Otimizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade da equipe são os grandes desejos de qualquer gestor. Graças à tecnologia, isso se torna cada vez mais fácil. Existem hoje várias ferramentas para cobrança disponíveis para facilitar o dia a dia desse setor.

Nos últimos tempos muitos programas e softwares foram desenvolvidos a fim de auxiliar as operações de recuperação de crédito. Mas por que investir em uma ferramenta de cobrança? Como escolher a melhor? Como ela pode, de fato, ajudar o seu negócio?

Neste artigo vamos responder a todas essas perguntas. Continue com a gente!

Por que utilizar ferramentas para cobrança?

Além de garantir mais eficiência no processo, contar com uma ferramenta de cobrança agrega também nas funções de análise e pode, inclusive, reduzir os custos. Dentre as principais vantagens podemos citar:

Segurança e proteção de dados

Realizando a instalação de uma ferramenta para gerenciar a cobrança, todas as informações ficarão disponíveis em um só lugar. Quando tudo está concentrado no meio digital não há necessidade de utilizar papel ou outras formas menos seguras de armazenamento. Além de agilizar o processo, somente pessoas autorizadas terão acesso a esses dados, que estarão guardados nos servidores locais da empresa.

Mais produtividade dentro da área

A produtividade é um dos principais pontos afetados positivamente pela implementação de um software de cobrança. Isso porque será possível eliminar erros manuais recorrentes e minimizar o retrabalho.

Acompanhamento de métricas e resultados

Número de clientes inadimplentes, cobranças já realizadas, índice de CPC (contato com a pessoa certa), porcentagem de sucesso e muitos outros resultados e métricas podem ser obtidos pela utilização de uma ferramenta desse segmento.

CTA para baixar e-book: Como estabelecer prioridades de cobrança

Como escolher as melhores ferramentas para cobrança no seu negócio?

Antes de optar por um software de cobrança para o seu negócio é preciso levar alguns pontos em consideração:

  1. Saiba qual é a necessidade da sua empresa: faça uma análise interna para descobrir qual é a necessidade da sua empresa e identificar as barreiras que geram mais gastos e atrapalham o processo de cobrança;
  2. Estude a relação de custo x benefício: verifique se, considerando o custo que a ferramenta tem, os benefícios para o seu negócio vão valer a pena;
  3. Analise se o software pode ser integrado a outras plataformas: a integração entre plataformas é importante para reduzir a necessidade de trabalhos manuais, uma vez que a cobrança pode acontecer automaticamente quando o sistema identifica o não pagamento. Por exemplo, se você possui um sistema de enriquecimento ou higienização de dados, quando o mesmo for integrado ao software de cobrança, o trabalho será otimizado;
  4. Verifique se a ferramenta oferece suporte: por fim, procure saber se a empresa que você escolheu oferece o suporte técnico necessário. Caso aconteça algum problema, você precisará de um atendimento ágil e eficaz para que isso não interfira nos resultados do seu time de cobrança.

Quais são as ferramentas para cobrança mais conhecidas no mercado?

Selecionamos algumas ferramentas indispensáveis de cobrança que podem facilitar e otimizar o dia a dia da sua empresa. Veja abaixo:

Discadores

Os discadores são essenciais para quem precisa manter um relacionamento em massa com os seus clientes. Além de tornarem a discagem mais rápida, eficiente, documentada e inteligente, existem vários modelos diferentes que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades de cada operação.

Dentre os principais, cada um com sua particularidade, estão a Discagem Power, a Discagem Preditiva, a Discagem Agentless, a Discagem Progressiva, a Discagem Powerdialer e a Discagem Preview. Para saber mais, clique aqui e leia nosso artigo que explica melhor a funcionalidade de cada uma delas.

URA

De acordo com as informações passadas para o sistema, utilizando a Unidade de Resposta Audível (URA) as chamadas são identificadas e redirecionadas para o operador correto. Os principais tipos de URA são a ativa, a receptiva, a de reserva, a de pesquisa, a TTS e a ASR.

A eficiência da ferramenta é a principal vantagem, uma vez que o cliente passa a ter um atendimento personalizado, entrando em contato direto com quem realmente irá ajudá-lo a resolver o seu problema. A redução dos custos também é um ponto que merece destaque.

Chatbots

Os chatbots são ferramentas que usam a inteligência artificial para simular a fala humana e entrar em contato com os clientes de uma empresa. Em outras palavras, são os chamados atendentes virtuais.

Muito utilizado para passar informações de atendimento ou vender produtos, eles podem ser incorporados também com a finalidade de cobrança. A grande vantagem está na otimização do atendimento e na rápida negociação.

Dashboards

A descrição e a visualização dos dados em tempo real é de extrema importância para acompanhar, direcionar e até mesmo corrigir as ações do departamento de cobrança ao longo do dia. Essas ferramentas de organização são indispensáveis para a organização e o sucesso do time.

E-mail

Apesar de ser simples e barata, essa modalidade não é considerada 100% efetiva. Isso porque existem pessoas que simplesmente ignoram os e-mails que chegam na sua caixa de entrada. Outro ponto é que, dependendo das informações que você inserir na mensagem, ela pode ser encaminhada para a caixa de spam.

SMS

Ao realizar o disparo de SMS em larga escala, o seu departamento de cobrança é capaz de entrar em contato com uma carteira de devedores inteira em poucos minutos, em lotes ou de maneira unitária.

A grande vantagem está na efetividade do sistema, pois a entrega da mensagem é garantida, e também na redução dos custos, por se tratar de um sistema mais barato que os de ligação, por exemplo.

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