Empresas que desejam atrair e fidelizar clientes e potencializar suas vendas precisam assumir boas práticas de gestão empresarial, principalmente quando falamos sobre pagamentos. Para quem não sabe o que é cobrança recorrente, trata-se de um método automatizado que oferece segurança à organização e praticidade ao cliente.
A cobrança recorrente acontece de forma automática, sendo possível realizar o pagamento tanto por boleto bancário, como cartão de crédito ou débito.
Este método de pagamento vem sendo cada vez mais utilizado pelas empresas, como plataformas de streamings, cursos onlines, empresas de softwares, entre outros, pois auxilia na redução da inadimplência e no aumento da previsão de receita.
Este tema ainda causa dúvidas em organizações que buscam entender o que é cobrança recorrente para aplicar em seu negócio como meio de pagamento. Por isso, elaboramos um artigo completo para você entender mais sobre as vantagens e como melhorar seus resultados e vendas com essa modalidade de cobrança.
O que é cobrança recorrente?
Com o avanço da tecnologia e o crescimento de serviços e produtos comercializados digitalmente, é cada vez mais comum oferecer soluções que garantam comodidade ao consumidor, seja em qual parte do mundo ele estiver.
A cobrança recorrente é uma forma de pagamento realizada de forma periódica, em um intervalo de tempo específico, e serve tanto para contratos como para modelos de assinaturas.
O pagamento pode ser realizado por boleto bancário, cartão de crédito ou débito, e agora também via pix. Sobre a recorrência, pode ser feita de forma quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual.
Também chamado de pagamento ou crédito recorrente, muitas empresas já trabalham com esse método de cobrança: serviços de streaming (música, séries e vídeos), aplicativos e assinaturas.
Profissionais liberais, escritórios de contabilidade ou advocacia, escolas e editoras também podem se beneficiar dos pagamentos recorrentes para facilitar o fluxo de cobrança da empresa.
Como funciona esse modelo de cobrança?
O modelo de pagamento recorrente é bem simples. Basicamente, quando o cliente contrata uma assinatura, seja de produtos ou serviços, autoriza no sistema a opção de recorrência, preenchendo os dados para que seja feita a cobrança periodicamente. Dessa maneira, o valor mensal (ou bimestral, trimestral, anual, etc) será descontado no dia combinado.
Agora, na prática, vamos supor que uma rede de academia ofereça uma promoção de pagamento anual por R$1.020, porém o cliente não tem o limite no cartão de crédito.
Então, a academia oferece a cobrança recorrente mensal de R$85. Dessa maneira, o cliente paga este valor todo mês até completar um ano sem comprometer o limite do cartão, e podendo optar pela renovação do ciclo.
A empresa tem a opção de oferecer a recorrência fixa ou regular, que se trata da cobrança do mesmo valor em cada ciclo; ou variável/irregular, em que a cobrança varia de acordo com o consumo do cliente.
É fundamental destacar que as cobranças recorrentes são seguras, sendo necessário utilizar provedores de pagamento com sistema de criptografia, a fim de evitar o roubo de dados de clientes.
Qual a diferença entre cobrança recorrente e parcelada?
Agora que você já sabe o que é cobrança recorrente, deve estar se perguntando a diferença desse modelo de pagamento para o parcelamento. Apesar de serem duas modalidades em que a empresa recebe pagamentos de forma contínua, a lógica entre elas é um pouco diferente.
O pagamento parcelado dilui o valor a ser pago em prestações mensais, sendo que pode conter juros nas parcelas.
Além disso, o cliente precisa ter o limite disponível para o valor total da compra, diferente da recorrência, como mostramos no exemplo no tópico anterior.
Exemplos de empresas que utilizam a recorrência
Empresas de diversos segmentos já utilizam esse sistema para faturar e gerenciar seus recebimentos. Podemos citar algumas:
- Plataformas de streaming de música, filmes, jogos e vídeos (Netflix, Spotify, Amazon Prime, Youtube, etc);
- Clubes de assinatura de vinhos, cervejas, café, cosméticos, revistas, jornais e livros (BeautyBox, TAG Experiências Literárias, Estadão, etc);
- Deliverys;
- Instituições de ensino;
- Escritórios de contabilidade e advocacia;
- Cursos online;
- Planos de saúde;
- Academias (Smartfit);
- Empresas de software.
Quais são os tipos de cobrança recorrente?
Em um sistema de cobrança recorrente é possível oferecer diferentes opções para atender melhor seus clientes: débito, crédito, boleto e pix. Confira cada uma a seguir.
Cartão de crédito
O cartão de crédito é o meio mais utilizado pelos clientes. Após o cadastro dos dados do cartão no sistema, não é preciso mais que o cliente autorize a transação para as cobranças futuras, sendo assim, o crédito é lançado na fatura do cartão de forma periódica. Só é importante garantir que tenha o limite para que a cobrança seja feita automaticamente na data definida.
Cartão de débito
No cartão de débito, também é necessário que o cliente preencha os dados no sistema, mas, neste caso, são as informações da agência e conta corrente. Sendo assim, na data estipulada, o valor é debitado da conta bancária do cliente imediatamente.
Boleto bancário
O boleto é uma opção para as pessoas que não têm cartão de crédito ou não querem deixar os dados no sistema. Então, todo mês (ou todo trimestre, a depender da recorrência), o cliente receberá um boleto para pagamento. Para as empresas, o custo baixo de emissão torna-se vantajoso, porém, é preciso ficar atento se houver aumento de inadimplência.
Pix
As soluções tecnológicas estão aí para trazer mais praticidade, tanto para as empresas, como para o consumidor. Diante disso, o pix recorrente vem sendo uma novidade como forma de cobrança.
Essa função permite programar pix de forma automática e segura, garantindo que a cobrança seja creditada imediatamente na conta da organização, contribuindo com a saúde financeira do negócio.
Nessa modalidade, tanto o cliente pode programar o pix recorrente, pela conta bancária, como a empresa pode contratar um serviço para que seja enviada a cobrança ao cliente por QR code ou código Copia e Cola.
Quais as vantagens do pagamento recorrente?
Utilizar a cobrança recorrente oferece diversas vantagens para a empresa. Listamos abaixo as principais:
Aumenta suas vendas com diferentes meios de pagamentos (Mais oportunidades de negócio)
Uma grande vantagem desse modelo de pagamento está no aumento de oportunidade de negócio. Afinal, muitos clientes deixam de comprar um produto ou assinar um serviço por não ter um método de pagamento específico. Oferecer mais opções permite que a empresa potencialize as suas vendas.
Redução da inadimplência
Como o pagamento ocorre de forma automática, a inadimplência dos clientes diminui consideravelmente. Além disso, caso aconteça falha no pagamento no cartão, é feita uma nova tentativa para que a cobrança seja feita com sucesso.
Previsibilidade de receita
A cobrança recorrente permite que a empresa tenha uma maior previsibilidade de receita, pois, como os pagamentos são realizados de forma automática, a inadimplência diminui, trazendo uma previsão mais assertiva em relação ao fluxo de caixa da empresa.
Fideliza o cliente
Além de uma maior garantia de receita, essa modalidade de pagamento é uma excelente estratégia para fidelizar e fortalecer o relacionamento com os clientes, que realizam os pagamentos regulares e recebem os produtos ou serviços de forma periódica.
Redução de custo e tempo de cobrança
Cobrar clientes inadimplentes, além de ser desconfortável, demanda tempo e gera custos, seja pelas ligações feitas, seja pela contratação de uma empresa especializada para executar essa demanda. Por isso, o pagamento recorrente torna-se prático, já que a redução de inadimplência permite também a redução de custo e tempo de cobrança.
Recuperação de faturamento mal sucedido
Como já mencionamos, em uma transação online é possível que o cliente não consiga efetuar a compra no cartão, e, assim, a compra seria cancelada. Na cobrança recorrente não há essa preocupação, pois é realizada uma nova tentativa independente se for problema com limite ou falha temporária. Sendo assim, a forma de recuperação do crédito torna-se rápida.
Vale a pena investir em um sistema de cobrança recorrente?
Com tantos detalhes, ficou fácil de entender o que é a cobrança recorrente e porquê muitas empresas optam por esse modelo de pagamento.
São diversas vantagens, tanto para o cliente, que ganha mais praticidade e comodidade ao não se preocupar com os pagamentos, quanto para a empresa, que ganha em vendas, fidelização, previsibilidade de receita e diminuição de inadimplência.
Vale frisar que é importante a empresa escolher um sistema de cobrança seguro, para evitar roubo de dados de clientes. Além disso, escolher uma plataforma que possibilita integração com software de gestão empresarial permite a otimização de processos.
E se a sua empresa enfrenta dificuldade com clientes inadimplentes, temos um temos um guia completo sobre como fazer cobrança. Confira!