Uma forte inadimplência corrói a saúde financeira de um país e de suas empresas. Em cenários de oscilação e crises recorrentes, o cuidado com a análise de crédito deve estar presente também nos negócios B2B. Similar à pontuação de pessoas físicas, o score CNPJ deve ser avaliado para prevenir o aumento desse índice.
Essa forma de análise, entretanto, tem algumas particularidades em relação ao processo de liberação de crédito para pessoas físicas. O cálculo de diversos índices entram em cena, assim como uma verificação documental diferenciada e consulta de referências no mercado e empresas especializadas. Tudo isso pode dar ao gestor ou responsável a certeza de que está calculando o score PJ corretamente.
Quer se munir dessa mesma certeza? Então acompanhe a reflexão e veja o que não pode faltar em uma boa análise de crédito para pessoas jurídicas!
A importância da análise de crédito
Em primeiro lugar, você precisa compreender que ofertar crédito é um pouco diferente de financiar, por isso, deve ser gerido com ainda mais cautela. Enquanto o financiamento envolve a aquisição de um bem que serve como garantia da própria transação, na liberação de crédito é concedido um benefício em valor monetário, que o tomador pode utilizar como melhor lhe convir.
Portanto, o processo de recuperação da dívida é um pouco mais complexo na concessão de crédito, envolvendo gastos com cobrança, negociações diversas e a negativação do devedor.
A análise de crédito entra nesse contexto como uma ferramenta poderosa para prevenção dessas ocorrências. Quando bem estruturada, ela previne também a ocorrência de golpes e fraudes, além de tornar a negociação mais justa.
No caso das liberações para pessoa jurídica, a relação comercial fica mais transparente e o negócio consegue ter uma visão clara dos melhores clientes — que podem receber benefícios e condições especiais — e daqueles que demandam uma política de crédito mais rígida.
Etapas do processo de consulta do score CNPJ
Agora, como realizar uma análise de crédito PJ mais assertiva? Acreditamos que o processo é composto por pelo menos cinco fases fundamentais. Veja!
Coleta de dados cadastrais
A futura cliente pode encaminhar uma ficha cadastral padrão ou preencher um requerimento fornecido após o pedido de liberação de crédito. Esses documentos devem conter a razão social, CNPJ e data de constituição da empresa.
Inscrições estadual e municipal, endereço, telefone e email para contato também são de preenchimento obrigatório. É importante solicitar referências comerciais e financeiras para verificação da veracidade de todas as informações apresentadas.
Consulta ao CNPJ
Nessa fase de consulta de CNPJ, a empresa precisará ter acesso ao banco de dados de algum bureau de proteção ao crédito, ou adquirir uma ferramenta que, além da verificação de restrições no CNPJ, forneça relatórios mais completos para nutrir o processo de análise com mais informações.
Análise do perfil de crédito da pessoa jurídica
Boas análises de crédito passam pela definição e classificação de perfis de crédito dos clientes. Esse parâmetro é definido dentro da política de crédito e serve para estipular limites e prazos mais coerentes para cada tipo de empresa.
Após a consulta do score CNPJ e restrições, essa é uma das fases mais importantes do processo e deve ser aplicada inclusive para a concessão às pessoas físicas.
Verificação financeira
Além de confirmar que a empresa tem honrado suas dívidas, é preciso descobrir qual é a sua capacidade de honrar pagamentos. Em função disso, a validação e análise financeira deve acontecer conjuntamente à definição do perfil de crédito.
Tendo em mão alguns documentos, como relatório de faturamento, balanço patrimonial e último balancete e relação de endividamento, é possível calcular o índice de liquidez, solvência, retorno sobre o investimento e o potencial de crescimento do cliente ao longo do tempo.
Validação documental
Você verificou todos os pontos sensíveis e percebeu que a empresa tem bom potencial pagador. Agora é o momento de confirmar se tudo que foi apresentado pelo cliente é, de fato, verdade. Verifique as referências de bancos, clientes e fornecedores que foram apresentadas.
Ferramentas para análise de crédito das empresas
A demora na tomada de decisão e a morosidade dentro da análise podem comprometer os resultados em vendas e a satisfação dos clientes. Por outro lado, a falta de recursos pode resultar em erros de avaliação e uma concessão de crédito deficiente.
A tecnologia vem se mostrando uma grande aliada na pesquisa de crédito. Alguns recursos favorecem a redução de gargalos no setor e permitem uma avaliação de qualidade, equivalente àquelas realizadas pelos grandes bancos e financeiras.
Confira a seguir algumas tendências da tecnologia para facilitar e aprimorar seu processo de análise de crédito.
Plataformas de consulta de crédito
A consulta de restrições no CNPJ é uma etapa básica da concessão de crédito para pessoas jurídicas, por isso, o uso do recurso é indispensável para as empresas que vendem a prazo.
É possível contar atualmente com plataformas otimizadas, que oferecem relatórios completos e informações complementares sobre a situação da empresa consultada.
Enriquecimento cadastral
As ferramentas de higienização e enriquecimento cadastral atuam também como excelentes validadores cadastrais, uma vez que identifica informações que estejam diferentes da sua base de dados, fornecendo resultados seguros e validados pelo mercado.
Investir nesse incremento auxilia também a etapa da cobrança e recuperação de dívidas. Embora a meta seja manter esses setores com menor demanda possível, sabemos que é praticamente impossível manter uma inadimplência no zero. É preciso então se prevenir e fazer o possível para proteger o capital da companhia.
Business Intelligence (ou inteligência de negócios)
O mecanismo permite uma gestão eficiente de crédito a partir do uso otimizados dos dados. A ferramenta, quando bem aplicada, permite a criação de parâmetros estatisticamente validados, análise dos concorrentes e realização de pesquisas para tornar toda a gestão mais eficiente.
Com essas dicas e aplicações, sua empresa será capaz de metrificar o Score CNPJ das empresas clientes tranquilamente. Basta ficar atento aos processos internos e garantir que sua equipe esteja fazendo o possível para cumprir suas diretrizes de concessão de crédito.
Soluções para análise de crédito e redução da inadimplência!
Conquistar uma análise de crédito forte e independente pode ser mais fácil com a aplicação das estratégias certas. Clique aqui e conheça o Crédito Mix, a ferramenta da Assertiva que oferece uma validação cadastral, segura, inteligente e acessível.
O Assertiva Crédito Mix é uma ferramenta que, além de fornecer a consulta de Score de pessoas Jurídicas, possui informações mais completas relacionadas à situação financeira da empresa pesquisada e também referente aos seus administradores, possibilitando uma tomada de decisão mais precisa.