O diagnóstico empresarial é uma ferramenta importantíssima para gestores que buscam melhorar a performance da sua área em específico ou da empresa como um todo. A realização do diagnóstico é o primeiro passo para conseguir obter uma visão geral do estado atual das coisas, permitindo medidas práticas.
Neste artigo, entenderemos o que é o diagnóstico empresarial, sua importância, como fazer e documentos necessários. Fique conosco até o final e confira o conteúdo completo.
O que é um diagnóstico empresarial?
O diagnóstico empresarial é um procedimento que visa analisar a situação atual da empresa, envolvendo seus principais processos, como a fabricação dos produtos, marketing, vendas e atendimento ao cliente. Esse diagnóstico é fundamental para conquistar uma eficiência maior nas operações.
Empresas dos mais diversos tamanhos e mercados podem se beneficiar do diagnóstico empresarial. O único pré-requisito é disponibilidade para investigar com honestidade e profundidade os potenciais problemas da organização.
Qual a sua importância?
A importância do diagnóstico empresarial está relacionado, sobretudo, à capacidade de empoderar gestores para uma tomada de decisão mais consciente, uma vez que, através dessa ferramenta, as ações serão orientadas a partir de dados e informações, e não mais pelo simples achismo.
O diagnóstico permite, ainda, a antecipação de certos problemas, de modo a impedir o avanço de situações que poderiam comprometer gravemente os resultados da gestão e da empresa.
Como fazer um diagnóstico empresarial?
O diagnóstico empresarial deve começar pela coleta de informações. Para isso, é fundamental definir quais serão os focos do diagnóstico. Este pode ser, por exemplo, setorial, no caso da execução de diagnóstico por setores, bem como geral, caso toda a empresa seja considerada na análise.
Em seguida, os dados devem ser analisados e comparados, de modo a identificar alterações no decorrer do tempo, fazendo um esforço intelectual e de pesquisa de campo para encontrar as razões dessas alterações.
Com isso, os problemas serão identificados, permitindo que propostas de soluções sejam apresentadas. Essa última etapa pode, inclusive, ser desenvolvida em companhia de toda a equipe.
Quais documentos e ferramentas podem ajudar?
Alguns documentos, presentes no cotidiano da empresa, podem ajudar na realização do diagnóstico empresarial. Ao comparar os resultados de diversos períodos, as anomalias podem ser identificadas.
Conheça, a seguir, alguns dos documentos e ferramentas que podem te ajudar na realização do diagnóstico empresarial:
Fluxo de caixa
O fluxo de caixa diz respeito ao dinheiro que entra e sai da empresa e, portanto, está relacionado ao setor financeiro. De forma objetiva, o fluxo de caixa evidencia o estado de saúde da empresa, bem como se há lucratividade nas operações.
Se no diagnóstico empresarial for identificado uma queda nas entradas de dinheiro na empresa, cabe ao gestor buscar entender as razões que estão levando a essas oscilações de resultados.
Matriz SWOT
A matriz SWOT diz respeito a uma análise das forças e fraquezas internas da empresa, bem como das ameaças e oportunidades da organização frente ao mercado.
Diante da comparação da matriz SWOT em momentos distintos, é possível identificar em quais pontos a empresa tem experimentado uma evolução ou uma regressão.
Por exemplo, se em uma análise foi identificado a força de um time com baixo turnover, mas analise tempos depois apresentou como fraqueza o aumento da rotatividade, é preciso ligar o sinal amarelo.
Benchmarking
A próxima ferramenta útil para o diagnóstico empresarial é o benchmarking, que diz respeito à análise da concorrência e as estratégias adotadas. Quando essa informação é levantada, é possível entender em quais pontos a empresa ainda precisa melhorar.
O benchmarking não precisa ser efetuado apenas com concorrentes diretos do negócio, mas também com empresas modelo em outras áreas de atuação.
Diagrama de Causa e Efeito
Para focar ainda mais nos problemas e encontrar as melhores soluções, o Diagrama de Causa e Efeito é extremamente útil. Através dessa ferramenta, são identificadas as associações entre problemas experimentados e suas causas.
Há um conjunto de categorias que orientam o preenchimento do diagrama, a saber:
- método de trabalho;
- máquinas do processo;
- métricas de desempenho;
- mão de obra;
- meio ambiente;
- material.
NPS (Net Promoter Score)
Já o NPS, ou Net Promoter Score, é uma metodologia que mensura o nível de satisfação de um cliente com relação a uma marca. Trata-se de um importante referencial para entender a experiência do cliente.
Quando pesquisas de NPS são realizadas periodicamente, é possível entender as razões pelas quais o nível de satisfação cai em certos períodos.
Como tomar decisões com o resultado do diagnóstico?
O diagnóstico empresarial consegue reunir um conjunto bem significativo de dados. Para tomar decisões a partir disso, é preciso, em primeiro lugar, ter muito clara qual é a visão de futuro para a empresa.
A partir, dois outros elementos ajudam na tomada de decisão:
Use a matriz GUT
A tomada de decisão é fortalecida pela aplicação da matriz GUT. Esta sigla traduz três conceitos centrais que ajudam os gestores a saírem do lugar e decidir com assertividade. Trata-se da Gravidade, Urgência e Tendência.
Gravidade diz respeito a análise que o problema em questão irá causar nas outras pessoas. Já a Urgência considera o tempo que a solução precisa ser aplicada. Por fim, a Tendência é a consideração se o problema tende ou não a crescer, caso não seja aplicada ou encontrada uma solução imediata.
Baseie-se em dados
Por fim, o último ponto fundamental para a tomada de decisão é o apoio de dados. Buscar decidir baseado no achismo tende a levar à multiplicação dos erros. Por isso, olhar para toda informação levantada pelas ferramentas já citadas é fundamental.
Conclusão
Neste artigo, conferimos um pouco mais sobre o diagnóstico empresarial, que definimos como um procedimento que visa analisar a situação atual da empresa, envolvendo seus principais processos.
Com relação à importância, destacamos que o diagnóstico está relacionado sobretudo à possibilidade de uma tomada de decisão mais consciente. Para executar o diagnóstico empresarial, é preciso coletar informações, analisá-las, identificar problemas e propor soluções.
Entre os documentos e ferramentas que facilitam o diagnóstico, destacamos:
- fluxo de caixa;
- análise SWOT;
- benchmarking;
- diagrama de causa e efeito;
- NPS;
- diagnóstico de fraude e inadimplência da Assertiva.
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