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A cobrança preventiva é uma estratégia eficaz para evitar a inadimplência. Descubra como implementá-la e reduza os riscos financeiros.

A cobrança preventiva é uma estratégia eficaz para evitar a inadimplência. Descubra como implementá-la e reduza os riscos financeiros.

Cobrança preventiva: conheça essa estratégia

Juliana Piccoli por Juliana Piccoli
25/05/2023
in Cobrança

Você já ouviu falar sobre a cobrança preventiva? Uma das melhores estratégias para reduzir a inadimplência de seus clientes?

Já imaginou poder cobrar os seus clientes antes mesmo da dívida vencer, mantê-los fidelizados por mais tempo e ainda, assegurar a entrada da receita que você provisionou para o mês?

O momento da cobrança e mais, o momento chamado de “pré-cobrança” é um excelente espaço para melhorar e fortalecer ainda mais o relacionamento com o seu cliente! 

Neste artigo, você saberá todos os detalhes da cobrança preventiva e como implantar hoje esse procedimento em sua empresa. Confira abaixo! 

  • Afinal, o que é cobrança preventiva? 
  • Quais os benefícios dessa estratégia?
    • Redução da inadimplência
    • Fidelização de cliente
    • Melhorias na gestão financeira da empresa e crescimento saudável do negócio
    • Amplia as soluções de negociação e aquisição de novos produtos
  • Cobrança preventiva Vs. Régua de cobrança?
  • 4 passos para fazer a pré-cobrança

Afinal, o que é cobrança preventiva? 

A cobrança preventiva, como o próprio nome remete, é um modelo de estratégia de recuperação de dívidas que tem como principal objetivo antecipar o processo de cobrança antes mesmo do vencimento acordado da dívida, prevenindo assim, o atraso no pagamento pelo cliente. 

Mas se atente, a cobrança preventiva não deve ser feita nos mesmos termos de uma cobrança reativa, ou seja, quando o cliente já se tornou inadimplente. Caso isso seja feito, é possível que o relacionamento entre a sua empresa e o cliente fique extremamente abalado e o cliente se sinta ofendido, encerrando essa relação. 

Por isso, apesar desta estratégia ter ganhado o nome de “cobrança”, na realidade, esta é uma estratégia de relacionamento e aproximação do cliente com o seu negócio, pois de maneira sutil e amigável, a ideia é que se realize lembretes frequentes sobre a parceria, envie comunicados que possivelmente são de interesse de sua clientela e nesta oportunidade, aproveita também para lembrar a data de vencimento da dívida firmada entre vocês, fortalecendo o vínculo desta relação. 

Quais os benefícios dessa estratégia?

A implementação de ações de pré-cobrança na organização é uma ação altamente eficaz e estratégica para o fluxo de caixa da empresa. 

Isto porque, existe uma série de vantagens, além das que já comentamos anteriormente, que podem elevar a saúde financeira do seu negócio, assim como, ser um diferencial para o seu cliente. Veja:

Redução da inadimplência

Esta é, sem dúvida, a consequência direta e também a mais perceptível ao implantar adequadamente a estratégia de cobrança preventiva!

O grande motivo é que existem milhares de motivos para que um cliente se torne inadimplente e represente um risco financeiro para sua empresa, mas se o problema dele for esquecimento da data de vencimento ou não recebimento da cobrança, com a pré-cobrança você evitará o desgaste de ambos: o do seu cliente em pagar juros e sofrer outros tipos de penalidades financeiras e o seu em obter um fluxo de caixa prejudicado pela inadimplência.

Fidelização de cliente

Clientes altamente fidelizados é o sonho de qualquer empresa! Mas não existe fórmula mágica para que isso aconteça e por isso, o trabalho de conquista do cliente é árduo e deve ser constante.

No fim das contas, o objetivo maior da pré-cobrança é fazer com que o cliente não esqueça da sua empresa e por essa razão, entender quais as melhores formas de sempre estar presente é essencial para que o vínculo da parceria se fortaleça ao longo do tempo. 

Mas cuidado, faça comunicações assertivas, busque entender o perfil do seu cliente e quais são os seus interesses, para que as comunicações enviadas pela sua empresa sejam consideradas relevantes pelo seu cliente e não se tornem “spam”, tendo o efeito contrário do que você deseja. 

Melhorias na gestão financeira da empresa e crescimento saudável do negócio

A verdade de todo empreendedor é: todo negócio possui riscos! E um dos riscos mais temidos é sempre a inadimplência, pois este prejudica diretamente o caixa da empresa e a saúde financeira do negócio. 

A boa notícia é que com a cobrança preventiva, as chances de aumento da organização financeira e provisionamento das finanças da empresa são grandes. 

Com menos esforços e concentração de tempo no recebimento de valores inadimplidos, a empresa conseguirá focar naquilo que realmente a fará crescer: atração de novos clientes e expansão do negócio!

Amplia as soluções de negociação e aquisição de novos produtos

Este é um tópico muito importante e que nem todos os gestores possuem clareza sobre o assunto.

Parece uma conta quase matemática que clientes mais fidelizados geram mais receita, minimizam tempo e dinheiro com suporte técnico ou atendimento individualizado e por possuírem uma estreita relação, consomem mais produtos ou serviços, gerando ainda mais receita!

Mas fazer com que esse ciclo se torne realidade é extremamente trabalhoso e demanda muito estudo, análise de dados e execução de pequenas ações que somadas geram o resultado acima mencionado. 

Veja que a cobrança preventiva pode ajudar o seu negócio com grande parte deste árduo trabalho, já que a sua função é fazer com que o cliente não esqueça da sua empresa. 

Assim, ao receber o máximo de informações de como a sua empresa pode ajudá-lo a crescer e a resolver suas principais dores e dificuldades, fará com que ele entenda que o seu negócio é essencial, fomentando possíveis compras de outros produtos e serviços, se este for o caso.

Em resumo, o resultado de todo esse ciclo será: como a sua empresa se tornou essencial para o cliente, a chance de inadimplência será menor, uma vez que o atraso no pagamento lhe ocasionará interrupção da prestação de serviços ou prejuízos financeiros. 

Consequentemente, com baixa ou nenhuma inadimplência, o seu negócio terá cada vez mais rentabilidade e com bom relacionamento com seus clientes, aumentarão as chances de expansão de produtos e serviços, gerando ainda mais receita. 

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Cobrança preventiva Vs. Régua de cobrança?

O interessante da adoção da cobrança preventiva é que ela não será um processo a parte da sua régua de cobrança! Ela justamente será o início desta estratégia já programada de cobrança.

É evidente que a pré-cobrança ocorrerá antes do vencimento das faturas e deverá funcionar como um lembrete do valor ajustado, a data de vencimento e se possível, já com o boleto anexado para que o seu cliente já possa salvar e não esquecer. 

Importante que você saiba que não existe regra sobre quando começar as comunicações de pré-cobrança, mas é interessante que estes lembretes não sejam tão próximos do efetivo vencimento e que sejam espaçados, para que o seu cliente não se sinta sufocado de tantas notificações recebidas da sua empresa.

Palavra do especialista: “O cliente mais rentável pode ser aquele que paga com atraso, gerando juros adicionais, ao invés de pagar tudo em dia. Devemos criar uma metodologia para avaliar a rentabilidade de cada cliente e direcionar nossas ações de cobrança de acordo com essa avaliação. Resumidamente, devemos decidir entre cobrar efetivamente o valor devido ou trazer o cliente de volta, dependendo da rentabilidade e do histórico do cliente.” Eduardo Tambellini – Especialista em Risco com foco em Cobrança e Recuperação de Crédito. Autor dos livros Histórias de Cobrança e O Mercado de Crédito e Recuperação de Crédito. Fonte: Webinar – Cobrar ou recuperar um cliente?

4 passos para fazer a pré-cobrança

Um bom começo para implementar a pré-cobrança em seu negócio é seguindo o passo a passo abaixo: 

  1. Avalie o histórico de pagamentos do cliente: Não gaste tempo, esforço e dinheiro com clientes que nunca atrasaram o pagamento! Faça um estudo de quais são os clientes que repetidamente atrasam as faturas e foque em ações para eles.
  2. Envie lembretes antes do vencimento: Não deixe para enviar os lembretes em data próxima ao vencimento! Invista em comunicações periódicas e espaçadas em datas anteriores ao vencimento da fatura.
  3. Crie uma régua de cobrança: Para haver uma boa cadência de comunicações aos clientes é imprescindível estruturar uma régua de cobrança, que organizará por datas e conteúdos a dinâmica de acionamentos, evitando lembretes excessivos ou repetitivos que desgastam o relacionamento com o cliente.
  4. Conte com tecnologias que cadenciem e otimizem os contatos: Você sabia que existem ferramentas no mercado que programam e enviam automaticamente as comunicações aos seus clientes? Conheça o nosso produto Assertiva SMS e abandone a dor de cabeça e o esforço operacional para enviar mensagens um a um.

Atualmente, também existem ferramentas que atualizam os melhores telefones e e-mails dos seus clientes, trazendo mais assertividade e garantia de recebimento das comunicações aos seus clientes, como o Assertiva Localize.

Você já ouviu falar sobre o Assertiva Recupere? Esta é a melhor solução disponível no mercado para organização e gerenciamento da sua carteira de inadimplentes e estruturação de réguas de cobrança, com acionamentos de contato programados e automáticos, desde a cobrança preventiva até a realização de acordos com os seus devedores.

Clique aqui para saber como otimizar o seu processo de cobrança com Assertiva Recupere.

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli

Juliana Piccoli é uma advogada especialista em proteção e privacidade de dados pessoais, com formação pela PUC Campinas. Ela também é pós-graduada em direito digital, LGPD e compliance pela Escola Superior da Advocacia Nacional. Juliana é membro nomeada da comissão de proteção de dados pessoais e compliance da subseção OAB-Campinas. Atua como Analista Jurídico na Assertiva desde 2019.

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