O que é OCR e como utilizar em sua empresa

O que é OCR e como essa tecnologia pode ser aplicada em sua empresa
O que é OCR e como essa tecnologia pode ser aplicada em sua empresa

Validar dados hoje é prerrogativa para qualquer empresa que tenha um pé no mundo digital, e a tecnologia OCR é indispensável nesse processo. Mas, afinal, o que é OCR?

Você já deve ter se espantado quando enviou algum documento digitalizado (para uma matrícula em curso, por exemplo), que foi validado pelo próprio sistema da instituição. Magia? Nada disso!

Trata-se de tecnologia OCR em ação, ajudando empresas a desburocratizar processos e conquistar cada vez mais espaço no mundo digital e dentro das novas lógicas de prestação de serviços e validação de dados.

Neste artigo, vamos entender o que é OCR, quais são suas aplicações práticas, os benefícios para o seu negócio e também como o OCR ajuda na acessibilidade. Vem com a gente?

O que é OCR?

OCR é uma sigla em inglês para Optical Character Recognition, que significa algo como “Reconhecimento Ótico de Caracteres”. É uma tecnologia de conversão de imagens em texto editável e reconhecível digitalmente.

Essas imagens que são convertidas também são texto, mas em condições nas quais um sistema “comum” não consegue identificar como palavras — por exemplo, um documento escaneado.

A tecnologia OCR foi desenvolvida pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos na década de 1950, que criou esse tipo de software com fins estratégicos.

Hoje, o OCR é amplamente utilizado por organizações para reconhecimento automatizado de documentos, bem como seu correto armazenamento e criação de índices de busca e catalogação.

Como o OCR funciona

De forma geral, o OCR faz uma leitura de documentos no formato de imagem estática, e neles identifica padrões de caracteres que, por fim, transforma em letras, números, símbolos e palavras.

Ao identificar que determinado padrão de imagem é um caractere, o sistema OCR compara com seu banco de dados e, quando “dá match”, o transforma no caractere correto.

O que acabamos de descrever é o funcionamento simplificado do processamento OCR, que para além disso possui algumas etapas:

  • Digitalização inicial: o documento, em mídia física, é transformado em arquivo digital de imagem. Esta etapa nem sempre acontece, pois em muitos casos o software OCR recebe o arquivo já digitalizado.
  • Pré-processamento: aqui, a imagem é tratada para correções, como retirada de sombreamento e de pedaços de imagens que não são texto.
  • Reconhecimento: o software atua em cima da imagem pré-processada, identifica cada “mancha” como um caractere e transforma em texto digital.

O processo como um todo conta também com sistema de machine learning, uma vez que o OCR “aprende” como é cada caractere e guarda essa informação em bancos de dados para futuras comparações e reconhecimentos cada vez mais precisos.

Benefícios da utilização do OCR

Tudo o que vem para compor processos e facilitar a transposição de documentos entre mídias é bem-vindo em praticamente todos os segmentos de mercado — sem falar nas nossas vidas pessoais.

Nesse sentido, a tecnologia OCR traduz sua atuação em benefícios que agregam em diversas frentes. Vamos conferir alguns deles?

Agilidade em cadastros

Inscrições e cadastros que necessitem de envio de documentação pela internet se beneficiam muito do OCR. Basta o usuário enviar o arquivo pelo site que o sistema conseguirá “ler” e validar de forma quase instantânea.

Segurança para informações valiosas

Transformar seus documentos físicos ou digitalizados em arquivos de texto que são catalogáveis ajuda a mantê-los seguros e protegidos contra possíveis perdas. 

Facilidade na busca por dados específicos

Ainda na seara da possibilidade de catalogação dos dados: converter documentos em arquivos digitais com dados que podem ser classificados ajuda muito na busca por informações específicas em um universo de documentos e dados.

Liberação de espaço em arquivos — físicos e digitais

Além de permitir que documentos sejam armazenados em unidades de dados e assim liberar espaço físico, arquivos convertidos via OCR são também menores do que arquivos de imagens. Ou seja: ocupa menos espaço até nos servidores! 

Como o OCR ajuda na acessibilidade

Todos os benefícios que listamos até aqui podem ser considerados muito importantes para organizações em geral. Mas a tecnologia OCR tem um benefício específico que muda a vida de pessoas portadoras de deficiências visuais.

Computadores utilizados por pessoas com visão baixa ou nenhuma visão possuem sistemas adaptados que fazem a leitura das telas, ajudando assim na inclusão digital dessas pessoas, naturalmente excluídas das ondas digitais que atravessamos.

Porém, softwares de leitura de tela possuem algumas limitações, e uma das principais é a incapacidade de traduzir arquivos PDF ou de imagem. Isso se tornou um grande problema, que acabou sendo resolvido pela tecnologia OCR.

O poder que os sistemas OCR têm de transformar imagens (ou arquivos em PDF) em textos digitais convergiu com essa necessidade dos portadores de deficiência visual, permitindo assim que pudessem ter contato com esse tipo de documento.

Precisa de leitura e autenticação completa de documentos?

Sua empresa pode estar precisando de uma solução de leitura de documentos, mas seria ótimo se houvesse uma ferramenta versátil e que permitisse autenticação em diversos níveis, não?

Pois isso já existe: é o Autentica, um sistema completo de autenticação de identidade que proporciona mais segurança, agilidade, e menos custos com esse tipo de processo!

O que o Autentica faz?

  • Digitalização de documentos e extração de dados: facilita o cadastro de clientes, por meio de tecnologia OCR.
  • Análise de informações e localização de erros e incoerências: varredura de dados e geração de um score de probabilidade de fraude.
  • Validação por biometria facial: utilização da maior base biométrica do país para garantir a segurança por meio do reconhecimento facial.

O Autentica é um sistema ao mesmo tempo robusto e ágil, que proporciona uma interação facilitada com seu público e um onboarding 100% personalizado — o usuário não apenas agradece, como vira seu cliente fiel!

Se você ficou interessado, não espere para agendar uma demonstração gratuita e conhecer todas as funcionalidades do Autentica!

Você também pode gostar