Assertiva Blog
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Assertiva Blog
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Assertiva Blog
Conheça os 8 principais tipos de clientes

tipos de clientes

Conheça os 8 principais tipos de clientes

Julia Sousa por Julia Sousa
10/06/2019
in Vendas

Os clientes não são todos iguais. Até existem algumas características que são universais, mas todo negócio deve conhecer e aprender a lidar com os diversos tipos de clientes.

Quem atua no varejo tem uma vantagem interessante: o contato direto com o consumidor. Mas, como as pessoas são diferentes, não existe uma única forma de agir, atender e conversar com seu público de interesse.

Aliás, a personalização é um dos pilares para a experiência do cliente — e isso só é possível quando você conhece os diferentes perfis existentes em sua carteira de clientes. Continue a leitura e conheça-os melhor!

  • Por que você deve conhecer os tipos de clientes?
  • Quais são os 8 principais tipos de clientes?
    • 1. Apressado
    • 2. Comunicativo
    • 3. Atento
    • 4. Desatento
    • 5. Indeciso
    • 6. Amante da marca
    • 7. Cético
    • 8. Negociador
  • Como identificar se o tipo de cliente tem fit com a sua empresa?
  • É preciso conhecer o cliente antes de fechar a venda. Saiba por quê!

Por que você deve conhecer os tipos de clientes?

As pessoas são e sempre serão diferentes. Cada um de nós é fruto de vivências, crenças, ideias e contextos diversos e, por isso, temos nosso próprio modo de agir, pensar, falar e comprar!

Apesar dessa diversidade ser mais um desafio para a missão dos vendedores, a vida não teria nenhum sentido se fôssemos todos iguais, não é mesmo? Diante disso, a melhor alternativa é desenvolver sua habilidade em empatia e ter jogo de cintura para lidar com seu público.

Apesar das diferenças, é possível classificar os consumidores em perfis e grupos. Ou seja, mesmo com suas particularidades, podemos identificar alguns tipos básicos de clientes.

Conhecê-los é o primeiro passo para aumentar suas vendas. Afinal, isso facilita a definição do método de abordagem, da técnica de venda, do canal de comunicação, da linguagem e do produto a ser oferecido.

Quais são os 8 principais tipos de clientes?

Não há como vender bem sem saber quem é o seu cliente, concorda? Para ajudar, listamos a seguir os 8 principais perfis que você pode encontrar. Confira e aprenda!

1. Apressado

Sabe aquele cliente que deseja tudo para ontem? Ele é ansioso, impaciente, dificulta o diálogo e está sempre olhando para o relógio. Ou seja, um enorme desafio para a sua equipe de vendas.

Para lidar com esse tipo de pessoa e tornar o atendimento menos cansativo (para as duas partes), é essencial ter paciência e ser mais objetivo.

Assim que identificá-lo, defina quais são as informações imprescindíveis a serem repassadas, faça demonstrações rápidas e claras e prefira um fechamento mais ágil.

2. Comunicativo

O cliente comunicativo é aquele que está mais em busca de interações sociais do que de um produto. Muitas vezes, ele entra no ponto de venda, faz perguntas, conta suas experiências, mas ainda não definiu se quer ou não comprar algo.

A dica para atendê-lo e fechar o negócio é agir com educação, cortesia, evitar assuntos não relacionados com a venda e tentar descobrir suas intenções, sempre destacando os benefícios do seu produto ou serviço.

3. Atento

O consumidor atento é muito observador, ouve bem aquilo que o vendedor diz e faz muitas perguntas, pois quer ter certeza de sua aquisição.

Fechar negócio com esse tipo de consumidor é muito mais fácil quando o funcionário é bem treinado e conhece o produto. O ideal é responder suas dúvidas com clareza e conduzir a conversa e a negociação de maneira leve e segura.

4. Desatento

O cliente desatento costuma estar com a atenção dividida entre a negociação e outras situações. Pode ser uma mãe acompanhada de crianças ou alguém conversando ao telefone, por exemplo.

Para trabalhar com essa pessoa, é preciso ser objetivo e paciente. Não ofereça muitas opções, faça perguntas rápidas e procure entender suas necessidades e desejos para se concentrar na oferta ideal.

5. Indeciso

O consumidor indeciso está em fase de pesquisa e busca por informações que o ajudem a decidir qual marca e produto comprar. Em geral, ele traz ofertas da concorrência e faz comparações sobre preço, qualidade e condições de pagamento.

Para conquistá-lo, o vendedor deve ser atencioso, explicar com clareza os pontos positivos de seu produto, sanar todas as dúvidas, ouvir suas observações e iniciar uma negociação estratégica — o preço jamais deve ser o único parâmetro para a finalização da venda.

6. Amante da marca

O amante da marca é aquele que já conhece a empresa, gosta dos produtos e sempre os indica para amigos e familiares. No entanto, isso não significa que o vendedor não precisa se dedicar a ele. Pelo contrário!

Manter sua fidelidade é fundamental. Por isso, se esforce para manter o padrão de atendimento e reforçar ainda mais a certeza de uma boa escolha. Dessa forma, você mantém seus defensores satisfeitos e motivados.

7. Cético

O cliente cético é desconfiado e duvida de tudo o que o vendedor diz. Seu padrão de comportamento pode ser em decorrência de antigas experiências negativas, por isso ele merece muita atenção.

A melhor estratégia de venda é por meio de demonstrações e fundamentos sólidos sobre a qualidade e eficiência do produto/serviço, como depoimentos de outros consumidores.

8. Negociador

O negociador não fecha a compra sem barganhar algum benefício ou desconto. Por esse motivo, é fundamental que o vendedor esteja preparado e saiba conduzir bem o diálogo.

Devemos destacar que a negociação é uma via de mão dupla. Trata-se de uma troca de concessões e a empresa não pode abaixar seu preço de maneira irresponsável. O ideal é chegar a um acordo que favoreça os dois e que valorize a marca e seu produto.

Como identificar se o tipo de cliente tem fit com a sua empresa?

Dentro da linguagem do marketing, podemos dizer que o cliente com fit é aquele com grande potencial de compra. Seria o seu cliente ideal, com o qual todos os seus esforços serão recompensados.

Já deu para entender que se dedicar a um cliente sem fit é quase como cair em uma armadilha, certo? Afinal, suas ações dificilmente vão convencê-lo e as chances de sucesso são bem pequenas.

Por esse motivo, um bom vendedor deve investir em estratégias de qualificação e validação dos consumidores, se esforçando para encontrar o cliente com fit.

A maneira mais assertiva para fazer isso é apostar no poder dos dados. Coletar informações sobre o público e manter sua base de dados atualizada é a forma mais rápida de identificar boas oportunidades.

O uso inteligente dos dados vai ajudar você a encontrar aquela pessoa que vale seus esforços e que poderá ser conduzida pelo funil de vendas de maneira produtiva. Para isso, lembre-se de que você pode contar com o auxílio de ferramentas automatizadas.

Você já encontrou algum desses tipos de clientes em sua empresa? Esses perfis são bem comuns e demandam uma abordagem diferenciada. Quando você os conhece e aprende a agir, é possível vender mais e melhor. Por isso, fique mais atento e use as dicas apresentadas!

https://www.youtube.com/watch?v=SG9gjFjCDDk

É preciso conhecer o cliente antes de fechar a venda. Saiba por quê!

Para fechar boas vendas, é preciso aprender a falar com o consumidor. Mas isso só é possível quando você dedica-se à análise de dados e conhece bem o seu cliente. Clique aqui e entenda a importância desse processo!

Julia Sousa

Julia Sousa

Julia Sousa, graduada em Comunicação Social, é uma autora com uma vasta experiência de mercado na área de gestão de negócios, Julia escreve sobre diversos tópicos, que incluem tecnologia, finanças, crédito, cobrança, comunicação e gestão empresarial.

Conteúdo Relacionado

Saiba tudo sobre diligência prévia de pessoa física
Antifraude

Quais informações analisar em diligência prévia de pessoa física

Saiba o que analisar na diligência prévia de pessoas físicas para mitigar riscos e garantir segurança nas transações comerciais.

por Marcos Favero
31/03/2025
Como aumentar as vendas de uma loja? Veja 24 dicas infalíveis
Vendas

Como aumentar as vendas de uma loja? Veja 24 dicas infalíveis

Aprenda como aumentar as vendas de uma loja com 24 dicas infalíveis! Descubra estratégias eficazes para impulsionar seus resultados!

por Equipe Assertiva
05/09/2024
Como funciona o Buy Now Pay Later (BNPL)
Vendas

Como funciona o Buy Now Pay Later (BNPL): vantagens e desvantagens para clientes e varejistas

Conheça as vantagens e desvantagens do Buy Now Pay Later (BNPL) para clientes e varejistas. Saiba mais sobre este serviço e como ele pode beneficiar a sua empresa.

por Joyce Nunes
22/06/2023
Descubra tudo o que você precisa saber sobre sistemas de empréstimo consignado. Obtenha informações sobre processos de aprovação, requisitos e muito mais!
Vendas

Sistema de empréstimo consignado: tudo o que você precisa em um só lugar

Descubra tudo o que você precisa saber sobre sistemas de empréstimo consignado. Obtenha informações sobre processos de aprovação, requisitos e muito mais!

por Joyce Nunes
06/06/2023
image
  • Antifraude
  • Cadastro
  • Cobrança
  • Comunicação
  • Crédito
  • Institucional
  • Negócios
  • Vendas
Segurança da Informação

Assertiva Soluções © 2025

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Categorias
    • Antifraude
    • Cadastro
    • Cobrança
    • Comunicação
    • Crédito
    • Negócios
    • Vendas
  • Soluções
  • Materiais Gratuitos

Assertiva Soluções © 2025