar medidas preventivas robustas, como a validação de identidade com o Assertiva Autentica e a confirmação cadastral com o Assertiva Localize podem ajudar a garantir a segurança das transações e a confiança dos clientes.