Enriquecimento cadastral: tudo que você precisa saber

Alguma vez você já recebeu uma ligação de uma empresa procurando por outra pessoa com o seu número de celular? Claro que pode ter sido apenas um engano do funcionário, mas, em geral, esse é um sinal de que essa empresa não investe no tratamento da sua base de dados. Há uma grande probabilidade de os contatos desse negócio nunca terem passado por uma higienização de dados e muito menos por um enriquecimento cadastral.

Mas o que isso significa, afinal? O que uma empresa ganha ao investir nesse tipo de processo? Essas são perguntas frequentes que escutamos por aqui e, por isso, decidimos explicar todas as principais questões que envolvem o enriquecimento de dados. Você vai ver que este texto vale para todos os tipos de negócios, do varejo até a cobrança, afinal, todos têm pelo menos uma coisa em comum: informações de seus clientes.

Então, vamos lá! 

O que é enriquecimento cadastral?

Enriquecimento cadastral, ou enriquecimento de dados, é o processo de agregar novas informações a sua base de contatos. Esses dados são extremamente atualizados e completam o perfil de um mesmo cliente ao passar do tempo. Ou seja, é uma maneira de qualificar os contatos da sua base.

Isso é feito através de uma tecnologia de buscas, a partir de um CPF ou CNPJ. Na prática, funciona assim: você tem uma planilha com o nome, o telefone e o e-mail de todos os seus contatos, que geralmente é o básico pedido em um cadastro. Ao inserir o CPF/CPNJ dessa pessoa/empresa na plataforma especializada, outros dados podem ser adicionados.

E qual a diferença entre o enriquecimento e a higienização de dados?

Pois é, a história não para no enriquecimento da base de clientes não. A higienização de dados é, muitas vezes, tratada como parte do processo de enriquecimento cadastral. No entanto, são processos distintos. Enquanto o primeiro visa abastecer o banco com novas informações, o segundo valida isso, fazendo uma espécie de varredura. Ou seja, de nada adianta ter um perfil completo dos seus clientes, se os dados são desatualizados, duplicados ou até mesmo incorretos.

As ferramentas de higienização cadastral validam endereços e telefones, excluem cadastros duplicados, padronizam dados como tipo de logradouro e CEP, identificam telefones com prefixos antigos ou DDDs errados, e fazem diversos outros tipos de padronização.

Bom, agora que estamos falando a mesma língua, com todos os termos adequados, vai ficar ainda mais fácil entender o próximo tópico.

Por que é importante realizar o enriquecimento de dados?

O uso de tecnologias que tratem os dados da sua base de clientes pode ser decisivo no mercado de diversos segmentos, tão saturados e competitivos. É aumentando os pontos de contato e melhorando o relacionamento com seu cliente que você poderá chegar mais longe (e mais rápido).

Separamos os 4 benefícios que mais brilham nossos olhos quando falamos de enriquecimento cadastral. Olha só:

1)    Localização de clientes quando necessário

Parece básico e, na verdade, é mesmo. Porém, muitas vezes uma empresa não consegue localizar um cliente porque seu cadastro está incorreto ou desatualizado. Imagine a complicação dessa empresa na hora de cobrar uma dívida por telefone ou de enviar uma solicitação por carta? Ou seja, isso pode evitar perdas significativas para seu negócio.

2)    Melhora no discurso de vendas

Quanto mais você sabe sobre seu cliente, mais fácil pode ser sua venda. Isso porque com a análise de dados do perfil dele é possível fazer algumas deduções, as quais podem personalizar a relação empresa-cliente. Exemplo: tenho uma agência de viagem e sei que meu potencial cliente tem dois filhos e vive na capital de São Paulo. Um discurso de que a família desfrute um fim de semana na natureza venderia muito mais fácil um pacote em um Eco Resort, você não acha?

3)    Aumento da produtividade do seu colaborador

A base de dados atualizada e enriquecida ajuda também a poupar tempo e esforço dos seus funcionários. Com um sistema de buscas de telefones confiável, seu colaborador não gasta tempo checando e rechecando dados cadastrais dos clientes a fim de evitar erros como esse que começamos este texto. Ele colocará esforço, então, no objetivo do contato, seja venda, fidelização ou cobrança.

4)    Diminuição nos custos

Sim, o impacto de uma base de dados enriquecida chega até o seu bolso. Mas a lógica é fácil: se você faz um contato assertivo, a operação torna-se mais rápida (menos ligações ou tempo de um vendedor com o mesmo cliente). E essa precisão no contato é possível justamente pela quantidade e qualidade das informações que você tem.

Como esse processo pode ajudar seu negócio a ser mais assertivo?

Se você chegou até aqui é porque sabe o valor de ter informações de qualidade sobre seu cliente. Assim, a única coisa que ainda falta é saber como sua empresa pode utilizar os benefícios do enriquecimento cadastral a seu favor.

Campanhas de marketing

Com os dados atualizados da sua base é possível segmentar clientes em diversos tipos de interesse ou comportamento. Assim, agrupamos esses consumidores com os mesmos padrões para desenvolver campanhas de marketing mais assertivas e personalizadas.

Inclusive, uma das maneiras de utilizar (e também de gerar ainda mais dados) é por uma automação de marketing. Isso significa ter uma comunicação por meio de disparos de e-mails, SMS e WhatsApps automatizada, segmentada e personalizada, sempre baseada em dados.

Por exemplo: você tem um grupo de prospects que já entraram em contato com a sua empresa mais de duas vezes. Seria legal enviar uma mensagem com alguma promoção em um tom de “a oportunidade que faltava para você adquirir seu produto chegou!”. E o canal seria, claro, definido com base no perfil e nos dados desse grupo selecionado.

Cobranças

O enriquecimento da base de clientes é essencial para uma cobrança eficaz. É válido desde a localização do cliente e suas preferências de contato, até a criação de um relacionamento com ele. Além disso, serve para poupar custos desnecessários, por exemplo o envio de uma carta de cobrança a um endereço desatualizado.

O perfil completo e atualizado do cliente mostra para o cobrador um cenário mais amplo da dívida. E é isso que fará com que o funcionário tenha mais argumentos na hora de entrar em contato para cobrar ou renegociar uma dívida.

Relacionamento e fidelização

Já sabemos que quanto mais dados de um cliente, melhor! Mas nem todos os dados são importantes, sabia? O segredo aqui é saber utilizá-los muito bem. Por exemplo, em uma campanha de fidelização, usar a informação dos últimos produtos comprados pode ser interessante. 

No caso de negócios como farmácias ou supermercados, uma ideia é enviar um SMS avisando quando o mesmo tipo de produto estiver em promoção. Ou melhor: oferecer um benefício mostrando que você conhece o perfil daquele cliente. 

Muito interessante como o enriquecimento cadastral pode agregar em diferentes processos em uma empresa, não é mesmo? E para finalizar, temos uma última dica!

Afunilando um pouco mais…

Saiba como esse tipo de tratamento de dados que falamos neste texto pode te ajudar a vender mais crédito consignado! Clique aqui.

Deixe uma resposta