Bina inteligente: qual a importância do DDD nas ligações de cobrança?

Veja a importância da bina inteligente e das alterações do DDD nas ligações de cobrança
Veja a importância da bina inteligente e das alterações do DDD nas ligações de cobrança

Tanto a cobrança quanto outros times operacionais — vendas, atendimento ou suporte técnico — precisam de uma boa estrutura e aparatos para realizar chamadas mais eficientes. 

É possível encontrar no mercado ferramentas que melhorem a qualidade do processo e reduzam custos, facilitando a comunicação com o cliente e a conversão de resultados. Uma delas é a Bina Inteligente, recurso que altera o DDD da ligação de acordo com a região do destinatário.

A Bina Inteligente é parte integrante do WebPhone, serviço de telefonia VoIP que executa ligações online e facilita o monitoramento da equipe à distância. 

Se o seu call center tem apresentado baixos indicadores e problemas de produtividade, ambos certamente vão ajudar.

Deseja entender melhor o funcionamento e as vantagens da Bina Inteligente? Confira atentamente o material que fizemos sobre o assunto!

Como funciona a função Bina Inteligente?

Bina Inteligente é uma função de telefonia que altera o DDD das ligações de um determinado ramal, alterando-o para o mesmo código do estado ao qual se destina. O sistema gera também um número de telefone aleatório para cada chamada. 

Tudo acontece digitalmente, sem necessidade de ações extras do operador ou programações complexas no sistema. 

Na cobrança, a função amplia as chances do cliente inadimplente atender a chamada e ser mais receptivo à mensagem. A pessoa se sente mais confiante, por se tratar de uma ligação da sua localidade. O mesmo acontece com as vendas de serviços.

Para entender melhor a situação, imagine que sua operação está localizada na cidade de São Paulo (DDD 11) e deve cobrar um cliente que reside atualmente em Curitiba (DDD 41). 

O sistema fará automaticamente a alteração para o código 41 e o destinatário não perceberá a diferença. 

Ok, mas o que acontece se o cliente retornar a ligação para o número que apareceu no seu dispositivo? A ligação simplesmente não será completada, fique tranquilo!

Por que usar a Bina Inteligente para favorecer a taxa de atendimento?

Consideramos que uma operação de cobrança apresenta bons resultados quando seus indicadores permanecem em níveis de excelência. A taxa de atendimento mede o número de ligações efetivamente atendidas pelos clientes. 

Consequentemente, essa métrica implica em outros pontos, como a produtividade dos operadores e percentual de efetivação dos acordos ou aponta a presença de falhas operacionais.

Você pode estar se perguntando: o que a Bina Inteligente tem a ver com isso? 

A resposta pode estar na lista de chamadas recentes do seu celular. Quantas tinham um DDD desconhecido e você atendeu de pronto, sem hesitar?

O mesmo acontece com o seu cliente. Quando a ligação aponta um DDD de origem diferente ou desconhecida, as chances dele identificar a chamada como uma ação de telemarketing ou algum tipo de golpe são altíssimas. 

Por outro lado, uma ligação com o mesmo DDD pode ser encarada como algo importante, literalmente mais próxima do seu dia-a-dia. A probabilidade dela ser atendida é bem maior.

Uma dica extra que damos para aumentar essa taxa de atendimento é observar o horário de cobrança permitido por lei, respeitando também os domingos e feriados. 

Além de não gerar constrangimentos ao cliente, a cobrança de dívidas tende a ser encarada como algo mais sério quando obedecido tal critério.

Quais são as outras vantagens do recurso na cobrança? 

A cobrança por telefone é um dos recursos mais efetivos para o recebimento de títulos em atraso e recuperação de dívidas antigas. 

Também um dos mais caros para a operação. Nesse sentido, quanto mais inteligência você agregar ao processo, maior será o retorno por cada real gasto.

Cobrar um cliente é algo delicado, que requer a construção de uma relação de confiança. Se o inadimplente atende uma ligação de outro estado, desconfiado, a possibilidade dele não ser receptivo ao script da cobrança e rejeitar o acordo são altas.

Além disso, quando a pessoa atende a primeira ligação de cobrança e, dias após, recebe uma nova chamada do mesmo telefone, tende a não atender, por já saber do que se trata. O sistema de Bina Inteligente gera sempre um novo número, evitando esse problema.

O uso da Bina Inteligente também reduz o número de chamadas efetuadas para cada cliente devedor, melhorando também a eficiência dos operadores. Dessa forma, é possível ajustar até mesmo a capacidade da cobrança, tornando a operação mais enxuta e econômica.

Bina Inteligente no WebPhone: como funciona?

A Bina Inteligente, geralmente, é parte integrante dos sistemas de telefonia VoIP, aquela tecnologia que executa chamadas utilizando a internet. 

Mais barato que as ligações analógicas, o recurso facilita uma série de monitoramentos e permite o trabalho remoto e o gerenciamento da operação à distância.

No caso do WebPhone, da Assertiva, a Bina Inteligente pode ser ativada a qualquer momento pelo gestor, conforme o número de ramais que forem utilizados. 

A cobrança da ferramenta é feita de forma consultiva, ou seja, é determinada conforme o perfil de negócio e o fluxo de operação da sua empresa.

Isso quer dizer que você não paga nada a mais para utilizar a Bina Inteligente no Webphone. Além disso, terá acesso ao Localize, recurso de localização de pessoas e empresas exclusivo da nossa plataforma. 

O acesso ao Localize é atrelado à página de chamadas do operador, fazendo com que ele não perca tempo extra navegando entre telas e sistemas distintos.

O Webphone proporciona uma visão completa da operação, com a possibilidade de medir o tempo de chamada de cada operador, atualizar os pontos de contato da base cadastral e ainda executar o download das ligações, se necessário. 

Com ele, você gera relatórios diários e pode acompanhar em tempo real os resultados da equipe.

A Bina Inteligente é um ativo de inteligência em negócios que não pode passar despercebido. 

Conferimos aqui como ela agiliza a cobrança de inadimplentes, melhora a recuperação de dívidas e, consequentemente, reforça a segurança do negócio. Considere a tecnologia para aprimorar a qualidade de atendimento e os resultados da sua operação!

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