7 dicas para vender mais Empréstimo Consignado

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São muitas as pessoas que buscam alternativas para compor a renda da família naquele mês que ficou mais apertado pagar as contas, ou até mesmo abastecer a despensa da cozinha.

Neste cenário, o empréstimo consignado é um tipo de crédito que aumentou consideravelmente esse ano por parte dos aposentados e também pensionistas.

Segundo dados do Banco Central, o volume de pedidos de empréstimo consignado cresceu 16% para aposentados e pensionistas de janeiro a maio de 2018, isso em relação ao mesmo período do ano anterior.

Considerando esse aumento, que tal aproveitar e vender mais empréstimo consignado? Continue lendo o artigo para utilizar nossas dicas campeãs e superar suas metas. 😀

Como funciona o Empréstimo Consignado?

O empréstimo consignado – também conhecido pelo grande público como crédito consignado – é um tipo de empréstimo pessoal que é descontado diretamente na folha de pagamento do funcionário (servidores públicos) ou no benefício do INSS (aposentados ou pensionistas).

Confira o perfil dos públicos que podem solicitar empréstimo consignado:

como vender mais com empréstimo consignado

Os profissionais de empresas privadas também podem adquirir empréstimo consignado, desde que essas empresas estejam conveniadas às instituições financeiras.

Empréstimo consignado para trabalhadores CLT

O Ministério do Trabalho divulgou recentemente que os trabalhadores com registro em carteira também podem solicitar empréstimo consignado, porque antes só era permitido para servidores públicos, aposentados, pensionistas e funcionários que trabalham em empresas conveniadas às instituições financeiras.

Porém, para concretizar o empréstimo, eles precisam oferecer o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como garantia.

O que você precisa saber antes da concessão de empréstimo consignado?

Antes de começar a explorar o mercado de crédito consignado, principalmente se você está começando agora, existem algumas regras que são muito importantes para que você não tenha problemas com seus clientes e parceiros. Confira a seguir as duas principais:

  • Data de vencimento das parcelas

Um dos pontos que precisa deixar bem claro ao seu cliente: as datas das parcelas não podem ser negociadas, já que as parcelas ficam vinculadas ao dia em que ele recebe o salário.

  • A parcela está limitada a 30% do salário

Antes de passar nossas dicas, é muito importante ressaltar que: o desconto na folha de pagamento não pode comprometer mais do que 30% do salário bruto do funcionário contratante.

As instituições financeiras que ultrapassarem esse limite estão sujeitas a receberem processos, pois os clientes estão protegidos pela Lei Federal nº 10.820 de 17 de dezembro de 2003, que regulamentou essa medida.

Veja o exemplo: O aposentado A ganha R$ 1.000,00 por mês, por tanto ele pode pegar um empréstimo consignado de até R$ 300,00 – o que representa neste caso 30% do seu salário.

Dicas

#1 Cuide da qualidade de informação

Agora que sabemos que houve um aumento considerável em relação aos pedidos de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas esse ano, você precisa encontrar o cliente certo, aquele que realmente está precisando. Mas como encontrar o “cliente Ideal”?

A melhor forma de chegar nos clientes certos é obter todas informações relevantes que fará com que sua equipe não gaste energia com pessoas que não estão prontas para adquirirem o crédito.

Desta forma, ter uma empresa parceira de tecnologia que desenvolve e impulsiona negócios através de uso inteligente de dados e informações é imprescindível para vender mais empréstimo.

#2 Qualifique sua equipe

Qualifique sua equipe - empréstimo consignado

Outro fator muito importante é qualificar sua própria equipe para conseguir vender mais empréstimo consignado.

Os operadores precisam conhecer bem do assunto, saber de todas as opções de pagamentos e taxas de juros, e além disso, ter poder de persuasão pode fazer a diferença na hora de fechar um contrato.

Afinal, de nada vai adiantar uma base de dados atualizada e pronta para os contatos, se sua equipe não estiver bem treinada para negociações e situações adversas.

#3 Use as baixas taxas a seu favor

Comparado a outras modalidades de crédito, o empréstimo consignado é o que apresenta as menores taxas de juros e isso acaba se tornando um diferencial na hora de defender a contratação deste tipo de empréstimo pessoal. Não esqueça disso.

Outra boa notícia: no último mês de junho de 2018, os bancos anunciaram uma redução da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS.

#4 Tenha a tecnologia como aliada

Todos sabem que bater meta não é uma coisa fácil, não é mesmo? Por isso, para ajudar atingir suas metas diárias, mensais ou até mesmo anuais, é de suma importância ter uma tecnologia parceira.

A Assertiva – empresa que oferece soluções online para impulsionar seu negócio e ajuda em crédito, cobrança, marketing ou relacionamentos – tem no produto Base Certa a solução para enriquecer a Base Cadastral e também o serviço de SMS, que pode ajudar você a se comunicar e prospectar clientes.

Conheça o Base Certa aqui;

#5 Escolha o cliente certo

Já sabemos que mais pessoas a partir de agora podem adquirir um empréstimo consignado, mas na ponta dessa massa ainda estão os aposentados. Eles são os que mais buscam esta linha de crédito aqui no Brasil.

No entanto, também precisamos ficar cientes que nem todo aposentado está apto a fazer um empréstimo. Em função disto, pesquisar bem o prospect fará a diferença no final.

Até porque quando os aposentados estão procurando por essa linha de crédito, seja para compor a renda ou até mesmo pagar uma viagem tão sonhada, o empréstimo consignado é a melhor opção por conta das baixas taxas de juros aplicadas atualmente no mercado.

#6 Busque otimizar os custos de telefonia

Um dos principais meios para chegar até o cliente com certeza ainda é o telefone.

Com ele, além de ter um contato mais próximo com o prospect, você, enquanto operador da instituição financeira, pode fazer uma apresentação bem adequada do serviço da empresa.

Assim, buscar uma telefonia com custo baixo é fundamental para a economia do seu negócio.

Para ajudar nessa missão, uma boa dica é utilizar o SMS para atingir uma grande massa de clientes e realizar ligações prioritariamente para aqueles que responder a sua mensagem. Dessa forma você poderá evitar contatos com números inválidos e priorizar as pessoas mais interessadas.

#7 CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

Não importa o tamanho de sua empresa, ter uma ferramenta como um CRM se tornou uma obrigação. Entre tantos benefícios, o CRM pode, por exemplo, fortalecer as relações com seus clientes, deixando sua equipe muito mais preparada para efetivar vendas.

Dica: Saiba tudo sobre SMS Marketing

Que tal colocar a mão na massa?

Agora que você sabe como vender mais empréstimo consignado, qual tal começar a colocar tudo isso que aprendeu em prática? Então não perca tempo e comece já!  Ah, se precisar de uma ajuda para encontrar o Base Certa, clique aqui.

BÔNUS: Acesse o vídeo e confira as últimas informações sobre Empréstimo Consignado.

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