Em se tratando de gestão imobiliária, essas ações precisam ser analíticas e minuciosas, uma vez que estamos examinando um ambiente altamente competitivo, dinâmico e em constante evolução.
Nesta busca de informação sobre os fatores de influência, é comum nos deparamos com oportunidades e ameaças (O&A) e, dependendo da forma que as encaramos, nossos planos e objetivos traçados podem ser paralisados ou impulsionados.
Por isso, no post de hoje, ajudaremos você a entender quais são as oportunidades e ameaças que uma imobiliária pode encontrar no mercado.
O objetivo é que este artigo te auxilie a desenvolver uma gestão imobiliária estratégica, realizando a devida análise de cada fator!
Gestão imobiliária: obtendo um olhar crítico para o ambiente externo
Em primeiro lugar, os termos oportunidades e ameaças não estão associados ao ambiente ou processos internos de uma empresa.
Ao invés disso, oportunidade é tudo que podemos aproveitar do ambiente externo que em certo momento trará algum ganho para empresa.
Já as ameaças são aspectos externos negativos que colocam em risco os planos e objetivos do negócio.
A ideia dos termos é dar aos gestores uma visão além das quatro paredes do negócio.
Empresas com boa gestão imobiliária se antecipam diante dos sinais apresentados no mercado e tendem a ter sucesso em relação aos que não adotam esta prática.
Uma forma fácil de entender o ambiente externo e identificar O&A é investigar tudo que envolve o macroambiente e o microambiente.
Macroambiente
O macroambiente é composto por variáveis externas não controláveis. Ou seja, estas variáveis podem ou não impactar a gestão da sua imobiliária e, muitas vezes, não temos o que fazer.
Porém, o fato de serem não controláveis, não implica uma atitude passiva. Longe disso, a sua imobiliária precisará adotar ações para mitigar ou reduzir as ameaças ou aproveitar as oportunidades.
Por exemplo, em períodos de crises econômicas há a tendência de aumento do índice de inadimplência para pagar o aluguel.
Perceba, não temos como controlar a crise, mas saber sobre este fato ajuda na hora de adotar alguma ação para mitigar este problema.
Entre as principais variáveis do macroambiente temos:
- Demográfica;
- Econômicas;
- Naturais;
- Tecnológicas;
- Políticas;
- Legais;
- Culturais.
Microambiente
O microambiente é composto tanto por fatores internos quanto externos, entretanto o nosso foco é o externo.
Os fatores externos do microambiente também são não controláveis e, diferentemente do macroambiente, o acompanhamento é mais próximo. Neste caso, estamos falando dos concorrentes, fornecedores e clientes.
Exemplificando, lançamentos sempre são ótimas oportunidades para se fazer captação de novos imóveis para carteira.
Perder a oportunidade de captar estes novos imóveis, em determinados momentos, beneficia à concorrência e representa uma forte ameaça à participação da imobiliária no seu mercado de atuação.
Vamos abordar os conceitos de oportunidades e ameaças e ver alguns exemplos reais.
Oportunidades e ameaças comuns entre as imobiliárias
Há quem diga que as O&A aparecem em diferentes momentos e os mais preparados sabem o que fazer diante delas.
Isto é uma máxima no mercado só que, ao invés dos mais preparados, poderíamos acrescentar também os mais atentos.
É claro que analisar todas informações referentes ao negócio é uma tarefa difícil, logo, um exercício de priorização é necessário. Não são todas variáveis que agregam valor para a gestão imobiliária, portanto precisamos focar no que realmente importa.
Vamos ver algumas variáveis importantes para as imobiliárias e alguns exemplos práticos de como podemos ter O&A diante de cada uma delas:
Tecnológica
Quais são os recursos tecnológicos que estão em ampla ascensão para imobiliarias? Existe alguma ferramenta no mercado que pode automatizar e facilitar nossos processos e atividades? As imobiliárias líderes de mercado utilizam algum software para facilitar sua gestão?
Em geral, novas tecnologias são ótimas oportunidades de melhorias para se fazer mais com menos. Por isso, um olhar desatento para as novidades e inovações presentes no mercado representa uma ameaça.
Na prática:
Atualmente, existem localizadores que auxiliam na captação de imóveis. Esta ferramenta auxilia na hora de encontrar o dono do imóvel, o telefone e entre outras informações pertinentes que facilite o processo de captação. Quem utiliza este tipo de recurso tende a obter obter vantagem sobre os concorrentes, pois facilita a missão de aumentar a carteira de imóveis.
Governamental
Existe alguma lei que pode prejudicar ou beneficiar minha imobiliária? Há algum investimento do governo federal ou estadual que pode aquecer o mercado? Quais são os riscos que a instabilidade política traz ao mercado?
Observar as movimentações que ocorrem no planalto ajuda a se antecipar diante das legislações que possam surgir. Além do mais, as instituições públicas sempre disponibilizam linhas de financiamento que aquecem o setor.
Na prática:
O governo federal com uma certa frequência disponibiliza recursos para ajudar a população a conquistar a casa própria. Isto é uma ótima oportunidade para fazer novos negócios e parcerias para se fazer novas fontes de receita.
Econômica
Quais são as projeções econômicas para o próximo ano? E a inflação permanece estável? A taxa de juros básica do mercado sofreu alguma alteração brusca? E o índice de desemprego, está maior ou menor?
Esta variável afeta qualquer segmento de mercado, sendo assim conhecer as projeções e o estado atual da economia auxilia na formulação do planejamento estratégico da sua imobiliária.
Na prática:
Basicamente, os índices e projeções que devem ser observados para identificar O&A referentes a variável econômica são: PIB, taxa de juros, inflação e desempregos. Por exemplo, em tempos de crise, uma imobiliária pode optar por uma estratégia mais segura em que valoriza preços menores e mais acessíveis ao consumidor. Nestes períodos, é recomendável reforçar os processos de análise de crédito, dado que a ameaça de inadimplência aumenta em momentos como estes.
Por exemplo, em tempos de crise, uma imobiliária pode optar por uma estratégia mais segura em que valoriza preços menores e mais acessíveis ao consumidor.
Nestes períodos, é recomendável reforçar os processos de análise de crédito, dado que a ameaça de inadimplência aumenta em momentos como estes.
Cultural
Existe algum novo estilo de vida surgindo? O hábito de consumo mudou? As pessoas estão aderindo alguma nova tendência?
Conhecer as tendências e hábitos de consumo das pessoas é um ótimo insight para investir em diferentes tipos de produtos e serviços.
Um olhar para o estilo de vida dos consumidores pode ser extremamente útil na hora de construir a carteira de imóveis com foco na satisfação e necessidade dos clientes.
Na prática:
Segundo pesquisa do Google Consumidor, as pessoas com idade entre 18 e 34 anos, conhecidos como Millenials, estão mais propensos a comprar o seu primeiro imóvel. Entre as preferências na hora de buscar o local onde irão morar, o tamanho da casa ou apartamento tornou-se um fator determinante. A pesquisa ainda revelou que imóveis menores são preferência até entre os consumidores de alta renda.
Concorrência
Quais são os concorrentes diretos? E os indiretos? Qual o tamanho de mercado sua imobiliária tem em relação aos concorrentes? Qual o seu diferencial em relação às outras marcas?
Na sua gestão imobiliária, conheça os movimentos dos concorrentes e veja como eles agem. O hábito de estudar os concorrentes aumenta as suas chances de não ser surpreendido e auxilia na busca pela diferenciação.
Na prática:
Faça um exercício de conhecer a fundo os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes. Isto irá deixar claro quais são as oportunidades e ameaças que teremos para se diferenciar e conquistar novos clientes.
Identifiquei as oportunidades e ameaças. E agora, o que fazer?
Após fazer toda análise macroambiental e microambiental, chegou o momento de pensar como iremos reagir diante de tantas informações.
Uma dica legal é a adoção de alguma ferramenta consagrada para elaboração de planos de ação. Sem dúvida, o 5W2H está entre as mais conhecidas e ajuda muito neste processo.
O maior benefício do 5W2H é a sua aplicabilidade. Com sete perguntas simples é possível elaborar um plano de ação prático e conciso para guiar sua empresa na direção correta.
As perguntas são bem simples:
- O que? (What)
- Por que? (Why)
- Quem? (Who)
- Onde? (Where)
- Quando? (When)
- Como? (How)
- Quanto? (How much)
Gestão imobiliária: hora de agir!
Para facilitar seu trabalho, preparamos uma planilha 5W2H para ajudar no desenvolvimento de planos de ação para a sua imobiliária. Preencha agora o formulário e receba a sua planilha por e-mail.
Você também pode potencializar sua gestão imobiliária lendo a continuação deste artigo, em que falamos sobre os pontos fortes e fracos de uma imobiliária. Clique no link e confira!