Entender com quantos dias de atraso pode fazer cobrança é o primeiro passo para a realização de um processo de cobrança verdadeiramente eficiente. Isso porque esse processo envolve nuances muito mais complexas do que simplesmente a necessidade de receber.
Ao cobrar em momentos inoportunos, há um impacto negativo na percepção do cliente com relação à empresa. No final das contas, todo o relacionamento entre empresa e cliente deve ser pautado na geração de valor, e isso não deixa de valer quando há um atraso no pagamento.
Qual, afinal, o momento ideal para iniciar uma cobrança do ponto de vista legal e, principalmente, da manutenção do relacionamento com o cliente? Se essa é a sua dúvida, fique conosco até o final.
Quando começar a cobrança dos clientes inadimplentes?
O processo de cobrança é uma tarefa bem desafiadora. É preciso pisar em ovos para evitar qualquer tipo de indisposição com os clientes e, ao mesmo tempo, garantir o recebimento dos valores pendentes.
Saber com quantos dias de atraso pode fazer cobrança está na base desse processo. Muitas empresas são invasivas, cobram antes mesmo do tempo de compensação do boleto e, o pior, utilizam uma abordagem e uma linguagem extremamente desnecessárias.
Outro grande problema é quando a cobrança só é realizada quando sobra tempo para a pessoa destinada a executar as tarefas relacionadas.
Cobrança não pode ser algo secundário no cotidiano financeiro da empresa. Antes, deve virar uma rotina. O momento certo para realizar essa cobrança deve ser encontrado a partir de uma análise dos processos internos da organização e, principalmente, do perfil dos clientes.
Cobranças invasivas no dia seguinte ao vencimento devem ser evitadas (embora o Código de Defesa do Consumidor não determine prazo mínimo para cobrança ou acionamento de órgãos de proteção ao crédito), mas deixar para cobrar somente após meses ou anos da dívida também não é uma boa.
Por que é importante iniciar rapidamente a cobrança dos inadimplentes?
Embora não seja recomendado a cobrança já no primeiro dia após o vencimento, é fundamental que a mensagem de cobrança para o cliente seja enviada ainda nos primeiros setes dias. Isso porque há uma relação entre inadimplência e tempo de cobrança, sendo que quanto mais o tempo passa, menores são as taxas de regularização.
Quando esse período é respeitado, as pessoas tendem a pagar com maior facilidade porque a compra ainda está presente na memória, além dos juros e multas serem menores. Com o passar do tempo, as chances da dívida cair no esquecimento são grandes, e os juros e multas podem desmotivar possíveis pagadores.
Como é feita a cobrança de juros e multa?
Antes de seguirmos e detalharmos como fazer a cobrança de clientes inadimplentes, vale a pena dedicarmos nossa atenção para como é realizada a aplicação de juros e multas. Em primeiro lugar, é importante ter muito claro a definição do que é juros e do que é multa:
- juros: os juros representam uma penalidade aplicada de forma proporcional aos dias de atraso no pagamento, sendo que o teto máximo por lei é de 1% ao mês;
- multa: já as multas são aplicadas uma única vez, a partir do momento em que a conta está atrasada. O limite para as multas é de 2% sob o valor total.
Os juros são cobrados por dias corridas, e não por dias úteis. Isso significa que as empresas podem cobrá-los caso uma conta tenha seu vencimento para a sexta e seja quitada apenas na segunda, ou mesmo no sábado e domingo.
Dicas de como fazer cobrança ao cliente
Depois de conferir com quantos dias de atraso pode fazer cobrança, você já está pronto para começar a fazer a cobrança do cliente inadimplente. Para isso, são recomendados certas boas práticas. Confira, a seguir, algumas delas:
Acompanhe periodicamente a inadimplência
O velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” nunca foi tão verdadeiro quanto na relação entre empresa e inadimplência. Deixar a bomba estourar, ou seja, permitir que um número muito grande de inadimplentes sejam acumulados, é um caminho que pode gerar sérios problemas financeiros no futuro.
Por isso, é necessário acompanhar com proximidade o estado atual dos clientes, buscando estabelecer contato e propor soluções que facilitem o pagamento. Se não houver um sistema próprio para isso, esse acompanhamento pode acontecer através de planilhas, por exemplo.
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Mantenha sua base de contatos atualizada para facilitar o contato
Não há saia justa pior do que precisar localizar devedores e não conseguir fazê-lo, justamente devido à falta de atualização das informações de contato. Na prática, instaure uma rotina de conferência e atualização de dados.
Uma forma de fazer isso é através do envio de conteúdos através de e-mail marketing que exigem o preenchimento de informações para a realização do download. Além disso, a equipe de atendimento também pode realizar ligações de acompanhamento, buscando feedbacks sobre o produto ou serviço e, também, para pedir atualização dos dados.
Para quem já tem uma base grande de dados, uma possibilidade é utilizar uma solução como o Base Certa, que faz essa atualização e enriquecimento de informações em massa.
Use estratégia multicanal
A cobrança de clientes precisa buscar mais efetividade. E a experiência das pessoas mais experimentadas no assunto de cobranças confirma que adotar uma estratégia de cobrança multicanal consegue gerar muito mais resultados.
Como a expressão sugere, uma estratégia multicanal consiste no envolvimento de diversos canais para contatar o cliente e cobrá-lo. Entre os canais mais frequentes, vale destacar o e-mail, a ligação, o SMS e o envio de mensagens pelo WhatsApp.
Faça uma cobrança amigável
Um ponto fundamental na realização da cobrança é o como fazer. Utilizar uma linguagem ríspida ou direta demais não é uma boa prática. Na verdade, adotar uma linguagem inapropriada é capaz de afastar clientes que poderiam regularizar sua situação.
Implantar uma régua de cobrança, portanto, bem como adotar um script para as mensagens são práticas fundamentais nesse sentido. Além, claro, de utilizar uma linguagem humanizada em todos os contatos.
Priorize suas cobranças
Tão importante quanto entender com quantos dias de atraso pode fazer cobrança, é importante conseguir identificar quais clientes devem ser priorizados nesse processo. Isso porque, caso não haja possibilidade de cobrar todos, será necessário escolher por onde começar.
Entre os critérios para essa priorização, destacamos:
- tempo de atraso;
- histórico de pagamentos do cliente;
- negociações em aberto ou recentes;
- valor da dívida;
- juros acumulados atualmente.
Palavra da especialista: “Integrar tecnologias avançadas e análise de dados para entender melhor os comportamentos dos clientes pode ajudar a personalizar as estratégias de cobrança para serem mais eficazes e menos invasivas.” Roseli Garcia – CEO da Oficina de Negócios e vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo. Fonte: Webinar – Cobrança humanizada: gatilhos para a recuperação de dívidas!
Conclusão
Neste artigo, você pôde entender com quantos dias de atraso pode fazer cobranças. Como demonstramos, é importante não deixar a dívida envelhecer demais, enquanto é necessário evitar posturas invasivas.
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