O maior desafio das empresas é aumentar as vendas e diminuir a inadimplência. O cenário atual, mais do que nunca, tem apresentado obstáculos a esse objetivo em comum e, para tanto, há necessidade de se utilizar técnicas de mitigação dos riscos. O FPD é um importante indicativo criado para auxiliar os negócios nessa empreitada.
O First Payment Default (FPD) é um índice de inadimplência utilizado por milhares de negócios que entendem a necessidade de acompanhar de perto os seus números. Se você ainda não sabe o que é e como utilizar o FPD, este artigo é para você.
O que é FPD (First Payment Default)?
O FPD é um (dos vários) indicador de cobrança. Quando falamos em indicador, nos referimos a números, estatísticas, dados, que apontam algo. A partir dele, é possível fazer análises e tomar decisões importantes para a gestão empresarial.
First Payment Default (FPD) é, na tradução direta do inglês, a inadimplência do primeiro pagamento. O FPD é um importante indicador para o mercado financeiro e é o conceito que se dá quando não há o pagamento da primeira parcela de um empréstimo ou financiamento. É um número que se apresenta em formato de porcentagem, ou seja, quantos por cento de clientes não efetuaram o primeiro pagamento.
Saber o que é FPD é o primeiro passo para uma importante tomada de decisão. A inobservância do primeiro pagamento não é, necessariamente, motivo para alarde, afinal, a inadimplência pode se dar por inúmeros motivos. Porém, serve de alerta para que seja analisada a razão pela qual isso ocorreu.
Qual a importância do indicador FPD?
First Payment Default ou primeira não paga é essencial para empresas que trabalham com concessão de crédito. Como dito acima, caso seja verificado, não significa que haja ocorrência de fraude, mas é o indicativo de que algo não está bem e precisa de atenção.
O grande desafio no FPD é saber avaliar o quanto desse número se refere a uma fraude em potencial ou, então, se tão somente indica inadimplência por motivos não criminosos, como o esquecimento do pagamento ou indisponibilidade de crédito.
Para saber mensurar e entender verdadeiramente o que o FPD está apontando, instituições de concessão de crédito, geralmente, valem-se de empresas especializadas. É a melhor forma de analisar os números de maneira assertiva e tomar decisões conscientes a partir deles.
Vale dizer que além do FPD existem outros indicadores de cobrança que podem (e devem) ser usados em conjunto. Damos destaque ao roll rate e a eficiência da cobrança (EFIC).
O roll rate, também chamado de taxa de rolagem, indica o quanto dos seus clientes com pagamentos em atraso migrou de um mês para o outro na mesma situação. Sabendo qual a faixa de atraso de cada um dos clientes, é possível montar estratégias específicas.
Observe que esse acompanhamento, justamente, só é possível quando se tem em mente quando a primeira inadimplência ocorreu. Ou seja, o FPD é importante, inclusive, para a análise de outros indicadores de cobrança.
Já a EFIC usa o roll rate para analisar a eficiência da cobrança em um determinado período de tempo, ou seja, valores por faixa. Da mesma forma, depende do FPD para se constituir, demonstrada, uma vez mais, o quão essencial é esse índice para o mercado financeiro.
Como reduzir o First Payment Default (FPD) e as fraudes?
A partir do momento que a sua empresa aplica o FPD e sabe analisar esse número, a questão que fica é: quais medidas tomar para ter resultados melhores? O que a minha empresa pode fazer para ter um FPD menor e evitar a ocorrência de fraudes?
O FPD, por si só, não vai resolver o problema da inadimplência e da cultura delituosa: ele vai indicar que existe um problema. Uma vez que o problema foi identificado, cabe à sua empresa tomar providência preventivas e corretivas, dentre as quais podemos mencionar:
Acompanhamento contínuo dos indicadores
Os indicadores existem para serem continuamente analisados. Um negócio de sucesso é aquele que é constantemente estudado, já que isso possibilita:
- identificação de erros e fragilidades;
- verificação de pontos de atenção;
- desenvolvimento de novas estratégias;
- manutenção de processos que estão dando certo;
- implementação de novas tecnologias que facilitam as operações.
Atenção na aprovação da venda
Antes de concluir o negócio, dedique-se a tomar alguns cuidados: fraudes podem ser barradas nesse primeiro contato.
Para isso:
- faça o cruzamento de dados, para se certificar de que são verdadeiros;
- invista na validação cadastral;
- beneficie-se da confirmação de identidade, inclusive por meio de soluções tecnológicas, como é o caso da biometria facial.
Envio de lembretes de pagamento
Não é recomendável cobrar clientes antes do vencimento das parcelas, mas eles podem ser cobrados de maneiras mais sutis e amigáveis.
O envio de lembretes de pagamento é uma forma de garantir que aquele consumidor, provavelmente, não deixe de quitar sua dívida em razão do esquecimento. Além disso, é uma forma de controle da própria empresa, que sempre tem em vista quem deve pagar, quanto e quando.
Essa tática é essencial principalmente quando do primeiro pagamento, já que ainda não faz parte da rotina do seu consumidor e as chances de inadimplência, portanto, são maiores.
Automatização da cobrança
Toda operação da empresa requer investimento em equipe, materiais, recursos etc. O melhor dos mundos é construir operações que sejam eficientes e, ao mesmo tempo, menos custosas.
Para que a cobrança seja tudo isso, invista em um sistema de automatização. Além de acessível a todo tipo de empresa, a automatização diminui a taxa de erros, economiza o uso de recursos físicos e otimiza todo o processo.
Sem contar que a sua equipe poderá se dedicar a tarefas mais desafiantes, contribuindo com o crescimento do negócio por meio do desenvolvimento de novas estratégias.
Empreender é um grande desafio, principalmente com taxas de inadimplência que atingem quase 80% das famílias brasileiras. Mas isso não significa que não existam meios de fazer com que a gestão da empresa seja mais efetiva e segura.
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