Onboarding de clientes: 5 dicas para acelerar o processo de aquisição

Onboarding de clientes 5 dicas para acelerar o processo de aquisicao
Onboarding de clientes 5 dicas para acelerar o processo de aquisicao

O onboarding de clientes pode ajudar a sua empresa na captação e manutenção dos seus consumidores. Afinal, a experiência do usuário sempre foi uma das principais preocupações de empresas que visam a crescer em seu nicho de mercado. 

Com a grande digitalização de serviços ocorrida no período da pandemia, garantir uma experiência mais fluida e célere se tornou essencial. Ou seja, com o onboarding de clientes você vai garantir a melhor experiência do seu consumidor com o produto ou serviço oferecido pelo seu negócio. Descubra mais com a leitura deste artigo! 

Quais as vantagens do processo de onboarding de clientes?

No projeto de onboarding, o foco é a experiência exitosa que um novo cliente terá com a sua empresa. Ele será a garantia de um bom atendimento inicial, aliado à demonstração de resultados logo no primeiro passo de interação com o seu negócio.

Além de conhecer o que é onboarding de clientes, saiba que não é apenas na busca de uma melhor experiência do usuário que se baseia o onboarding. Visar o sucesso do cliente com o produto ou serviço adquirido é essencial para que ele atinja os resultados desejados.

Portanto, implementar um bom processo de onboarding de clientes é fundamental para garantir a manutenção do usuário no uso contínuo do produto ou serviço. Ademais, aumenta o engajamento com a sua empresa, acentuando as chances de consolidação de uma parceria de longo prazo.

Dito isso, podem ser citadas as seguintes vantagens do onboarding de clientes: 

Satisfação do cliente 

Quem nunca, como consumidor, sentiu-se frustrado ao perceber que a promessa atrelada a algum produto ou serviço foi falsa? Além do sentimento de desapontamento, esse tipo de situação, certamente, fará com que um novo negócio com aquela empresa jamais se repita. 

Ao investir em um onboarding de clientes, aumentam-se as chances de ter um cliente satisfeito e, consequentemente, cresce a probabilidade de realização de negócios futuros. 

Sucesso do cliente com o seu produto ou serviço 

Independentemente de qual produto ou serviço é oferecido pela sua empresa, investir em um projeto de onboarding é apostar no sucesso do seu cliente — também chamado de customer success

Um consumidor bem sucedido é aquele que concretiza os resultados que idealizou com o seu negócio, ou seja, teve as suas expectativas preenchidas. 

Customer success é, portanto, uma estratégia que faz parte do onboarding de clientes e que prioriza a experiência do consumidor para que ele mantenha relação com a sua empresa o máximo de tempo possível. 

Com isso, além de aumentar a possibilidade de uma nova contratação, um novo usuário pode ser atraído à sua empresa em razão de boas referências. As boas experiências do cliente são táticas infalíveis rumo ao sucesso do seu serviço ou produto! 

Mais produtividade e eficiência 

Vivemos uma cultura mais imediatista e, dessa forma, ninguém fica satisfeito quando há exigência de preenchimento de longos cadastros. Além disso, submeter os funcionários de uma empresa a retrabalho é sinônimo de perda de tempo e de dinheiro. 

O onboarding de clientes, aliado à tecnologia, visa à otimização de processos, para que sejam excluídas as etapas de recadastramento. Com ele, também são automatizadas as fases de verificação de dados e de análises. 

Retenção do usuário

O  projeto de onboarding é essencial para que um dos maiores desafios do seu negócio seja superado: a manutenção do consumidor pelo maior tempo possível. 

Por mais que a aquisição de novos clientes seja uma etapa essencial para o crescimento e a continuação de qualquer empresa, o onboarding de clientes diminui a taxa de saída de usuários do seu negócio. 

Agora que você sabe as vantagens de investir no onboarding de clientes, confira quais os passos a serem tomados para garantir mais eficácia ao processo. 

5 etapas para otimizar o onboarding de clientes e melhorar a experiência

Saiba quem é a sua persona

A primeira etapa para otimizar o processo de onboarding é conhecer quais as características da sua persona. A persona é um personagem criado com base nos dados referentes ao público da sua empresa. 

Seu negócio deve ter em mente qual o perfil dessa persona, mas também é crucial mapear quais os seus anseios e dores. Assim, além de direcionar seus produtos e serviços para a solução dessas dores, pode-se orientar o cliente rumo ao sucesso da maneira mais assertiva possível. 

Abertura de conta facilitada

Parece uma realidade distante ter que se dirigir pessoalmente a um estabelecimento para proceder com a abertura de uma conta, não é mesmo? 

Com o aumento da concorrência no mercado, a sua empresa precisa acompanhar as inúmeras facilidades que a tecnologia pode proporcionar. Dentre elas, está o oferecimento, aos seus clientes, de praticidade na hora da abertura de uma conta. 

Com a implantação de ferramentas específicas, o seu negócio pode, de maneira rápida, possibilitar aos clientes a abertura de contas sem sair de casa. 

E o melhor: com a solução certa, isso pode se dar com a validação da identidade do cliente, prova de vida e de aceite do contrato, evitando fraudes e garantindo máxima segurança à sua empresa e aos consumidores. 

Organização e agilidade no armazenamento de documentos

O onboarding de clientes está associado a duas características fundamentais: organização e agilidade. Tais virtudes devem estar presentes em todas as etapas do atendimento ao consumidor, principalmente no momento de armazenar documentos pessoais. 

Para que o cliente se sinta seguro e perceba a praticidade dos serviços e produtos do seu negócio, é imprescindível dispor de ferramentas que possibilitem, de maneira fácil, a extração de dados e o armazenamento de documentos. 

Ferramenta de OCR

OCR – Optical Character Recognition é uma tecnologia que converte imagens em textos, os quais são editáveis e digitalmente reconhecíveis. 

Essa é uma ferramenta que facilita a comutação entre tipos de mídias, e sem dúvidas ajuda na otimização de qualquer procedimento dentro da sua empresa. 

Além disso, investir em uma solução OCR auxilia o seu negócio porque proporciona agilidade em cadastros, segurança para dados delicados e destreza na busca por informações. Ademais, você poderá otimizar espaço, físico e digital, já que arquivos OCR substituem documentos em papel e são menores em relação a arquivos de imagens.

Centralização de processo

Para otimizar o onboarding de clientes, aposte em soluções que centralizem os processos de atendimento e de prestação de serviços ou fornecimento de produtos. 

Isso significa buscar por ferramentas que unifiquem a relação do cliente com a empresa por meio de um mesmo canal. 

Além de aprimorar a relação com o cliente — que se sente mais seguro por sempre tratar com a mesma interface —, reduz o custo do procedimento. 

Como o uso da tecnologia pode ajudar no processo de onboarding

Não é novidade que a burocracia é vista com maus olhos pelos consumidores e é tida como uma desvantagem de se viver no Brasil.

Conforme estudo divulgado pelo Banco Mundial (Bird), a burocracia é um entrave aos negócios desenvolvidos no Brasil — o país ficou na 124ª posição no ranking das nações com melhores ambientes empresariais. 

Portanto, se a sua empresa quer oferecer um bom e rápido atendimento ao cliente, deve investir em ferramentas tecnológicas para a otimização da experiência do usuário. 

A tecnologia possibilita que processos, antes manuais e que demandavam mão-de-obra humana, sejam simplificados e automatizados. Isso não só reduz os custos operacionais, como também transmite uma imagem positiva do seu negócio como um estabelecimento prático e organizado. 

Não bastasse isso, ao desafogar as equipes de tarefas que podem ser automatizadas, a sua empresa pode investir no crescimento profissional de seus membros. Isso porque aos trabalhadores podem ser outorgadas tarefas que demandam raciocínio e que promovam melhorias no seu negócio.

Portanto, as soluções tecnológicas aprimoram a experiência do usuário, diminuem os custos do negócio, permitem o engrandecimento profissional de seus colaboradores e desafogam os recursos da empresa, que podem focar na amplificação de seu objeto social. 

O onboarding de clientes é a estratégia que a sua empresa precisa aplicar para alavancar os resultados, fidelizar consumidores e incentivar o crescimento do seu negócio. E a tecnologia tem tudo a ver com isso! 

Ficou interessado e deseja expandir os seus conhecimentos sobre o tema? Sugerimos a leitura do artigo O que é OCR e como utilizar em sua empresa. A tecnologia OCR é indispensável para quem deseja ter o seu negócio no mundo digital e você confere tudo sobre o assunto nesse artigo. 

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