Cobrança

O que é régua de cobrança e como ela funciona?

O que é régua de cobrança e como ela funciona?

4 minutos As compras a prazo e as realizadas por recorrência, são as mais populares nos dias de hoje. O parcelamento é muito utilizado para aumentar o poder de compra do consumidor e a recorrência para tornar determinado consumo parte de sua rotina. Apesar de seus pontos positivos, esses dois modelos de negócio apresentam problemas com o recebimento. Uma das soluções mais eficazes para solucionar esse tipo de situação é o uso da régua de cobrança. O que é régua de cobrança? O conceito Continue lendo

O que é e como funciona um score de propensão de pagamentos?

O que é e como funciona um score de propensão de pagamentos?

2 minutos Um dos maiores desafios de assessorias de cobrança e empresas que precisam negociar dívidas é saber quais devedores devem ser abordados e por quais meios. Quando se trabalha com uma carteira de cobrança, principalmente no caso de assessorias, o tempo é o maior inimigo. Cada ligação ou acionamento feito a um devedor que não realiza uma promessa de pagamento, é um outro devedor que aceitaria que deixa de ser abordado. Mas esse desafio tem uma solução. O que é score de propensão de Continue lendo

Quais são as fontes de informação para análise de crédito?

Quais são as fontes de informação para análise de crédito?

5 minutos Nos dias de hoje, com a economia voltando a rodar de forma mais aquecida e o poder de compra sendo devolvido ao consumidor, vemos diversas empresas voltando a conceder crédito. Seja por meio de crediário próprio – independente ou bancarizado -, cartão de crédito, empréstimos e consignados, o mercado voltou a movimentar e exercitar a sua carteira. Dependendo do perfil que esse comerciante ou empresário tem, ele acaba pecando na hora de fazer a análise de crédito. Talvez por ser informal demais Continue lendo

4 passos para reduzir a inadimplência na empresa

4 passos para reduzir a inadimplência na empresa

4 minutos Descobrir como reduzir a inadimplência é um dos grandes desafios de empresas de todos os portes e segmentos. Da grande multinacional à vendinha da esquina, todos enfrentam casos diários de clientes que adquiriram um bem ou serviço financiado e não honraram com o pagamento dentro da data combinada. Nesses casos, descobrir como reduzir a inadimplência na empresa é a missão do departamento de crédito ou financeiro. Como reduzir a inadimplência em sua empresa? 1 – Realize consultas de crédito em todas as Continue lendo

Hack To Change – Como tornar a cobrança mais amigável através da tecnologia?

Hack To Change – Como tornar a cobrança mais amigável através da tecnologia?

4 minutos No último fim de semana, o Instituto Geoc promoveu em parceria com a Assertiva e a Proa Tecnologia Criativa, o seu primeiro hackathon. O Hack To Change – como foi nomeado – foi palco para um desafio que faz parte da rotina de todas as empresas que fazem parte do setor de cobrança: como cobrar de forma amigável e nos horários em que o cliente prefere? Há alguns anos atrás, seria impossível imaginar uma sociedade que reúne todas suas informações mais importantes Continue lendo

NPS: O que é e como ela ajuda a reter mais clientes?

NPS: O que é e como ela ajuda a reter mais clientes?

5 minutos Cada vez mais dentro do mercado estamos focado em apresentar novas funcionalidades e proporcionar novas experiências ao nosso consumidor. Fazer com que ele se sinta parte do negócio como um todo é uma das coisas que mais está em alta no momento, além de começar a entender que o cliente faz parte do processo como um todo e não que ele é o processo. Processo esse que não se resume apenas a captação de novos clientes com a finalidade de vender e Continue lendo

Tipos de discadores para call center e cobrança

Tipos de discadores para call center e cobrança

3 minutos Os discadores para call center são a espinha dorsal de uma operação de cobrança, televendas ou relacionamento em massa. Um discador é um software que recebe uma lista de telefones e disca automaticamente para tentar conectar a pessoa do outro lado da linha com um operador. Todos os tipos de discadores para call center  funcionam com dois estilos básicos de discagem, a discagem horizontal e discagem vertical. Além disso eles têm vários modelos de discagem que devem ser utilizados de acordo com Continue lendo

Como evitar que seus clientes atrasem o pagamento?

Como evitar que seus clientes atrasem o pagamento?

6 minutos A jornada com o cliente, desde o momento em que ele entra em nossa base até o momento em que ele tem acesso ao nosso serviço, por regra, deve ser algo recheado de satisfação e bom aproveitamento. Tanto para gente quanto para o próprio cliente. Para isso acontecer, nós devemos ter uma comunicação extremamente alinhada com toda a equipe e toda a empresa. Independente da área ou do setor, o cliente deve sempre ter a certeza que ele vai usufruir de tudo Continue lendo

Régua de cobrança: como utilizá-la?

Régua de cobrança: como utilizá-la?

5 minutos Automatizar um serviço que anteriormente, era feito por uma pessoa pode ser um recurso que te traga baixa nos seus custos mensais e alta na sua produtividade e resultado. Nos dias de hoje já existem diversas ferramentas que entregam soluções que não dependem da atividade humana durante todo o momento. Para assessorias de cobrança, esse tipo de tecnologia ainda não está muito bem definida, mas com uma boa gestão você consegue implantar uma régua de cobrança. O termo pode parecer diferente no Continue lendo

Como ter uma gestão de cobrança mais eficiente?

Como ter uma gestão de cobrança mais eficiente?

4 minutos Não é novidade para ninguém que nós enfrentamos – e continuamos a enfrentar – uma crise econômica que afetou o poder aquisitivo de boa parte da população brasileira. Com o dinheiro mais curto e os produtos e serviços mais caro, isso contribui ativamente para que à taxa de inadimplência comece a subir de forma significativa. Mais clientes com dívida ativa é uma oportunidade para empresas que trabalham no mercado de cobrança de ter o seu negócio alavancado. Mesmo que à crise continue Continue lendo

Como melhorar os resultados da sua equipe de cobrança?

Como melhorar os resultados da sua equipe de cobrança?

5 minutos O gerenciamento de um time em uma assessoria de cobrança é um grande desafio, pois esse é um segmento que trabalha sempre com tempo e margens apertadas e no qual o resultado é questão de vida ou morte. Em uma assessoria de cobrança, o não atingimento de um resultado mínimo custa a carteira de inadimplentes que está sendo cobrada e, em alguns casos, até o contrato com a empresa que fornece essa carteira. Hoje a tecnologia invadiu esse mercado e todos os Continue lendo

Cobrança por e-mail: como fazer?

Cobrança por e-mail: como fazer?

3 minutos Trabalhar com cobrança não é uma tarefa fácil. Você precisa ter uma estratégia muito bem definida de como abordar, por qual canal e qual é a periodicidade que esse contato será feito. Uma forma bastante utilizada e que vem trazendo grandes resultados para as assessorias de cobrança é a cobrança por e-mail. Por se tratar de uma comunicação que não permite interação com o usuário em tempo real, acertar na mensagem é a chave para o sucesso. Para te ajudar a entender Continue lendo