23 Modelos de mensagem para cobrança

A inadimplência é um problema muito comum em todos os segmentos de negócios. Portanto, lidar com cobrança é uma prática diária, que tem diferentes modos e abordagens de acontecer. Para ajudar nesse desafio, elaboramos 23 modelos de mensagem de cobrança

Entre os formatos estão a mensagem via SMS, Whatsapp, e-mail e carta. Tudo para que uma das sugestões seja a ideal para você aplicar no dia a dia do seu setor de negociação de dívidas e na sua régua de cobrança. Continue a sua leitura e confira! 

Mensagem de cobrança para clientes por SMS

Como é um tipo de cobrança enviada diretamente para o cliente, sem intermediários, o SMS se torna uma possibilidade bastante interessante de abordagem. 

Sem constrangimentos, a notificação é recebida diretamente pelo destinatário, evitando o risco de que outras pessoas possam tomar conhecimento da situação. Afinal, atrasos de pagamento podem acontecer por diversos motivos. O mais importante é que a situação seja resolvida de forma positiva para ambos os lados.

Outra vantagem também é que é possível enviar o código da fatura para que seja copiado e colado no aplicativo de internet banking, facilitando a forma de pagamento. 

Modelos de mensagem de cobrança via SMS

De forma educada e gentil, o texto precisa ser direto e bastante claro. O tom da mensagem de cobrança via SMS deve ser amigável. 

Não se esqueça também de que essa ferramenta suporta mensagens de, no máximo, 160 caracteres para modelo normal e 1024 para modelo carta. 

Veja as possibilidades:

  • Como lembrete
    Ola, _______! Nao esqueca que sua fatura vence dia 15/10. Ela esta disponivel em nosso sistema ou pode ser paga pelo aplicativo do seu banco, o código e: ______________ 
  • Se mostrando disponível
    Ola, _______! Sua divida pode ser renegociada. O telefone para contato e: ______________. Evite mais juros. Fale com nossa equipe hoje mesmo! 
  • Com exclusividade
    Oi, _______. Tudo bem? Tenho uma otima noticia: oferta exclusiva para renegociar suas dividas em atraso. Vamos conversar? Entre em contato: ______________
  • Como canal direto para negociação
    Bom dia, _______! Que tal comecar o dia com uma otima noticia? Temos uma proposta exclusiva para negociar seu debito. Responda SIM e vamos entrar em contato! 
  • Com código atualizado 
    _______, informacao importante! Para evitar multas e juros, estamos enviado o codigo da sua fatura de 15/10, pendente em nosso sistema. Pague hoje e evite acrescimos de valor. Código da fatura: ______________
  • Com atualização de vencimento
    Esqueceu de pagar sua fatura? Nao tem problema, _______! Responda com a palavra FATURA e um novo boleto com vencimento para o proximo dia util chegara pra voce! 
  • Com semana de negociação 
    _______, que tal aproveitar a SEMANA DA DIVIDA ZERO? Ate sexta-feira oportunidades exclusivas serao oferecidas! Responda SIM e entramos em contato

Vale lembrar que as mensagens devem ser enviadas somente em horário comercial. Também é importante saber que o Código de Defesa do Consumidor classifica como crime mensagens com conteúdos que possam remeter a ameaça, coação ou falsas afirmações. 

O artigo 71, especificamente, menciona isso: “É crime coagir, ameaçar, constranger e fazer afirmações falsas para intimidar o cliente em débito, ou ainda perturbá-lo em seu local de trabalho, descanso ou lazer em caso de cobrança de dívida”.

Mensagem de cobrança por e-mail 

A mensagem de cobrança por e-mail também segue as regras do conteúdo enviado por SMS: que seja claro, direto, amigável e educado. 

Além disso, o ideal é escrever parágrafos breves para facilitar a compreensão. A estrutura deve ser dividida em 4 partes: apresentação, motivo do e-mail, qual a situação atual e a sugestão de resolutiva. 

Formas de abordagem e modelo de escrita 

Confira, a seguir, os possíveis modelos de mensagem de cobrança para a abordagem ideal nas mensagens de via e-mail.

  • Para cobrança preventiva
    Olá, ________! 

    Sou o(a) ________, da empresa ___________. Estou entrando em contato para lembrar você que nos próximos dias acontece o vencimento da sua parcela do mês de _______, referente a aquisição do produto/serviço ________, no valor de _________. 

    Para facilitar, estamos enviando seu código da fatura: ______________________. 

    Se tiver alguma dúvida ou quiser saber sobre seus próximos vencimentos, é só entrar em contato! Responda este e-mail ou nos ligue no número ______________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

    Conte sempre conosco! 
    Nome do responsável
    Departamento de Cobrança – Nome da empresa

  • Para cobrança com poucos dias após o vencimento
    Olá, ________! 

    Sou o(a) ________, da empresa ___________. A gente sabe que imprevistos acontecem, assim como o esquecimento de algumas tarefas, não é mesmo? É por isso que estou entrando em contato hoje. Para lembrar que sua fatura venceu há ____ dias, no valor de _________. 

    Para evitar que você pague multas e juros, estamos enviando o código da fatura, assim você poderá utilizar o internet banking e resolver a questão com mais facilidade. 

    Caso você necessite de um novo prazo para pagamento, por gentileza, entre em contato.

    Vamos conversar! Nosso telefone é: __________________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

    Conte sempre conosco! 
    Nome do responsável
    Departamento de Cobrança – Nome da empresa

  • Mensagem para cobrança com valor atualizado
    Oi, ________! Tudo bem com você?

    Meu nome é ________ e sou da empresa __________. Estou entrando em contato para algo muito importante: notei que seu boleto com vencimento em __/__/__, no valor de _______, está pendente.

    Para que você não tenha problemas para pagamento, pois passou da data agendada, estou enviando um boleto atualizado, ok?

    Segue código da fatura: ________________________.

    Ah! Também é possível consultar sua nova fatura em nosso site. O endereço é: __________.

    Tem alguma dúvida? Gostaria de conversar? Fale com a gente! Nosso telefone é: __________________. 

    Estamos disponíveis de segunda a sábado, das __h às ___h.

    Atenciosamente,
    Nome do responsável
    Departamento de Cobrança – Nome da empresa

  • Mensagem para cobrança com mais de 30 dias de vencimento
    Bom dia, ________!

    Sou o(a) _____, da empresa _________. 
    O motivo deste e-mail é para solicitar que o Sr.(a) entre em contato o mais breve possível. 

    Há débitos pendentes em seu nome e é do nosso interesse entender o que ocorreu e qual a melhor forma de resolver a situação. Nosso contato é: _____________. Estamos disponíveis de segunda a sábado, das ___h às ____h. 

    Evite a negativação do seu nome, assim como multas e juros. Conte com a gente! Ligue para nós!

    Atenciosamente, 
    Nome do responsável
    Departamento de Cobrança – Nome da empresa

  • Para oferta exclusiva
    Boa tarde, _______. Tudo bem com você?

    Sou o(a) _________, da empresa ____________. O motivo do meu contato é para solucionarmos uma pendência que você tem conosco.

    A parcela de nº____, com valor de ____, está com ____ dias de atraso. 

    As multas e os juros começam a correr desde o primeiro dia de atraso. No entanto, queremos oferecer uma condição especial! Se o pagamento do valor for realizado até o dia de hoje, nenhum acréscimo será cobrado.

    Bacana, não é mesmo? É a oportunidade de quitar seu débito e ainda sem percentuais de multa. Não perca essa chance!

    E então, vamos resolver isso hoje mesmo? Responda este e-mail que entraremos em contato para dar continuidade ao processo para pagamento. 

    Atenciosamente, 
    Nome do responsável
    Departamento de Cobrança – Nome da empresa

Mensagem de cobrança via Whatsapp

O Whatsapp está entre os mecanismos de comunicação mais utilizados atualmente. Por ser uma forma mais amigável de chegar até o devedor, costuma ter uma propensão maior de pagamento. As regras para cobrança via aplicativo são as mesmas dos outros canais: respeitar os direitos do consumidor não expondo sua imagem. Para não ser invasivo, vale lembrar que esse canal deve ser usado com a autorização prévia do cliente.

Confira as sugestões de modelo de mensagem de cobrança para clientes via Whatsapp:

  • Mensagem se mostrando disponível para negociação
    Olá, _____! Tudo bem? Notamos que a parcela do mês _____ está em aberto. Imprevistos acontecem, não é mesmo? E para sua comodidade estamos disponíveis aqui no Whatsapp e com condições especiais de pagamento. Nos dê um oi e vamos conversar! 
  • Mensagem verificando pagamento
    Oi, _____! Tudo bem com você? Esperamos que sim! Estamos entrando em contato porque não recebemos confirmação de pagamento do seu boleto referente ao mês de ______. Teve algum imprevisto? Precisa de um novo boleto? Estamos à disposição!
  • Mensagem oferecendo comodidade
    Oi, ______! Mais uma comodidade para você! Sabe aquele boleto que ficou para trás e está desatualizado? É só pedir um novo que mandamos para você aqui mesmo, no seu Whatsapp! Não deixe para depois! Evite juros! Peça agora!
  • Mensagem para quem alega não ter tempo de entrar em contato
    Bom dia, ____! Tudo certo por aí? Precisa negociar seu boleto em atraso mas não tem tempo para ligar para nós? Não tem problema! Estamos aqui para conversar! Sim, por Whatsapp também podemos verificar sua situação. Fale com a gente! Responda agora mesmo e conheça as condições de pagamento. 
  • Mensagem para oferta com condições especiais
    Oi, _____! Estamos mandando essa mensagem para avisar sobre algo muito importante: uma oferta foi criada especialmente para você! Saiba agora mesmo a grande oportunidade que está sendo oferecida para quitar seus débitos! E aí, vamos conversar? 
  • Mensagem sobre semana de ofertas para pagamento 
    Tem boa notícia chegando no seu Whatsapp, _____! Estamos iniciando a semana da regularização de dívidas! E aí, que tal ver o que podemos fazer por você? Confira as condições especiais de pagamento! Responda essa mensagem e vamos conversar! 
  • Mensagem pedindo colaboração para resolver dívida
    Oi, ______! Tudo bem? Estou com um problema e gostaria de verificar se pode me ajudar. Em nosso sistema consta uma pendência de R$______, referente ao produto _______, que você adquiriu em ___/___/___. Seria possível quitar esse valor até amanhã? Se não for bom pra você, quando seria uma boa data? Converse com a gente! Vamos resolver juntos!  

Mensagem de cobrança por carta 

O tom amigável também deve ser mantido na cobrança por carta. Por mais que o meio seja mais formal do que o ambiente digital, é importante manter uma linguagem que crie aproximação com o inadimplente. Confira os exemplos:  

  • Mensagem para cobrança com 15 dias ou mais de atraso
    Cidade, data. 

    Olá, ___________.
    Tudo bem com você?

    Estamos entrando em contato porque está pendente a parcela da sua prestação do mês de ______, vencida em _______, no valor de ______, referente a compra do produto ________.  

    É importante que o pagamento aconteça o mais breve possível, para evitar o acúmulo de juros. Que tal conversarmos sobre o assunto?

    Estamos disponíveis de segunda a sexta, das __h às ___h, no telefone (__) ___________. 

    Fale com a gente!

    Atenciosamente, 
    ____________ (nome)
    ____________ (cargo)

  • Mensagem para cobrança com boleto atualizado
    Cidade, data. 

    Olá, ___________.
    Tudo bem com você?

    Consta em nossa sistema uma pendência no valor de R$_______, referente a parcela do mês de _______. Entendemos que imprevistos acontecem. Por isso, para evitar que multa e juros acumulem, estamos enviando um boleto atualizado para pagamento até __/___/___.

    Caso não seja possível quitar até a data, pedimos que entre em contato. Assim, verificamos a melhor maneira de resolver a questão. Conte com a gente!

    Estamos disponíveis de segunda a sexta, das __h às ___h, no telefone (__) ___________. 

    Atenciosamente, 
    ____________ (nome)
    ____________ (cargo)

  • Mensagem para cobrança de dívidas antigas
    Cidade, data. 

    Prezado Sr. ___________.

    Por gentileza, entre em contato urgentemente com nossa central de atendimento. Todas os comunicados anteriores foram sem retorno. Gostaríamos de conversar para resolver as pendências que constam em nosso sistema. 

    Dessa maneira, o(a) Sr(a) evita medidas extrajudiciais e a empresa recebe o valor em aberto. Portanto, acreditamos ser de interesse mútuo a resolução do caso. 

    Nossos contatos são:
    (telefone) – Horário de atendimento
    (e-mail) 
    (whatsapp) 

    Aguardamos seu contato.

    Atenciosamente, 
    ____________ (nome)
    ____________ (cargo)

Agora que você tem diversas maneiras de cobrar os pagamentos em atraso, com boas opções de modelos de mensagem de cobrança, basta adequar a sua estratégia. E então, mãos à obra?

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