Se seu negócio de alguma forma concede crédito, quer dizer que você aceitou correr riscos. E cá entre nós, essa não é uma decisão fácil, envolve muitos receios, oscilações e estudos. É provavelmente por isso que você está procurando ferramentas para análise de crédito que sejam realmente eficientes. Então, vem com a gente que este texto é pra você!
Para que você não tenha que fazer buscas super extensas, compilamos aqui o que acreditamos serem as melhores ferramentas para uma boa análise de crédito. Além disso, sugerimos alguns softwares de análise de crédito que podem te ajudar.
Está tudo na mão! Vamos começar?
Como a FALTA de ferramentas para análise de crédito pode impactar sua empresa?
Checar o potencial do seu possível cliente é um passo importante do Ciclo de Crédito. É quando entendemos se existe a possibilidade de concessão de crédito e, se sim, em quais condições.
A eficiência (ou não) dessa etapa reflete em diferentes áreas do seu negócio. Um erro bobo numa consulta cadastral pode fazer com que sua empresa perca muito dinheiro.
Uma consulta de CPF desatualizada pode gerar uma oferta incompatível com a realidade do cliente. Ou até mesmo te fazer perder oportunidades de negócio com clientes que aumentaram o score de crédito ao longo do tempo.
Ou seja, seu resultado é diretamente afetado pela falta de ferramentas para análise de crédito bem definidas.
Veja outros 5 erros comuns que podem prejudicar a análise de crédito da sua empresa pelo mesmo motivo:
- Realizar uma análise incompleta que não verifique históricos de utilização de cheque sem fundo e títulos protestados em cartório;
- Aceitar documentos de clientes sem confirmar a veracidade das informações;
- Avaliar um possível cliente apenas pela pontuação em birôs de crédito, sem entender o contexto dele;
- Aceitar grandes propostas de clientes antigos pela justificativa de “eles sempre pagam certinho”, sem fazer uma nova consulta de crédito;
- Confiar única e exclusivamente na avaliação de um agente financeiro (como em casos em que a Caixa Federal avalia o uso do financiamento imobiliário/FGTS ou consórcios).
Bom, já deu pra perceber que muitos prejuízos podem vir desses erros que parecem tão bobos. Então vamos ao que interessa para que sua empresa fuja desses deslizes! Quais ferramentas para análise de crédito devo usar para ter mais garantias?
7 ferramentas para análise de crédito que vão dar outro patamar de segurança a sua empresa
Como empreendedor, você já entendeu que “vender a prazo” e “garantia de pagamento” nunca vão na mesma frase. Mas aqui na Assertiva dizemos com toda certeza que é sim possível correr menos riscos.
Então saiba que se compartilhamos essas ferramentas para análise de crédito aqui com você é porque realmente acreditamos no poder que elas têm. Vamos a nossa lista de ouro:
1) Política de Crédito
A Política de Crédito de uma empresa é um documento em que se pré-define regras e procedimentos para oferecer o pagamento a prazo. É uma maneira mais ágil e segura de realizar a concessão de crédito.
Nessa política encontramos alguns padrões. Por exemplo, as características de um cliente bom pagador, qual o valor e o prazo máximo para cada requisitante e o que a empresa pode oferecer em diferentes situações (renegociação, inadimplência, etc).
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2) Assertiva Crédito Mix
Essa é uma sugestão de um software de análise de crédito, o qual torna o processo bem mais inteligente e seguro.
Com o Assertiva Crédito Mix você consegue fazer buscas unitárias para identificar informações como:
- Propensão de pagamentos
- Restrições financeiras
- Dados cadastrais
Além de ser bem ágil, o legal é que você pode estruturar o tipo de pesquisa de acordo com o seu processo de consulta.
Ah, outra coisa! Com essa ferramenta de análise de crédito você pode fazer consultas tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas, o que é bem importante também.
3) Verificação por WhatsApp
Quanto mais informações tivermos sobre nossos clientes, melhor. Isso é verdade, mas lembre-se de que esses dados precisam ter qualidade.
Ou seja, além de informações verdadeiras, como podemos descobrir com a validação cadastral, precisamos entender se elas realmente estão atreladas à pessoa que as forneceu.
A ideia da validação por contas de WhatsApp é dar ainda mais segurança para a empresa de que será possível localizar tal cliente. Em caso de processos de cobranças, por exemplo, isso é essencial!
4) Validação cadastral
Uma das ferramentas para análise de crédito mais eficientes é a validação cadastral. Esse processo de captar e verificar informações deve acontecer logo nos primeiros contatos com seu possível cliente.
A simples realização do cadastro dele pode trazer informações importantes para a sua análise. Além disso, ter uma base com a qual seu sistema possa cruzar dados pode acusar informações inválidas, evitando as tão temidas fraudes.
5) Score de crédito
Dentro da esteira de crédito (ou ciclo), o score de crédito é uma ferramenta que é sim muito útil. Afinal, ter uma nota redonda de qual a probabilidade de alguém honrar ou não com pagamentos é bem prático.
Mas temos uma ressalva importante! Ainda que essa nota seja dada por um birô de crédito confiável, você precisa entender o contexto da situação do seu cliente. Tenha em mente também a situação do mercado/economia e do seu próprio negócio em relação ao contexto do CPF/CNPJ analisado.
Nossa dica é sempre (sempre mesmo) cruzar informações de outras bases de dados, que vão te dar uma visão mais geral. E, claro, seguir as definições da sua Política de Crédito.
6) Base Certa
Se você quer melhorar sua análise cadastral, esse é o software certo! Isso porque essa plataforma concentra muitas funções úteis ao seu negócio em uma só.
Olha como sua empresa pode utilizá-la:
- Validação cadastral
- Limpeza e atualização da sua base de dados
- Busca de informações em massa
- Incrementação de novas informações de contatos
- Localização de devedores e clientes com dados incorretos
O Base Certa é a maior base de informações cadastrais do Brasil. Então, a partir de um CPF ou CNPJ, o software traz resultados de dados públicos e não sensíveis de fontes públicas ou privadas para você.
7) Business Intelligence (ou Inteligência de Negócios)
Business Intellingence (BI) é a coleta, o monitoramento e a análise de dados. É um conjunto de mecanismos que mapeiam as interações digitais de clientes e consumidores.
Essa é uma das técnicas de análise de crédito mais valiosas porque oferece a sua empresa informações que compõe perfis e cenários analisados. Até mesmo se essa pessoa não for bancarizada.
Isso envolve dados como tipos de aplicativos instalados, uso de serviços de delivery ou de transporte, geolocalização etc. Ou seja, é possível ter uma ideia de consumo e de renda.
E pra acabar essa nossa conversa de softwares, fizemos uma listinha rápida no próximo tópico respondendo uma pergunta frequente. “Mas o que eu ganho usando esses softwares?”.
Por que investir em um bom software de análise de crédito?
- Reduz riscos já que você passa a conhecer o cliente a fundo;
- Evita fraudes com a validação cadastral automática;
- Faz ofertas mais justas e adequadas a cada perfil de cliente;
- Garante agilidade na resposta de pedido ao crédito;
- Diminui consideravelmente taxas de inadimplência;
- Foge de erros amadores como o de digitação de um telefone inválido.
Agora que você já conheceu as melhores ferramentas para análise de crédito, é hora de colocar tudo no papel e analisar suas opções. E como você sempre pode contar conosco aqui da Assertiva.
Temos uma boa notícia!
Se você se interessou por um dos dois softwares de análise de crédito que sugerimos neste texto, temos uma boa notícia!
Você pode pedir uma demonstração gratuita das plataformas para o seu negócio! É só preencher um formulário e aguardar o contato da nossa equipe. Para saber mais sobre o Assertiva Crédito Mix e pedir uma demonstração gratuita clique aqui.