O SMS ou Short Message Service, é um tipo de mensagem de texto enviado para um aparelho celular. Hoje o envio desse tipo de mensagem para vendas, relacionamento, realização de transações ou cobrança tornou-se um padrão no mercado e é adotado por diversas empresas.

Mas, apesar da adoção em massa, muitas empresas ainda cometem alguns deslizes que podem tornar a campanha de SMS menos efetiva na hora de atingir os seus objetivos.

Um bom SMS é como um e-mail marketing ou uma landing page. Todas essas peças têm um pequeno espaço de texto e um pequeno tempo da atenção do cliente ou prospect para passar a sua mensagem e conseguir uma interação positiva.

Diante dessa escassez de atenção e tempo, é fundamental que a mensagem tenha objetivo, público alvo e próximo passo muito bem definidos. Continue a sua leitura e confira todas as nossas dicas!

A mensagem e o público alvo

Uma mensagem clara

O primeiro erro que muitas empresas cometem na hora de disparar uma campanha de SMS é não ter uma mensagem claras e objetiva. É muito importante que se tenha em mente algumas coisas como:

  • Quem é o público alvo
  • Qual é o objetivo da campanha
  • Qual é a mensagem a ser passada
  • Qual é o próximo passo

Depois de analisar milhões de mensagens disparadas através da plataforma da Assertiva,  ficou claro para nós que a falta de clareza nas mensagens é sem dúvida o desafio número 1 a ser superado.

Um público bem segmentado

O segundo ponto no qual muitas empresas falham na hora de enviar mensagens de SMS é na definição e segmentação do público alvo que vai receber o conteúdo. Na hora de realizar uma boa segmentação é preciso levar em consideração algumas características como:

  • Rotina: se o público da sua mensagem é uma pessoa entre 20 e 60 anos, por exemplo, é mais provável que essa pessoa trabalhe durante o dia.
  • Endereços: se a mensagem a ser enviada tem a venda como objetivo, saber os possíveis estados, cidades e bairros de residência desse público pode mudar completamente o tipo de mensagem que você vai enviar.

Que tal aproveitar um conteúdo completo sobre SMS? Clique aqui e conheça.

A próxima ação bem definida

Tão ou mais importante do que ter um público bem segmentado e uma mensagem bem alinhada, é deixar extremamente claro para a pessoa que está lendo a mensagem duas coisas:

  • Qual é a próxima ação que a pessoa precisa executar?
  • O que ela vai ganhar com isso?

Uma Call To Action – chamada para a ação – bem definida e que deixe claro o que a pessoa vai ganhar se executar essa ação é, sem a mínima sombra de dúvida, o principal desafio enfrentado por uma vasta quantidade de empresas que realizam campanhas via SMS, seja para venda, cobrança ou relacionamento.

É comum, por exemplo, encontrar casos de empresas que disparam uma mensagem e ficam insatisfeitas por não terem recebido uma resposta do cliente, porém a mensagem não diz que o remetente espera uma resposta.

Um exemplo de mensagem com resposta pedida seria:

“Você tem uma dívida em aberto com o BANCO XX, para receber uma oferta exclusiva de negociação responda essa mensagem com um SIM

Essa mensagem deixa nas mãos da pessoa que recebeu diversas informações, tais como:

    • Quem é o remetente
    • O motivo do envio da mensagem
    • Qual é o próximo passo que a pessoa precisa executar
    • O que ela vai ganhar com isso

Com essa estrutura clara e objetiva, a conversão do alvo para uma ação positiva é mais provável. Além disso, uma mensagem clara não deixa caminhos para dupla interpretação e confusão.

Seja qual for o objetivo da sua empresa com a realização de campanhas via SMS, tenha sempre em mente que é preciso conhecer o seu público, o comportamento dele e o tipo de mensagem que se deseja enviar.

Dica bônus

Se você for enviar um link para que a pessoa clique e acesse alguma landing page, tenha certeza de que você está medindo quantos cliques foram realizados no link. Dessa forma vai ser bem mais fácil medir as ações realizadas e quantas dessas pessoas converteram de forma positiva na landing page.

Quer saber como a Assertiva pode ajudar você na hora de criar grandes campanhas de SMS?

Entre em contato clicando aqui e vamos juntos descobrir novas oportunidades para a sua empresa.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar