Você tem o hábito de fazer a consulta de protesto em sua empresa? Essa simples providência pode evitar muitos transtornos, principalmente uma futura inadimplência.

Ter estabilidade em um mercado tão competitivo não é fácil e exige um bom equilíbrio financeiro. Para assegurar que as vendas efetivadas gerem reflexos reais e positivos nos caixas da empresa, é preciso apostar em uma boa análise de crédito.

Neste post, você entenderá o que é a consulta de protesto e a sua importância. Ao final, é claro, mostraremos como fazê-la com rapidez e segurança. Acompanhe o post e informe-se!

O que é consulta de protesto?

Em primeiro lugar, você sabe o que é protesto? Essa é uma informação básica e fundamental para entender todo o processo que abordaremos neste material.

Protesto nada mais é que a comunicação ao Cartório de Protestos de Títulos de que uma dívida não foi quitada. Explicando melhor: quando o consumidor deixa de pagar um título — que pode ser uma nota promissória, um contrato, um cheque ou uma duplicata —, esse órgão vinculado ao Tribunal de Justiça emite uma restrição em seu nome.

Ao ser protestado, a pessoa fica impedida de realizar diversas operações financeiras, como abrir conta em um banco, solicitar empréstimos e realizar compras a prazo em empresas que verificam esse dado.

Portanto, a consulta de protesto é exatamente a cautela de conferir se o cliente para o qual sua empresa está pensando em conceder crédito tem alguma restrição no nome. Em caso positivo, o mais prudente é não arriscar. Afinal, é melhor prevenir do que remediar!

Qual a importância dessa análise?

Quando falamos em concessão de crédito, todo cuidado é pouco. Infelizmente, o país ainda está se recuperando de uma difícil situação econômica e o número de inadimplentes é grande.

Mesmo em um cenário como esse, é possível conquistar um negócio promissor. No entanto, isso demanda certos cuidados, principalmente quando pensar em vender parcelado no crediário ou por meio de financiamento próprio.

O esforço de realizar a consulta de protesto é ínfimo quando comparado ao benefício conquistado. Em geral, você garante uma transação muito mais segura e minimiza o risco de inadimplência.

É bem verdade que um cliente sem protesto pode se tornar um devedor. Entretanto, a probabilidade de isso acontecer com alguém que já tem essa restrição é bem maior, não é mesmo?

Qual a relação entre análise de crédito e consulta de protesto?

O protesto é um instrumento eficaz para cobrar uma dívida e se baseia na emissão de uma restrição no nome do devedor, mas qual sua relação com a análise de crédito?

A resposta é bem simples! A análise de crédito é o processo pelo qual a empresa avalia inúmeros aspectos sobre o histórico financeiro de um cliente para determinar se ele tem o potencial de se tornar inadimplente.

Para que ela seja eficiente, é fundamental que se baseie em dados atualizados e concretos sobre o relacionamento desse consumidor no mercado. É aí que a consulta de protesto entra na história!

A consulta de protesto aumenta a segurança da análise de crédito

Pense bem: para que uma análise de crédito consiga atingir o objetivo de manter a empresa livre da inadimplência, ela precisa ser o mais completa possível.

Além de conferir o score de crédito, confirmar a identidade do cliente e analisar sua renda, é preciso observar se ele já tem restrições ativas em seu nome. Afinal, o gestor mais eficiente e sábio é aquele que aprende com os erros dos outros.

Você não precisa passar pela mesma situação que a outra empresa. Na verdade, uma das funções do protesto é exatamente alertar o mercado de que aquele indivíduo não está conseguindo honrar suas dívidas.

Como a tecnologia pode simplificar essa consulta?

Já está convencido de que a consulta de protesto é importante para a saúde financeira de sua empresa e pode minimizar os índices de inadimplência? Esse é o primeiro passo para melhorar a sua análise de crédito e evitar o constrangimento de ter que cobrar um cliente no futuro.

O próximo passo é resolver uma questão essencial: como realizar essa consulta de maneira rápida, segura e precisa? A solução está no uso de tecnologia!

Em plena era digital, não há como negar que os recursos tecnológicos são os grandes aliados do universo empresarial. Eles surgem a todo instante para garantir que o cotidiano corporativo seja mais produtivo e eficiente; por isso, é necessário incorporá-los à sua empresa.

E não é só isso! Quando você utiliza a tecnologia na consulta de protesto, consegue desfrutar de diversos benefícios, como:

  • escalabilidade — ao contrário da consulta manual, a automatizada não é limitada e permite que várias consultas sejam realizadas com o menor esforço possível;
  • acessível — qualquer usuário, mesmo com pouca habilidade em informática, pode realizar essa consulta com rapidez e segurança;
  • segurança — a resposta obtida por meio da consulta de protesto automatizada é mais rápida e não perde em segurança, posto que as informações estão sempre atualizadas.

Portanto, investir em uma tecnologia é uma decisão estratégica e pode tornar esse processo muito mais simples e produtivo. Há várias opções disponíveis no mercado, e, com uma breve pesquisa, você encontrará o que melhor atende às necessidades de seu negócio.

O Localize, por exemplo, é um sistema que facilita a identificação e localização de informações sobre seus consumidores. Você só precisa inserir um dos dados de busca — que podem ser CPF, CNPJ, nome, telefone ou e-mail — e aguardar a pesquisa apresentar um relatório útil para a sua tomada de decisão.

Outra plataforma interessante é o Crédito Mix, uma poderosa ferramenta de análise de crédito. Por meio do CPF ou CNPJ do cliente, você terá acesso a dados importantes para a concessão de crédito consciente, como:

  • alerta de identidade — detecta inconsistência nos dados fornecidos e riscos de fraude;
  • alerta de óbito — identifica se a pessoa consultada já faleceu;
  • alerta de ações judiciais — informa se a pessoa tem execuções fiscais em seu nome;
  • índice de relacionamento no mercado — mostra como é a relação da pessoa com o mercado;
  • pendências financeiras — mostra pendências, como protestos existentes;
  • status da Receita Federal — apresenta o status da pessoa no cadastro da Receita;
  • score de crédito de três e 12 meses.

Conseguiu entender a importância de fazer a consulta de protesto? Sem dúvida, essa é uma das principais providências a serem tomadas para o embasamento da decisão de concessão de crédito. Proteger a empresa é ficar atento aos sinais de um alto risco de inadimplência e, assim, prevenir prejuízos futuros.

Quer saber mais sobre análise de crédito?

Produzimos um Guia Completo para Análise de Crédito repleto de dicas para ampliar os resultados desse processo em seu negócio. Para baixá-lo, basta clicar aqui!

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar