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Guia Prático de Solução Antifraude para E-commerce

Antifraude para e-commerce: conheça as melhores práticas para reduzir fraudes

Juliana Piccoli por Juliana Piccoli
22/08/2024
in Antifraude

O comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, se tornou uma das principais formas de compra e venda de produtos e serviços. Com isso, a segurança destas transações passou a ser uma forte preocupação dos comerciantes que desejam reduzir os riscos relacionados às tentativas de fraudes nas compras online. 

Por isso, adotar as melhores práticas para reduzir fraudes não é apenas uma medida cautelosa, mas essencial para que o negócio seja sustentável.

Neste texto, exploraremos quais são as melhores práticas de mercado para reduzir fraudes dos comércio online, detalhando o funcionamento dos sistemas antifraudes e as vantagens da implantação deste processo, além das estratégias mais eficazes para validar a identidade de seus clientes, protegendo as transações e garantindo a satisfação do consumidor final.

  • O que é um sistema antifraude para e-commerce e como ele funciona?
  • Quais as vantagens do antifraude para o e-commerce?
  • Quais são os tipos de fraude mais comuns no e-commerce?
  • Como escolher um antifraude para e-commerce?

O que é um sistema antifraude para e-commerce e como ele funciona?

Um sistema antifraude para e-commerce é uma ferramenta, cujas tecnologias inseridas visam detectar, prevenir e mitigar atividades fraudulentas nas compras em lojas online. Este tipo de tecnologia utiliza algoritmos e inteligência artificial para analisar detalhadamente as características das tentativas de transações que em tempo real possam identificar padrões suspeitos.

Mas é importante saber que um sistema antifraude depende de vários fatores e etapas para obter uma conclusão sobre a transação. O primeiro fator importante é a coleta de dados sobre a transação realizada e também sobre o cliente, além de detalhes relacionados ao pagamento e ao seu comportamento de navegação.

Com essa massa de dados, o sistema antifraude realizará comparações com os padrões de fraudes já conhecidos pela própria ferramenta, tentando identificar anomalias que indicarão a probabilidade de fraude e sugerirá uma revisão manual ou a rejeição automática da compra. 

Você sabia que um sistema anti fraude pode integrar diversas tecnologias, como verificação de identidade, análise de IP e até transações fraudulentas já conhecidas na internet com os dados de cartão de crédito? Esta é uma camada adicional de segurança que protege não somente o comerciante, mas também os consumidores que eventualmente podem ter sido fraudados. 

Quais as vantagens do antifraude para o e-commerce?

A implementação de um sistema antifraude é a solução para muitas dores de cabeça relacionados às compras falsas, estornos de pagamentos por falta de reconhecimento do comprador e com isso, altíssimos prejuízos financeiros que prejudicam a sustentabilidade do negócio. Assim, as principais vantagens são:

  1. Redução de perdas financeiras: as fraudes causam significativas perdas financeiras aos e-commerces. Por isso, evitar o sucesso de compras fraudulentas com um sistema que justamente impede ou limita consideravelmente este tipo de conduta, antes de mesmo serem processadas, as chances de perda diminui drasticamente.
  2. Eficiência operacional: os sistemas antifraude automatizam o processo de detecção e prevenção de fraudes e por isso, as ações e intervenções manuais são reduzidas, permitindo uma equipe enxuta e que foque em processos ainda mais estratégicos.
  3. Aumento de confiança com cliente final: realizar compras em loja online que se preocupam com a segurança de suas transações torna o cliente muito mais fiel e com grandes chances de repetir as compras.
  4. Conformidade com as regulamentações do setor: o setor de e-commerce já possui regulamentação em muitos países e as principais exigências estão relacionadas à proteção dos consumidores. No Brasil, o Projeto de Lei 4179/202 ainda em tramitação, tem como principal objetivo regulamentar a medida de segurança de reconhecimento facial dos consumidores que desejam realizar transações em plataforma de comércio online. Assim, a sua empresa estará em conformidade com este projeto de lei, se investir em tecnologias deste tipo.
  5. Proteção reputacional: as fraudes não prejudicam apenas os aspectos financeiros, mas também afetam intensamente a reputação da marca. Um sistema antifraude eficaz evitará que as fraudes prejudiquem a confiança do consumidor e protegerá a sua marca.
https://youtu.be/SG9gjFjCDDk?si=Fshn4F2EsnxlBlYO

Quais são os tipos de fraude mais comuns no e-commerce?

Fraudadores de e-commerce são consideravelmente criativos e por isso, existem algumas formas de aplicação da fraude, como, por exemplo:

  • Fraude com cartão de crédito: este é o tipo mais comum de fraude onde os criminosos usam as informações de cartão de crédito furtados para fazer compras, resultando em estornos de compra e consequentemente, perdas financeiras. 
  • Fraude de identificação: utilizar identidades falsas ou furtadas é uma maneira comum de fraude para criação de consultas falsas, ou alteração de informações em contas legítimas.
  • Fraude para recebimento de reembolso indevido: nestes casos, o comprador informa que não recebeu o produto ou o serviço, apesar de ter recebido, para solicitar um reembolso indevido. 
  • Fraude de devolução: a devolução de produtos roubados ou danificados, ou a devolução de produtos comprados com dados fraudulentos são uma maneira para o fraudador receber reembolsos indevidos. 

Como evitar fraudes em um e-commerce?

Para evitar ou reduzir significativamente os índices de fraude e os danos causados, a empresa deverá combinar algumas medidas que unirão tecnologia, processos estruturados e a adoção de boas práticas.

A validação de identidade com o Assertiva Autentica é uma etapa crucial se o intuito é prevenir as fraudes de identificação. Com essa solução, a veracidade da identificação do cliente ocorrerá em tempo real, combinando a análise dos dados biométricos, análise de documentos e a confirmação de dados pessoais.

Além disso, a confirmação cadastral com o Assertiva Localize verificará a precisão dos dados cadastrais informados pelo cliente no momento da compra, o que reduzirá as fraudes ocasionadas pela utilização de informações falsas ou desatualizadas, garantindo que os dados do cliente sejam válidos e legítimos.

O monitoramento contínuo e análise das transações realizadas no e-commerce poderá ajudar a identificar padrões de comportamento e tendências de comportamento fraudulento, o que permitirá que as lojas online adotem estratégias proativas de prevenção de fraudes.

Como escolher um antifraude para e-commerce?

Escolher o sistema antifraude que mais se adequa às necessidades da empresa pode ser uma tarefa desafiadora, mas alguns critérios são essenciais para contribuir com a decisão:

  1. O sistema deve conseguir lidar com alto volume de transações, com a possibilidade de escalabilidade conforme o crescimento de seu negócio;
  2. As inteligências utilizadas na ferramenta devem conseguir detectar os diferentes comportamentos fraudulentos, se atentar especialmente às fraudes de identificação e às informações de cadastro;
  3. Avalie a reputação deste fornecedor no mercado e analise o custo benefício, lembre-se de que este investimento economizará perdas financeiras muito significativas, além de mitigar o prejuízo do consumidor de seu e-commerce.

Ficou evidente que a implementação de um sistema antifraude é essencial para a evolução de um e-commerce e proteção das compras realizadas em lojas online. Assim, adotar medidas preventivas robustas, como a validação de identidade com o Assertiva Autentica e a confirmação cadastral com o Assertiva Localize podem ajudar a garantir a segurança das transações e a confiança dos clientes.

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli é uma advogada especialista em proteção e privacidade de dados pessoais, com formação pela PUC Campinas. Ela também é pós-graduada em direito digital, LGPD e compliance pela Escola Superior da Advocacia Nacional. Juliana é membro nomeada da comissão de proteção de dados pessoais e compliance da subseção OAB-Campinas. Atua como Analista Jurídico na Assertiva desde 2019.

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