O corretor de imóveis que domina as principais estratégias digitais, hoje, certamente está um passo à frente da concorrência. E com um mercado imobiliário cada vez mais acirrado, encontrar alternativas para se destacar é fundamental para sua própria sobrevivência.
Mas se você ainda não domina e não tem ideia do que estamos falando, fique tranquilo! Este post é perfeito para você conhecer as ferramentas indispensáveis que farão a diferença no seu dia a dia.
Neste artigo, vamos apresentar diferentes recursos para organização pessoal, relacionamento, atendimento e prospecção de clientes, além de entender como cada um deles pode otimizar ainda mais a sua rotina. Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
Direto ao ponto:
#1: Evernote
Se você ainda não usa o Evernote, saiba que a ferramenta é um ótimo aplicativo para organização pessoal. Com ele é possível planejar os projetos a curto ou longo prazo, manter registros, além da possibilidade de ser acessado também offline.
O Evernote pode ser ainda mais efetivo quando todos da sua equipe também estão usando. Isso porque fica muito mais fácil gerenciar projetos, ideias, prazos, clientes e reuniões em um só lugar, e os seus colegas poderão ter acesso a qualquer tipo anotação.
Outra funcionalidade que pode fazer a diferença para o corretor de imóveis são os cards. Abaixo, veja alguns exemplos que poderão fazer parte do seu painel de controle no Evernote:
- Card – Cartela de Clientes
- Card – Notícias sobre o mercado imobiliário
- Card – Lei do Inquilinato
- Card – Prospecção de Imóveis
- Card – Venda de Imóveis
- Card – Aluguéis de Imóveis
- Card – Como localizar proprietários de imóveis
#2: CRM
O CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de estratégias focadas exclusivamente no cliente. Gerentes, diretores, líderes de equipe e analistas de vendas usam a tecnologia como parte obrigatória do processo de vendas.
Além de armazenar informações importantes de clientes ou potenciais clientes, o CRM integra dados que permitem identificar se o prospect está apto ou não a realizar uma compra em um futuro próximo. Com essas informações relevantes, a sua abordagem pode ser mais precisa.
A tecnologia é usada, principalmente, pelo segmento de vendas, inclusive do setor imobiliário. E para te ajudar a entender como usar CRM nas imobiliárias, separamos algumas ideias que você pode aplicar:
- Controle fluxo de prospects, leads e clientes em só lugar
- Identificação do comportamento do seu potencial cliente
- Não importa o tamanho da sua imobiliária, o CRM funciona para grandes, médias e também para pequenas empresas
#3: WhatsApp Business
Se o ponto forte da dica anterior é o relacionamento com cliente, no caso do whatsapp business a palavra que define bem o aplicativo é atendimento.
Se na sua imobiliária você usa o “whatsapp tradicional” para realizar o atendimento dos seus clientes, considere mudar para o business. As principais vantagens são:
- Cadastro com telefone fixo da imobiliária
- Criação um perfil comercial (área de atuação, endereço, horário de atendimento, e-mail e site)
- Estatísticas de fluxo de mensagens
- Organização das conversas por etiquetas (por exemplo, cliente de “Vendas ou Aluguel”)
- Mensagens automáticas: “Olá! Seja muito bem-vindo”
- Respostas rápidas
- Criação de um link do seu Whatsapp Business sem burocracia
#4: Assertiva Localize
Além da prospecção, algo muito importante do corretor — e da imobiliária em geral — é cuidar da inadimplência.
Ter muitos imóveis alugados sem uma gestão de risco adequada pode acarretar em muitos inquilinos com o aluguel atrasado.
Por isso, o Assertiva Localize é uma ferramenta essencial, pois permite manter as informações atualizadas dos inquilinos para futuras ações de cobrança.
Mas, além disso, a ferramenta ajuda já no cuidado prévio, pois conta com um score de crédito que auxilia muito a identificar a capacidade de pagamento do cliente.
Por fim, ele também conta com um score de propensão de pagamento, que mostra o potencial do cliente de pagar uma dívida caso ele se torne inadimplente em algum momento.
Tecnologia como ponto de partida
Como você pôde ver no artigo, a tecnologia pode fazer a diferença no seu dia a dia. Basta identificar qual ferramenta vai auxiliar em seu processo de conquistar mais leads, vendas e, consequentemente, mais clientes.
Que tal partir para o próximo nível e aprender mais sobre como a Gestão Imobiliária é importante para Corretores Imobiliários? Por isso, sugiro a leitura deste artigo: “Gestão imobiliária: como identificar oportunidades e ameaças ao sucesso”