O envio de SMS Marketing é uma das formas de atingir muitos clientes e prospects ao mesmo tempo. Esse tipo de ação possui um baixo custo em relação à outras ferramentas e possui alto índice de efetividade. Existem muitas pesquisas que comprovam que a campanha de SMS ainda é um tipo de comunicação que possui alto índice de aceitação entre os consumidores e uma das mais altas taxas de abertura. Isso porque ele segue um formato sucinto de comunicação e é recebido diretamente no celular, sem a necessidade de internet.

Apesar de todas as vantagens que uma campanha de envio de SMS em massa pode trazer, existem casos onde os resultados não saem como o esperado.  Isso acontece porque, ainda que o SMS seja algo popular, são poucas as empresas que fornecem instruções adequadas para o uso de ferramentas de disparo e o mal uso acaba prejudicando as métricas finais para o cliente.

Para que você possa construir uma campanha de SMS preparada para o sucesso, separamos a seguir algumas dicas e regras que você deve levar em consideração antes de programar sua ação. Confira 😀

O que pode prejudicar minha campanha de SMS?

Abaixo, confira alguns erros comuns e que podem prejudicar a eficácia da sua campanha de SMS.

1. Não utilizar o nome do destinatário

Quem nunca recebeu uma mensagem tão genérica que sequer foi possível entendê-la? Quando uma campanha de SMS é criada, é muito importante que você pense em como o seu destinatário vai entender a mensagem enviada e quais as chances de ela ser detectada como spam.

Assim como os e-mails, os SMS também são triados pela operadora para que as mensagens indesejadas sejam retidas. Quando você envia uma mensagem sem identificar com quem quer falar, existem grandes chances de que ela seja enquadrada como spam. Isso significa que sua mensagem sequer chegará ao telefone do seu cliente.

Por isso, sempre escolha um layout de envio com a inclusão da variável de nome dos destinatários. Pode parecer complicado, mas em ferramentas como a oferecida pela Assertiva, basta incluir o nome e subir a base com a configuração que inclui nome e ela será personalizada. Muito legal, né?

2. Deixar de identificar quem está mandando a mensagem

Pode parecer um erro bobo, mas muitas empresas disparam uma campanha de SMS sem identificar quem está enviando. É muito importante que fique claro para quem recebe a mensagem quem foi o responsável pelo envio. Sem essa informação, uma mensagem que seria importante, como uma oferta de renegociação ou promoção, passa despercebida e acaba sendo excluída.

3. Enviar mensagens duplicadas

Quando uma base de dados não é tratada, ou seja, não existe uma validação do formato e da duplicidade de informações, pode ser que a campanha de SMS seja prejudicada. Isso acontece por um motivo muito simples: a mesma pessoa recebe a mensagem mais de uma vez.

Imagine que você se cadastrou em um programa de pontos e recebe todos os dias a mesma mensagem duas vezes. Dificilmente você vai realizar uma compra nesse local ou se lembrar dele de forma positiva.

Por isso, sempre realize a higienização de sua base de dados antes de criar uma campanha de SMS. Esse processo vai eliminar informações repetidas e padronizar dados como: telefone, endereços e nome. Se você ainda não sabe como a higienização de dados funciona, leia esse artigo que fizemos.

4. Utilizar caracteres especiais

Além da determinação de tamanho, que gira em torno de 140 a 160 caracteres, uma campanha de SMS possui determinações em relação ao conteúdo da mensagem. Uma das mais importantes é que não é possível enviar mensagens com caracteres especiais. Ou seja, não é possível utilizar acentos, @, # e outros.

4. O horário e dia do envio

Assim como outros tipos de comunicação com consumidores, o envio de SMS também é regulamentado pelo código de defesa do consumidor. Por isso é necessário sempre tomar cuidado com o agendamento de SMS em horários entre às 21h e 8h da manhã. Além disso, é vetado o envio de mensagens promocionais aos fins de semana e feriados. Fique atento(a)!

Outra ação que pode encaminhar uma campanha de SMS direto para o filtro de spam, é o uso de links completos. Esses são os links copiados exatamente como no navegador, iniciados por https://www. Uma boa solução que pode evitar esses problemas, é usar um encurtador de links, como a nova funcionalidade presente na ferramenta da Assertiva. Com ela, além de encurtar a URL, você ainda consegue acompanhar as métricas de cliques e envios.

6. Não deixar clara qual a ação desejada

A última e mais comum ação que prejudica uma campanha de SMS é deixar de dizer qual a ação esperada do usuário. Ou seja, enviar uma mensagem sem dizer ao consumidor o que ele deve fazer após a leitura. Quando se trata de uma promoção, é importante dizer como ele pode validá-la ou onde ela pode usá-la. Se você espera uma ligação, deixe claro qual é o número e que o cliente deve ligar.

Dizer exatamente o que você deseja como resposta de uma campanha de SMS é uma das chaves para obter resultados positivos. Por isso, privilegie essa informação em sua mensagem SMS.

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