Cobrança

A cobrança é uma atividade realizada tanto pelas próprias empresas responsáveis por uma dívida, quanto pelas assessorias de cobrança. As assessorias de cobrança são empresas que trabalham com a intermediação entre devedores e credores. Elas podem atuar em cobranças extrajudiciais e em cobranças judiciais, desde que tenham um advogado na equipe.

O alicerce de trabalho para as empresas de cobrança são as chamadas carteiras de cobrança. Elas são enviadas pelas empresas contratantes e são, basicamente, uma base com os dados dos devedores que devem ser cobrados. A partir desses dados, se inicia o processo de cobrança.

Nesta categoria você encontrará artigos relacionados aos principais pontos de interesse para cobrança como:

  • Localização de devedores
  • Tratamento da base de dados
  • Enriquecimento de base de dados
  • Planejamento estratégico de cobrança

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Base de dados atualizada: entenda qual é a sua importância!

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7 minutos A pressão que os profissionais de cobrança sentem no dia a dia é muito grande. Procurar as pessoas inadimplentes e oferecer um acordo viável para ambas as partes é o objetivo. Porém, isso precisa ser feito rapidamente e com o alcance de bons resultados. Você sabe como chegar a esse patamar? A resposta está na base de dados atualizada. Por meio dessa prática, você organiza e alimenta as informações dos clientes, o que evita perda de tempo e de dinheiro na procura Continue lendo

Cobrança judicial: entenda agora mesmo como funciona!

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7 minutos Diante da inadimplência, a empresa precisa estruturar formas de cobrar os clientes e recuperar os seus créditos. Porém, nem sempre os meios extrajudiciais e amigáveis trazem os resultados esperados, fazendo com que o credor precise recorrer à cobrança judicial para receber os valores devidos. Você sabe como funciona esse procedimento? Quando se fala em processo judicial, é comum surgirem dúvidas sobre como é feito o procedimento, e as vantagens e as desvantagens dessa alternativa. Pois é exatamente por isso que preparamos este Continue lendo

Conheça 6 métodos de abordagem de cobrança para diferentes perfis

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8 minutos Sua empresa tem desenvolvido métodos de abordagem de cobrança? Se a resposta for não, é possível que esteja perdendo receitas, sabe por quê? É simples: o consumidor inadimplente pode ser encontrado em diferentes perfis. A Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), feita pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), mostrou informações que refletem bem essa questão. Segundo o estudo, realizado em 2017, a renda familiar e o tipo de dívida (cartão, cheque especial etc.) precisam ser avaliados pelas empresas. Afinal, Continue lendo

Collection score: entenda como funciona e conheça as vantagens para o seu negócio

Collection score: entenda como funciona e conheça as vantagens para o seu negócio

6 minutos Você já ouviu falar no collection score? Como você sabe, um dos maiores desafios das empresas contemporâneas é a análise de risco durante as cobranças. Afinal, saber se o cliente responderá positivamente às suas tentativas de negociação nem sempre é fácil, não é mesmo? Inúmeras situações levam alguém a se tornar inadimplente e há uma série de fatores que fazem com que ele permaneça nessa situação. Para recuperar esse crédito, a empresa precisa ser estratégica. Neste post falaremos um pouco mais sobre Continue lendo

Como definir as prioridades no processo de cobrança de cliente?

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6 minutos A cobrança de cliente é um processo comum em toda empresa. Entretanto, ainda é um assunto que pode trazer grandes constrangimentos, tanto para o gestor do setor quanto para os colaboradores responsáveis pelo operacional. Em momentos de instabilidade econômica, é comum que os índices de inadimplência aumentem — e é aí que certos cuidados se tornam essenciais. A linguagem usada durante a cobrança, por exemplo, não deve ser agressiva. Além disso, também é preciso ser flexível e fazer uma análise a respeito de quem deve ser cobrado primeiro. Continue lendo

Omnichannel para cobrança: como usar essa tendência a seu favor

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6 minutos Você já pensou em usar omnichannel para cobrança? Para entender melhor como funciona esse conceito, pense no atual mercado. A fim de melhorar a interação e o relacionamento com os clientes, empresas das mais diversas áreas têm investido no uso de diferentes canais (online e off-line) para a comunicação. A integração entre esses canais deu origem a um novo conceito em comunicação, chamado de omnichannel. Seu objetivo é suprir as necessidades de clientes cada vez mais modernos e informatizados. Se o seu Continue lendo