O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo com boa saída no mercado. Os juros mais acessíveis e a quitação direto na folha de pagamento — ou desconto no benefício recebido pelo Governo — atraem quem precisa de uma ajudinha extra para realizar um sonho ou colocar o orçamento em ordem.

Mesmo com essa demanda natural, empresas que não agregarem boas ferramentas para vender consignado em sua operação podem deixar dinheiro na mesa ao longo do tempo. 

Existem dezenas de recursos atualmente que facilitam a localização das oportunidades de venda, que incrementam os resultados e geram crescimento real para o negócio.

Ainda tem dúvidas sobre o potencial das aplicações tecnológicas para vendas ou quer ganhar experiência no assunto? Separamos 7 ferramentas para vender mais crédito consignado, relacionadas à produtividade, comunicação, prospecção e inteligência de mercado. Aproveite!

1. CRM 

O CRM é o sistema de registro das informações cadastrais e de relacionamento com o cliente. Nele, é possível registrar acordos, o que foi dito em cada conversa, em que ponto está a negociação, entre outros. 

Diferente da utilização de planilhas, o CRM armazena todo o conteúdo relacionado às vendas e atendimento de forma centralizada e segura, além de permitir o tratamento dos dados com recursos de inteligência.

Um dos pontos mais interessantes da ferramenta é a possibilidade de filtrar o público com parâmetros pré-definidos e montar estratégias de vendas de consignado específicas para cada grupo. 

O CRM armazenará informações de venda valiosas, que até então eram perdidas no dia a dia do vendedor. Esses dados serão úteis para outras ações, como análise de métricas, melhor segmentação e visão de novas oportunidades.

2. Base Certa

A eficiência de uma operação de vendas pode ser medida pelo número de contatos efetivos que cada vendedor realiza durante sua jornada de trabalho. Só que muitas vezes eles perdem um tempo precioso tentando localizar o cliente e ligando para números incorretos.

Essa perda na produtividade impacta o percentual de vendas e nem sempre tem como causa erros durante a coleta de dados. A falta de atualização e higienização das informações também são responsáveis.

É por isso que o Base Certa entra nesta lista de ferramentas para vender mais crédito consignado. Com a ajuda da ferramenta é possível utilizar informações precisas do prospectado para tornar cada abordagem mais eficiente.

Trata-se da venda de um produto bastante nichado, que requer energia do operador para ganhar a confiança do cliente e concretizar o fechamento. Com o recurso, você economiza esforços e os centraliza nas ações de venda.

3. WhatsApp

Um dos caminhos para melhorar a prospecção e as vendas de consignado é ampliar os pontos de contato com o cliente. Assim, acrescente também o WhatsApp para oferecer consignado. O canal gera proximidade e tem a aceitação de diversos públicos.

Agora, como vender empréstimo consignado pelo WhatsApp e quebrar as objeções do cliente sem parecer invasivo ou ser bloqueado por ele? 

Se apresente, mas sem muita formalidade, seja objetivo na conversa e se demonstre disponível para tirar dúvidas, mas sem exagerar na quantidade de envios de mensagem.

4. E-mail marketing

O uso combinado do CRM com uma ferramenta de e-mail marketing é ideal para divulgar empréstimo consignado para os consumidores da sua base. O sistema de disparos permite segmentar previamente sua lista de contatos, apontando quem tem interesse por esse tipo de empréstimo.

As mensagens focadas no consignado educarão o leitor sobre a modalidade e garantirão seu avanço no funil. No momento certo, o vendedor entrará em contato para buscar a formalização de uma proposta ou o próprio cliente o procurará para adquirir o empréstimo.

Utilize o e-mail também para prospectar empresas que possam oferecer o consignado como benefício para seus funcionários, enviar conteúdos sobre o tema, newsletters, entre outros.

5. SMS

O SMS é um meio de comunicação em massa dinâmico e acessível. A possibilidade de utilizá-lo para diversos fins na régua de relacionamento faz dele uma das melhores ferramentas para vender mais crédito consignado. 

Por ter um script de vendas bem curto dificilmente passa despercebido pelo usuário, ou seja, sua taxa de abertura é das mais altas. Gera curiosidade no leitor, ponto de partida que o vendedor de empréstimos consignados tanto precisa para iniciar uma conversa com o futuro tomador.

Para quem utiliza o SMS da Assertiva funciona mais menos assim: a empresa realiza um disparo em massa para sua base, com um link que o usuário pode clicar para obter mais informações. O sistema permite saber quem clicou na campanha e tem interesse na oferta. Depois, é o momento do vendedor entrar em contato e trabalhar a venda.

6. Scripts

O roteiro de venda crédito de consignado é um elemento importantíssimo da fase de prospecção. É responsável por chamar a atenção e despertar a curiosidade do usuário para saber mais sobre as condições do empréstimo.

Tenha scripts específicos para cada canal de comunicação. Eles serão o norte para o seu vendedor iniciar a abordagem e para quebrar objeções específicas. Embora não exista um modelo pronto, capaz de vender por si só, eles serão de grande ajuda.

7. WebPhone

Um dos meios de contato mais utilizados para abordar o cliente-alvo do empréstimo consignado é o telefone. O canal permite sentir a aceitação do cliente e criar rapport em tempo real. Possibilita ao vendedor sentir em que momento da negociação a conversa está, alterando seus argumentos de venda conforme a situação.

Uma das desvantagens do telefone convencional é o alto custo e a impossibilidade de registrar os dados dessas transações. 

Já ferramentas de ligações pela internet, como o WebPhone, permitem reduzir os gastos e problemas com as chamadas, gerando maior lucratividade para a operação.

Possibilita acesso — de qualquer lugar do país — às informações gerenciais sobre vendas, produtividade por operador, tempo de chamada e outros indicadores de call center importantes. Ideal para equipes de venda que atuam em home office

A ferramenta localiza telefones corretos de usuários e possibilita o registro das chamadas, garantindo transparência para o vendedor e o líder. Garante que o script vendas por telefone para consignado que você adotou está sendo realmente seguido.

Experiente o WebPhone como ferramenta para vender mais crédito consignado

Pouco importa o tamanho da sua equipe de vendas, desde que ela esteja operando na potência máxima. Utilizando grande parte destas ferramentas para vender mais crédito consignado sua força de vendas tornará o negócio ainda mais lucrativo.

Que tal iniciar esse processo transformando a maneira como a sua equipe faz ligações? E você, precisa monitorar toda a operação à distância? Clique aqui, converse com nossos consultores e conheça o WebPhone Assertiva!

333 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar