Gerenciar um negócio de empréstimos consignados exige muito trabalho e dedicação. Por isso, adotar um sistema de empréstimo consignado que agilize o processo torna-se uma grande vantagem, pois essas ferramentas têm o potencial de aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a satisfação dos clientes.
Neste post, fornecemos informações sobre como gerenciar seu negócio com um sistema de empréstimo consignado em um só lugar. Aqui, mostramos o que é possível realizar com esse sistema e como ele pode ajudar as operações de empréstimo consignado a alcançar seus objetivos.
A jornada do cliente: preparando a sua operação de crédito consignado
Ao montar uma operação de crédito consignado é preciso ter em mente que será necessário preparar a equipe e estrutura do negócio com um sistema de empréstimo consignado alinhado com um bom processo de análise cadastral e de crédito.
A seguir, vamos falar sobre cada uma dessas fases no processo de concessão de crédito pessoal:
Análise cadastral
Com base nas informações cadastrais fornecidas pelo tomador de crédito, o ideal é fazer uma checagem cadastral em plataformas confiáveis sobre a veracidade das informações.
Esse é o primeiro passo para se certificar de que você poderá encontrar o seu cliente e realizar comunicações sempre que possível. Outra importante função, é evitar que a sua empresa acabe oferecendo crédito a uma pessoa que não é a verdadeira dona daquele documento.
Análise de crédito
Aqui assegura-se a capacidade financeira do cliente de arcar com o valor desejado ou com o valor liberado. Tudo isso vai depender do resultado da análise de crédito, que pode ser realizada de acordo com critérios subjetivos, normalmente através de um agente, ou via score de crédito.
Análise antifraude
A análise antifraude é uma análise muito próxima da vertente cadastral. Isso porque se lá no início o objetivo é checar se a pessoa que solicita o empréstimo consignado fornece dados coerentes sobre ela, nessa etapa você pode se certificar se esta pessoa é realmente quem diz ser.
A partir daí é possível evitar a oferta de crédito para pessoas mal-intencionadas, os reais estelionatários. Depois, evita-se que o cliente cometa uma prática comum que é autofraude, quando o cliente realiza a contratação de algum serviço ou produto e depois afirma não ter realizado a transação e reclama a prática a algum órgão ou intermediário.
Por último, essa verificação detalhada assegura o recebimento dos valores acreditados, uma vez que a fraude pode ser facilmente confundida com uma inadimplência convencional.
Cobrança
É na etapa de cobrança que todas as fases anteriores serão “colocadas à prova”. Isso porque, os riscos da não recuperação de valores aumentam se não houver boa aderência cadastral ou o auxílio de uma ferramenta de checagem cadastral confiável.
Ou ainda, se a política de concessão de crédito foi mais flexível que o necessário ou a análise antifraude foi feita de forma superficial.
Como funciona um sistema de empréstimo consignado?
Um sistema de empréstimo consignado funciona a partir da união de múltiplas soluções que servem a cada uma das etapas essenciais do processo de concessão de crédito.
A ideia é integrar múltiplas ferramentas em apenas uma plataforma. Assim, esse tipo de sistema é capaz de oferecer mais rigor e rapidez nas análises dos clientes que procuram por empréstimo consignado.
Existem algumas funções muito importantes para quem vai trabalhar com consignado.
Um exemplo de plataforma que oferece esse tipo de inteligência operacional para todas essas etapas é a Plataforma da Assertiva Soluções.
Conheça quais informações e quais recursos você pode contar em um sistema de empréstimo consignado e como utilizá-los em cada etapa da jornada do cliente.
Análise e enriquecimento cadastral
Para realizar análises cadastrais, a plataforma da Assertiva Soluções dispõe de duas soluções que podem ser utilizadas separadamente ou complementares.
Com o Assertiva Localize, você pode realizar buscas unitárias através de parâmetros como: nome completo, CPF ou CNPJ. A partir disso, a solução retorna informações essenciais para a verificação cadastral.
Sendo algumas delas: nome completo; telefones fixos e móveis com maior propensão de contato ou nome e telefone de pessoas relacionadas. Este último é um ativo importante também para verificar a identidade do beneficiário do empréstimo.
Com o Assertiva Base Certa, é possível subir planilhas com informações faltantes ou desatualizadas sobre os seus clientes. Depois disso, basta higienizar e enriquecer essas listas de acordo com os dados de retorno esperados. Em outras palavras, com poucos cliques, você efetua todo o processo de atualização e complementa os dados cadastrais em grandes lotes.
Análise de crédito
Para uma análise de crédito mais efetiva, é possível contar outros recursos do Assertiva Localize como débitos, protestos e ações de execução e cheques devolvidos.
Além disso, confira também a score de crédito do cliente, que indica o risco na concessão de crédito para o CPF ou CNPJ consultado, renda presumida e consultas anteriores realizadas por outras empresas.
Outra opção é realizar uma pesquisa ainda mais completa e abrangente com o Assertiva Crédito Mix. Nessa solução existe a facilidade de liberar diversas informações de uma consulta-base (a mais comum) de CPFs ou CNPJs pelo preço de uma!
Aqui, você encontra também informações sobre o limite de crédito, score de crédito de acordo com diferentes períodos (3 e 12 meses) para uma análise mais criteriosa de histórico, informações sobre status na Receita Federal e muito mais!
Análise antifraude e assinatura digital
A fraude é um fator que não foge a nenhum tipo de negócio. Por isso, é importante que na sua operação de consignado você possa ter recursos para se resguardar de possíveis fraudes.
Nesse sentido, existem diversas formas de realizar essa verificação, mas umas das mais modernas e seguras está ligada à verificação biométrica.
O Assertiva Autentica é um exemplo de tecnologia de ponta e extremamente acessível para todos os tipos de negócio.
Com essa solução você tem a opção de adequar o fluxo de validação ou de assinatura de contratos às necessidades da sua empresa.
Primeiro, é possível utilizar a função de assinatura para evitar a autofraude através de contratos criptografados com validade jurídica que recebem uma chave única e que impede qualquer alteração do documento. Essa função indica hora, o local, IP e informações sobre o momento da assinatura, tornando-a mais segura.
Depois, para validação de identidade, a ferramenta apresenta recursos de prova de vida, e biometria facial para garantir a real confirmação.
Cobrança
Na cobrança, o desafio é localizar os devedores e entender qual a probabilidade do inadimplente de realizar um pagamento.
Para esse esforço, combine soluções de localização de devedores via dados cadastrais com uma ferramenta de cobrança para automatizar e organizar o processo.
Nesse sentido, o ideal é contar o Assertiva Localize para encontrar o devedor e depois disso utilizar o score de propensão de pagamento da solução para entender qual será o esforço de recuperação e se aquele cliente precisa de uma priorização na fila de contatos.
Com a carteira de devedores em mãos, é a hora de organizá-la no Assertiva Recupere e executar suas ações de cobrança automatizada.
A solução para a gestão de cobrança conta com todas as soluções mencionadas anteriormente embarcadas em uma única plataforma para ajudar no controle e no acompanhamento das dívidas.
Suba dívidas em lote, crie réguas de cobrança personalizadas de acordo com a etapa e tempo de atraso e dê baixa nos pagamentos de forma unitária ou em massa!
Comunicação com clientes de empréstimo consignado
Todas as etapas anteriores exigem pontos de contato constantes. Na própria Plataforma Assertiva, você conta soluções também para comunicação com clientes.
Com o Assertiva SMS, você faz ações em massa de relacionamento, negociações e é capaz também de priorizar um contato mais próximo com clientes a partir do monitoramento de respostas às campanhas de SMS e tem ainda a opção de enviar mensagens somente a números com WhatsApp habilitado. Isso amplia ainda mais as chances de contato com o devedor!
Para um contato direto, a tecnologia VOIP é um recurso fundamental e mais econômico em relação à telefonia convencional. Acompanhe os registros das chamadas e utilize o recurso de bina inteligente para garantir uma melhor propensão de resposta às chamadas no Webphone da Assertiva.
Controle todas essas soluções em painéis inteligentes e com atualização em tempo real!
Por que não integrar todas as soluções que a sua empresa precisa através de um único sistema de empréstimo consignado? Inteligência em dados e segurança tecnológica: tudo isso em uma plataforma que por anos consecutivos conquista certificações de qualidade (ISO 9001) e Segurança da informação (ISO 27001).
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