Cobrança

A cobrança é uma atividade realizada tanto pelas próprias empresas responsáveis por uma dívida, quanto pelas assessorias de cobrança. As assessorias de cobrança são empresas que trabalham com a intermediação entre devedores e credores. Elas podem atuar em cobranças extrajudiciais e em cobranças judiciais, desde que tenham um advogado na equipe.

O alicerce de trabalho para as empresas de cobrança são as chamadas carteiras de cobrança. Elas são enviadas pelas empresas contratantes e são, basicamente, uma base com os dados dos devedores que devem ser cobrados. A partir desses dados, se inicia o processo de cobrança.

Nesta categoria você encontrará artigos relacionados aos principais pontos de interesse para cobrança como:

  • Localização de devedores
  • Tratamento da base de dados
  • Enriquecimento de base de dados
  • Planejamento estratégico de cobrança

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Cobrança por telefone: você sabe como abordar o devedor?

Cobrança por telefone: você sabe como abordar o devedor?

6 minutos A cobrança por telefone ainda é — e será por muito tempo — utilizada como forma de contatar clientes em inadimplência. Tem como vantagem ser uma forma menos constrangedora de estabelecer diálogo, em comparação à cobrança feita pessoalmente. Sem a presença física, ambas as partes podem ficar mais à vontade para renegociar. Contudo, as empresas devem ficar muito atentas em cada ligação. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece, em seus artigos 42 e 71, que a cobrança não pode expor quem Continue lendo

#AssertivaTalks – Planejamento Estratégico de Cobrança

#AssertivaTalks – Planejamento Estratégico de Cobrança

5 minutos Na última sexta-feira (17), realizamos no Castelo Creative Space a primeira edição aberta ao público do #AssertivaTalks. Este projeto começou para promover o compartilhamento de informações entre as áreas internas e, devido ao seu sucesso, acabou tomando proporções e alcance maiores. Para o primeiro evento, selecionamos o tema “Planejamento Estratégico de Cobrança” e contamos com a presença de Matheus Maciel e Thabata Rodrigues, ambos analistas de MIS, com ampla experiência dentro do segmento de cobrança. Carreiras no mercado de cobrança A primeira Continue lendo

[AssertivaCast #001] – Planejamento Estratégico de Cobrança

[AssertivaCast #001] – Planejamento Estratégico de Cobrança

menos de 1 minuto No primeiro episódio do AssertivaCast, nós conversamos com Matheus Maciel e Thabata Rodrigues sobre os diversos temas que envolvem o dia a dia de uma Assessoria de Cobrança como Planejamento Estratégico, MIS, carreira e muito mais. O Matheus é Analista MIS na CRC Cobrança e trabalha realizando analises e ajudando a pautar a estratégia nas carteiras de cobranças das mais variadas. A Thabata tem mais de 8 anos de experiência em grandes Assessorias de Cobrança. Atualmente ela trabalha como Analista Continue lendo

Você sabe quais são os principais riscos da concessão de créditos?

Você sabe quais são os principais riscos da concessão de créditos?

6 minutos Os riscos da concessão de créditos estão presentes no dia a dia de praticamente todas as empresas. Não importa o segmento de atuação: os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, compartilham desafios financeiros parecidos, o que exige uma política de créditos bem definida e uma análise eficiente das informações. Se sua empresa visa reduzir o índice de inadimplência ou está se preparando para começar a fornecer empréstimos e compras a prazo aos consumidores, este artigo é para você. Descubra, a seguir, o que é Continue lendo

Como treinar a sua equipe de cobrança?

Como treinar a sua equipe de cobrança?

5 minutos A recuperação de crédito é uma das áreas que mais exige alta performance das pessoas que trabalham em uma operação. Isso acontece porque, na maioria das vezes, as carteiras cobradas possuem um prazo bastante apertado de recebimento e uma margem baixa de lucratividade unitária. Ou seja, é preciso cobrar rápido e receber o máximo possível. Levando este cenário em conta, como treinar a sua equipe de cobrança de forma ágil e efetiva para alcançar bons resultados? Conheça a seguir boas práticas para Continue lendo

Confira os 7 principais motivos da inadimplência no Brasil

Confira os 7 principais motivos da inadimplência no Brasil

6 minutos A gestão de uma empresa depende, entre outros fatores, de sua saúde financeira. Um dos maiores desafios enfrentados é o aumento da taxa de inadimplência, que traz grandes prejuízos para o funcionamento de um negócio. Lidar com esse tipo de situação exige a criação de políticas de cobrança e de concessão de crédito bem estruturadas. Para fazer isso, entretanto, é preciso entender quais são os principais motivos da inadimplência. Neste post, vamos explicar melhor o assunto. Continue a leitura e entenda as Continue lendo

Qual o perfil do profissional de cobrança? Conheça aqui!

Qual o perfil do profissional de cobrança? Conheça aqui!

6 minutos Se por um lado o recente aumento na taxa de inadimplência brasileira preocupa, por outro abre um amplo território para a atuação do profissional de cobrança. Nesse contexto, a demanda por pessoas qualificadas naturalmente aumenta e, consequentemente, os custos de contratação também. As pequenas e médias empresas (PMEs) são particularmente mais sensíveis em um cenário econômico recessivo e com a insolvência aumentando. Por isso, conhecer o perfil das pessoas certas para realizar a importante função de cobrar é essencial. Confira este post Continue lendo

Como dar feedback no call center?

Como dar feedback no call center?

4 minutos O feedback no call center é um processo constante, realizado entre gestores e equipe, com o objetivo de promover a evolução profissional através do compartilhamento de pontos positivos e negativos. Quando o assunto é call center, muita gente tem a imagem de um ambiente bastante hostil e rígido. Essa imagem, aliada à necessidade de alta performance, fazem das grandes operações um local muito propício para o turnover, termo que identifica a rotatividade de funcionários. Entre os fatores que influenciam essa movimentação de Continue lendo