A inadimplência é um problema que atinge empresas de todos os ramos e tamanhos. E quando ela sai do controle, pode gerar perdas financeiras gravíssimas que comprometem a saúde dos negócios. Uma das formas que empresas encontraram para driblar esse obstáculo foi implementar uma plataforma de pagamentos para gerenciar cada venda do e-commerce.
Os motivos que levam à inadimplência são muitos, e nem sempre previsíveis. Mas isso não impede de mapear possíveis caminhos para manter o controle e a saúde financeira.
Manter processos manuais faz com que sua equipe tenha trabalho dobrado para manter cada movimentação em ordem, abrindo brechas para erros graves. Mesmo que optem por criar sistemas internos, ainda não é o melhor caminho e você vai entender o porquê ao longo deste artigo.
Continue a leitura para entender como uma plataforma de pagamentos pode tornar suas vendas mais seguras e o fluxo de caixa constante.
Quais são os passos para reduzir a inadimplência?
Grandes volumes de venda geram volumes ainda maiores de dados. Automatizar é o primeiro passo, mas pode ficar ainda melhor. Existem no mercado plataformas especializadas que ajudam a lidar com esses dados, mantendo dados cadastrais organizados e fáceis de serem acessados quando necessário.
Com a Assertiva, por exemplo, sua empresa consegue localizar com muito mais precisão os dados cadastrais atualizados dos clientes devedores e, a partir disso, realizar ações estratégicas de comunicação e cobrança mais eficientes.
Sua equipe pode atuar em todas as frentes com o máximo de produtividade, com o mínimo de recursos. Ou seja, a operação do e-commerce fica mais ágil e por um custo mais baixo, aumentando a lucratividade por cada venda e reduzindo a inadimplência.
Junto a essa estratégia de dados, é possível também somar a implementação de uma plataforma de pagamentos, que vai ajudar, após a tratativa com o cliente, a gerar o parcelamento e negociação da dívida, emitir boleto ou fatura, com descontos negociados e novas datas de vencimento da cobrança.
Segundo relatório do Banco Central, de outubro de 2020, cerca de 50,26% das famílias brasileiras estão endividadas. Esse é o maior registro nos últimos anos.
Contudo, esse cenário não tem sido preocupante para as empresas. Entregar facilidades como negociação de dívidas, parcelamento e opção por juros menores têm ajudado os brasileiros a quitar as dívidas a longo prazo.
Nesses acordos todos saem ganhando e sua empresa não fica com o caixa prejudicado.
O que é uma plataforma de pagamentos?
Atualmente, as plataformas de pagamentos podem oferecer muito mais do que uma funcionalidade de checkout de compra.
As mais avançadas são grandes ambientes de gestão para otimizar negócios de todos os tipos e tamanhos. Cada processo pode ser automatizado, principalmente cobranças e configuração de multas e juros.
Quando a movimentação financeira acontece dentro desse ambiente automatizado, é eliminado o espaço para erros ou informações desencontradas. As equipes conseguem acessar em um único lugar tudo o que precisam para elaborar estratégias ou acompanhar a saúde do negócio.
O e-commerce consegue vender mais, porque o processo de absorver um volume maior de transações deixa de ser um problema.
E ainda permite que sua empresa faça análises de crédito e prospecção dos clientes corretos, facilitando na hora de fechar negócios com muito mais segurança para seu caixa.
Com todas essas facilidades, reduzir a inadimplência torna-se uma tarefa mais fácil. Sua equipe consegue ver quem ainda não fez o pagamento ou até mesmo atrasou.
Basta configurar lembretes de cobrança, gerar novas faturas ou enviar uma comunicação personalizada para não perder a venda.
Esses passos permitem uma taxa de conversão mais alta e confiável, deixando o fluxo de caixa saudável no final do mês.
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Como impulsionar as vendas com uma plataforma de pagamentos?
Pode parecer estranho que somente um sistema automatizado possa fazer tanto pela operação de um e-commerce. Mas quando os processos estão estruturados e são realmente confiáveis, é possível traçar estratégias comerciais mais assertivas e ainda entregar uma experiência de compra melhor aos clientes.
Boa parte do abandono de carrinho acontece devido a um checkout ultrapassado, que não passa confiança aos consumidores.
Segundo relatório da E-commerce Radar, 23% do abandono de carrinho é devido ao checkout longo e complicado. Outros 17% ainda apontam a falta de confiança no site, enquanto 6% reclamam da falta de opções de pagamentos.
Isso significa que oferecer uma experiência de compra completa, de ponta a ponta, pode significar mais vendas e até com um ticket médio maior, porque o cliente se sente seguro de inserir seus dados pessoais em compras de alto valor. Apenas uma plataforma de pagamentos completa permite cobrar por cartão de crédito, débito, boleto e até mesmo o Pix.
O que uma boa gestão financeira pode fazer pela sua empresa?
Ao longo deste artigo, pudemos ver a importância de ter uma boa gestão financeira com a ajuda de ferramentas de automação. Não importa o tipo ou o tamanho da sua operação, ter todos esses processos alinhados garantem o sucesso a longo prazo. E, ainda, permite que sua empresa cresça de forma saudável e com mais previsibilidade.
Veja algumas dicas rápidas para saber por onde começar.
1. Faça um planejamento financeiro estratégico
Ter as metas bem definidas para sua empresa e a verba necessária torna os objetivos mais fáceis de serem estabelecidos e atingidos. Um bom direcionamento é essencial para não se perder no meio do caminho.
2. Reduza gastos desnecessários
Como vimos, a automatização é um passo fundamental para otimizar suas operações, com equipes enxutas e trabalhando de forma mais eficiente. Muito dinheiro pode estar indo para setores que não contribuem para o crescimento da sua empresa e devem ser realocados.
3. Fique de olho no fluxo de caixa
Essa tarefa fica mais simples com uma plataforma que reúne todos os dados para você em um único painel. Assim, nenhuma informação passa despercebida e sua equipe ainda consegue exportar relatórios. Toda a empresa fica na mesma página, permitindo elaborar estratégias mais coerentes com a realidade do negócio.
O controle da inadimplência é fundamental para que uma empresa possa crescer de forma eficiente, sem precisar se preocupar com um fluxo de caixa abaixo do normal.
As ferramentas de gestão e automação financeira são uma mão na roda para tornar todo o processo mais confiável. Eliminando o trabalho manual, sua equipe pode produzir mais e fortalecer o relacionamento com o cliente.
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Conteúdo produzido em parceria com a Iugu.