A carteira de crédito imobiliário é uma quantia de capital selecionada para ser distribuída aos clientes. Trata-se de uma linha específica para oferecer para pessoas físicas que desejam adquirir, reformar ou construir unidades imobiliárias comerciais ou residenciais em nosso país.
Neste conteúdo, vamos explicar o que é essa carteira e quais são disponíveis no mercado. Além disso, apresentaremos alguns desafios que são encontrados na hora de escolher a opção que oferece o melhor custo-benefício e detalhes sobre eles. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Confira as principais carteiras de crédito imobiliário
Elas são oferecidas por diversas instituições financeiras que atendem à população brasileira e possibilitam a aquisição da casa própria. Inclusive, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) em algumas situações específicas para complementar os valores ou dar uma entrada no financiamento. Veja a seguir detalhes sobre essas carteiras!
Carteira de crédito imobiliário
A demanda por imóveis é muito promissora no Brasil, já que existe um déficit habitacional muito grande e um número elevado de pessoas em busca de moradia. A carteira de crédito imobiliário é a principal linha de financiamento ofertada aos potenciais compradores de imóveis. Inclusive, há investidores do setor que analisam o cenário econômico e utilizam essa modalidade.
Carteira hipotecária
É usada por pessoas jurídicas ou físicas, pois se trata de um dos principais créditos imobiliários que as instituições financeiras realizam com a finalidade de promover a compra de imóveis. Ela é apropriada para compradores que visam à aquisição de unidades imobiliárias cujo preço ultrapassa R$ 500 mil.
Essa modalidade é interessante para quem deseja ser dono do imóvel, mas não se importa que a propriedade fique registrada em nome da instituição financeira até a quitação total do contrato. A unidade imobiliária será passada para o nome do comprador quando a dívida for quitada para reduzir as chances de inadimplência dos consumidores.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
Foi criado em 1964 pelo Governo Federal para diminuir o déficit habitacional no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas para os brasileiros. Trata-se de um instrumento muito importante que permite à população de baixa renda comprar o imóvel próprio e ter acesso à moradia. Ele cumpre o seu papel há anos embora tenha recursos limitados.
As origens dos recursos do SFH são relacionadas aos montantes depositados nas contas vinculadas do FGTS e na caderneta de poupança. Os valores são usados para reformar, construir ou comprar uma residência. Por meio desse sistema, é possível financiar até 80% do valor total do imóvel desde que o seu preço não ultrapasse R$ 1,5 milhão.
Antes de fornecer o subsídio, a instituição bancária precisa fazer uma análise financeira para averiguar as condições financeiras do comprador. As prestações que serão pagas mensalmente não devem ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais na data da concessão do crédito. O pagamento tem o prazo máximo de 30 anos e conta com juros fixos mais a taxa referencial.
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Criado em1997, permite que as instituições financeiras realizem operações de financiamento de imóveis. É mais uma modalidade destinada a atender aos cidadãos brasileiros que desejam obter crédito imobiliário. Essa opção é flexível, pois não sofre a interferência do governo, não recebe subsídios e segue as condições do mercado.
Esse sistema é mais interessante para atender pessoas da classe média que visam à aquisição de imóveis bem localizados, contudo não têm condições de efetuar o pagamento à vista. A garantia que as instituições financeiras têm nessa modalidade é a alienação fiduciária, que permite a retomada do imóvel de forma rápida se houver inadimplência de 3 parcelas.
A propriedade do imóvel pertence ao banco até o pagamento da última parcela ou a quitação integral da dívida. O SFI é interessante para os investidores que pretendem fazer uma reestruturação financeira ou obter rendimentos mensais. Os seus recursos são captados dos bancos de investimento e dos fundos de pensão e não das poupanças ou do FGTS.
Compreenda a importância de fazer uma boa escolha
É muito importante optar pela carteira de crédito imobiliário que oferece o melhor custo-benefício e que ofereça diversas vantagens aos seus clientes. Uma empresa que é referência e que tem o reconhecimento da sociedade ajuda o cliente a escolher o sistema mais vantajoso. Veja a seguir por que essa escolha deve ser feita com cautela!
Rapidez e segurança
Uma consultoria oferece rapidez e segurança durante a realização do processo de contratação de crédito imobiliário. Ela se importa com quem precisa vender o imóvel e facilita a vida daqueles que desejam realizar o sonho de comprar a casa própria. Além do mais, uma empresa experiente fornece todas as orientações aos clientes para evitar arrependimentos.
Menos burocracia
Um bom consultor esclarece todos os pontos do financiamento imobiliário e auxilia para que o comprador descubra qual é a melhor opção para o seu perfil. A burocracia é eliminada e, após a contratação, o novo proprietário do imóvel recebe as chaves para utilizar o bem. Existem empresas que financiam até 82% do valor total da unidade imobiliária.
Prazo do financiamento
Os prazos dos financiamentos variam de acordo com a carteira de crédito imobiliário escolhida pelos clientes. As melhores opções financiam as casas ou apartamentos em até 360 meses e as unidades comerciais em até 240 prestações mensais. O contrato é emitido em apenas 24 horas após a solicitação do cliente e, juntamente a ele, é contratado o seguro contra danos físicos ao imóvel.
Uso da tabela SAC
As carteiras de crédito de garantia mais interessantes são aquelas que usam a tabela SAC para realizar a amortização das parcelas e a adaptação conforme o perfil do comprador. Uma empresa confiável analisa os documentos com agilidade, emite o contrato e faz o processo com o apoio de analistas que são especializados na liberação dos recursos.
Agora você já conhece as principais carteiras de crédito imobiliário existentes em nosso país. Saiba que é muito importante avaliar o custo-benefício de cada modalidade antes de fechar a contratação. Afinal de contas, um financiamento possibilita aos seus clientes a saída do aluguel, porém demora anos até ser completamente quitado, razão pela qual é necessário ajudá-los a fazer um planejamento financeiro.
Conteúdo produzido em parceria com a CrediPronto.